RETROSPECTIVA DA SEMANA CONHECIMENTO CEREBRAL:
TERCEIRA SEMANA DE AGOSTO


Nesta semana você pode acompanhar várias matérias sobre os mais diversos assuntos, além das principais notícias nacionais e internacionais. Agora convido-os a conhecer a Retrospectiva da Semana Conhecimento Cerebral: Terceira Semana de Agosto, que traz os destaques da semana no blogger. Tudo para te deixar bem informado de tudo o que aconteceu na semana passada. Veja abaixo, as mais lidas, e seus respectivos resumos:

1º ENERGIA NUCLEAR: "CHERNOBYL, O MAIOR ACIDENTE NUCLEAR DA HISTÓRIA


Muitos conhecem a história de Chernobyl, na Ucrânia, ainda sob o regime soviético, mas nesta reportagem do site Globo Educação, você conhecerá uma visão um pouco diferente as quais deve está acostumado a ver com frequência. Alguns dos jornalistas mais prestigiados da emissora relembram os momentos terríveis pelos quais passaram ao noticiar o desastre em 26 de abril de 1986, ou quando voltaram a cidade de Prypiat, uma das mais afetadas após a explosão da usina. Hoje, ao redor de Chernobyl é quase impossível se observar vida, a não ser alguns animais que insistem em ficar por aqueles lados. A vida humana é impossível. Mesmo após todos estes anos, a radiação emanada pela explosão devastadora ainda é alta. Para se ter ideia, não é possível ficar mais de 15 minutos nos arredores da usina, pois a radiação é fatal.
Além da divulgação completa da matéria, você pode observar fatos e um mini documentário de aproximadamente 6 minutos, disponibilizado pela emissora. Para ler a matéria na íntegra, clique em "Chernobyl, O Maior Acidente Nuclear da História". Você será direcionado à página desejada.

2º BATMAN SOLIDÁRIO MORRE NOS ESTADOS UNIDOS


Em 2012, o empresário Lenny B. Robinson, ficou conhecido através de um vídeo aonde ele é parado por policiais. Desde então, Robinson vinha visitando hospitais americanos fantasiado de Batman. Geralmente, onde ficavam crianças doentes. Entretanto, no dia 16, Robinson, de 52 anos, faleceu após seu carro ser atingido por outro veículo. o "Batmóvel" estava em uma via expressa, onde o "Batman da vida real" verificava o motor. Após algum tempo, um Toyota Camry veio em sua direção, o atingindo em cheio. Robinson morreu, mas o motorista do outro veículo, nada sofreu.
Veja mais detalhes sobre esta notícia em "Batman Solidário Morre nos Estados Unidos".

3º "ARPOCALIPSE  NOW"




Após a explosão no armazém de produtos químicos em Tianjin, na China, no dia 12, o mundo se voltou para perigosa armadilha em que os seres humanos insistem em permanecer utilizando. O acidente deixou pelo menos, 56 mortos, metade eram os bombeiros que tentavam apagar o princípio de incêndio antes da explosão.
Leia a matéria completa em "Arpocalipse, Now".

4º "A POLÊMICA EXECUÇÃO SUMÁRIA"



O assunto da pena de morte sempre foi motivo de polêmica, principalmente aqui no Brasil, onde ainda não existe punição dessa forma, mas que boa parte dos brasileiros insistem em acreditar ser a melhor solução para a alta criminalidade do país. Entretanto, o assunto polêmico se voltou ainda mais conflitante quando um brasileiro mantido em cárcere, foi fuzilado na Indonésia em janeiro, após ser preso no país por porte de drogas. Segundo a Justiça indonésia, esse crime prevê a pena de morte. Marco Archer Cardoso Moreira tinha 53 anos e foi morte por apenas um disparo de fuzil, feito pelos militares do país. Outro caso que ainda ganhava repercução, principalmente por parte do governo brasileiro, que fez pedido formal para que a Justiça indonésia abortasse o julgamento de morte de Rodrigo Gularte, preso também porte ilegal de drogas. No entanto, o Governo da Indonésia, ainda não havia aceitado petição, e nem dava sinais de que a aceitaria, posteriormente. Ambos os casos remetem a contradição de opiniões opostas e a lembrança de outros crimes que ganharam repercussão no país, mas que continuam a chocar tanto quanto a punição com a morte.
Veja detalhes da matéria exclusiva da revista Isto É em "A Polêmica Execução Sumária".

5º ENERGIA NUCLEAR: DESASTRE NUCLEAR NA USINA DE CHERNOBYL COMPLETA 29 ANOS"


A matéria da revista Galileu, também comenta sobre o desastre mais brutal em uma usina nuclear já acontecido. Desta vez, em especial para relembrar como se formou e como está a cidade ao redor, Prypiat. Conta alguns detalhes de especialistas e estudiosos dos casos, que tentam desvendar quais foram os principais erros que desencadearam a explosão de urânio na atmosfera da Ucrânia e posteriormente, levada por nuvens de radiação para outros países da Europa. Veja como está a usina de Chernobyl após 29 anos do desastre nuclear.
Separamos ainda, um documentário da Discovery Channel, que aborda em detalhes e reconstitui os principais fatos daquele trágico 26 de abril de 1986.
Para conferir a matéria na íntegra, clique em "Desastre Nuclear na Usina de Chernobyl completa 29 anos".

6º "PARA SALVAR OS 7 MARES"



Atualmente sabemos que parte dos animais marinhos já estiveram ou ainda estão na lista de risco de extinção. O motivo são muitos, dentre a caça ilegal a poluição das águas e oceanos. Para isso, separamos uma matéria que conta como está sendo feito o projeto ambiental mundial, que pretende construir reservas exclusivas para proteger estes animais marinhos. Além disso, você pode conferir detalhes sobre estão e quando foram construídos os abrigos já existentes, e também, os que ainda estão em fase de construção.
Leia a matéria na íntegra clicando em "Para Salvar os 7 Mares".

Dados baseados na visualização do blogger Conhecimento Cerebral. Pesquisa feita entre 16 à 22 de agosto de 2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog