ECOLOGIA


As informações a seguir foram retiradas do site NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL, por isso o conteúdo pertence exclusivamente ao site e seus respectivos autores. A divulgação das informações somente tem objetivo de levar conhecimento a todos que acessam o Conhecimento Cerebral. Lembramos que o blogger é contra qualquer tipo de plágio, e toda informação de terceiros, deve conter os nomes dos autores e dos respectivos meios de comunicação as quais foram inicialmente divulgadas.

"CENSO AÉREO DAS BALEIAS-JUBARTE COMEÇA HOJE (17) NA COSTA DO BRASIL"


Por: Fabio Paschoal

"Começa hoje (17) o censo das baleias-jubarte que passam o período de reprodução (julho a novembro) na costa do Brasil (do Rio Grande do Norte até o Rio de Janeiro). A contagem será realizada por uma equipe de pesquisadores do Projeto Baleia Jubarte.
O último censo aéreo registrou 11.400 baleias em 2011. A expectativa é que este número aumente em 2015 porque a espécie foi retirada da Lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção.
O censo irá permitir estimar a população e a distribuição de baleias-jubarte na costa brasileira. A partir dos resultados, os pesquisadores podem avaliar de que forma e em que ritmo as jubartes estão repovoando o litoral do Brasil e onde os esforços de conservação precisam ser fortalecidos.
Outra função do mapeamento é avaliar o impacto da interferência humana na vida dos cetáceos. 'Os resultados do censo permitem visualizar a sobreposição da ocorrência das jubartes com as frotas pesqueiras, rotas de embarcações comerciais, plataformas de petróleo, dentre outras. Esta iniciativa ampliará o conhecimento e contribuirá com as ações do governo brasileiro para a gestão da zona costeira e marinha do país', diz Márcia Engel, coordenadora do Projeto Baleia Jubarte.
A previsão é que o censo aéreo das baleias-jubarte, realizado a cada três ou quatro anos, termine em 10 dias, mas as condições meteorológicas podem modificar este prazo."

Para conhecer melhor o PROJETO BALEIA JUBARTE, clique no ícone destacado. Você será direcionado para o site.

Informações retiradas do site NATIONAL GEOGRAPHIC, 17 de agosto de 2015 (Acesso: 18/08/2015)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog