MEIO AMBIENTE


As informações a seguir foram retiradas do site PLANETA SUSTENTÁVEL, por isso o conteúdo pertence exclusivamente ao site e seus respectivos autores. A divulgação das informações somente tem objetivo de levar conhecimento a todas as pessoas que acessam o Conhecimento Cerebral. Lembramos que o blogger é contra qualquer tipo de plágio, e toda a informação de terceiros disponibilizada, deve conter o nome dos autores e dos respectivos meios as quais foram inicialmente divulgadas.

"SEIS ESPÉCIES DE BORBOLETAS INGLESAS QUE PODEM ENTRAR EM EXTINÇÃO - SAIBA POR QUE ISSO É UM PROBLEMA"

Por: Veja.com

"As mudanças climáticas estão matando as borboletas inglesas. De acordo com estudo publicado pela revista Nature Climate Change na semana passada, seis espécies do inseto sensíveis a secas provavelmente intensificadas pelas emissões de gás carbônico podem ser extintas antes de 2050. A queda drástica de insetos como as borboletas e abelhas fundamentais para a polinização de frutas, verduras e legumes, abre a possibilidade da redução da produção desses vegetais, com graves consequências para o abastecimento de alimentos em todo o mundo.
Para realizar a análise, os pesquisadores do Centro de Ecologia e Hidrologia de Oxfordshire utilizaram a seca de 1995, uma das piores que já aconteceram no Reino Unido, como base. Eles monitoraram 28 espécies de borboletas de 129 lugares diferentes. De acordo com os especialistas, a falta d'água reduziu drasticamente as populações dos insetos. Por meio de modelos estatísticos, os pesquisadores previram cenários reais de seca, que podem retomar ainda piores e com mais frequência, e identificaram seis espécies que poderão ser extintas caso não haja a diminuição do gás carbônico e a readaptação desses insetos no habitat natural. No entanto, se os cortes acontecerem, afirma o estudo, a probabilidade de sobrevivência das borboletas aumenta 50%.
Equilíbrio ambiental - A preocupação dos cientistas é devido aos 'serviços' que as borboletas prestam ao ambiente. Esses insetos, assim como abelhas, libélulas ou besouros, ajudam na reprodução dos vegetais, eliminação de pragas e decomposição de matéria orgânica. Com a extinção das espécies, essas atividades ficariam prejudicadas, causando desiquilíbrios ambientais que podem afetar diretamente os seres humanos, como a queda da produção de lavouras e cultivos agrícolas.
Além disso, o sumiço das borboletas também seria uma perda cultural, pois diversas pessoas gostam de admirá-las. As seis espécies de borboletas que podem entrar em extinção são:


Aphantopus hyperantus
Essa espécie pertence à família Nymphalidae, que possui mais de 6000 espécies bem coloridas. A 'Aphantopus hyperantus' é caracterizada por pontos nas asas, que vão se tornando mais intensos ao longo da vida do inseto.


Pieris napi
Espécie da família Pieridae, essa borboleta pode ser encontrada em locais úmidos e arborizados. A maioria das fêmeas desse gênero possui asas que refletem os raios ultravioletas, enquanto os machos têm asas que absorvem esse tipo de radiação.


Pieris brassicae
Chamada de 'borboleta branca da couve', essa espécie é comum no Sul da Europa. A Pieris brassicae prefere habitar parques e jardins localizados em grandes altitudes, como os Alpes.


Pararge aegeria 
Encontrada em florestas e jardins de grande parte da Europa, a Pararge aegeria é popularmente conhecida como 'malhadinha'. As características físicas dessa espécie variam de acordo com a localização: aquelas que habitam o Norte europeu possuem coloração marrom escura e pintas brancas nas asas e as naturais do Sul têm manchas alaranjadas.


Pieris rapae
Conhecida como borboleta branca, a Pieris rapae é uma espécie pequena que possui o corpo coberto de pelos. Ela pode ser encontrada na Europa, África, Ásia e Oceania. Em alguns tipos de cultivos agrícolas, a lagarta desta espécie é vista como uma praga.


Ochlodes sylvanusl 
Essa espécie, encontrada principalmente em Portugal, pertence a família Hesperiidae. Antenas fusiformes - lembram agulhas de crochê -, corpos robustos e olhos compostos maiores são algumas das características do inseto."

Informações retiradas do site PLANETA SUSTENTÁVEL, 17 de agosto de 2015 (Acesso: 18/08/2015)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog