MEIO AMBIENTE



As informações a seguir foram retiradas da REVISTA PLANETA, por isso o conteúdo pertence exclusivamente à revista e seus autores. A divulgação das informações somente tem objetivo de levar conhecimento a todos que acessam o Conhecimento Cerebral. Lembramos que o blogger é contra qualquer tipo de plágio, e toda informação de terceiros, deve conter o nome dos autores e respectivos meios de comunicação as quais foram inicialmente publicadas.

"CAIXAS D'ÁGUA NAS ALTURAS"
"As montanhas são cruciais para a civilização, pois geram 40% da água doce consumida. O aquecimento global, porém, ameaça o equilíbrio dessas regiões e exige medidas de preservação dos mananciais"


Por: Unescopress

"As regiões montanhosas são os maiores berços dos rios do planeta. Sua reputação como caixas d'água globais é merecida, pois 40% da população do mundo depende indiretamente de seus recursos para dispor de água potável, irrigação e energia hidrelétrica. Os ecossistemas das montanhas estão entre os mais sensíveis às mudanças climáticas e vêm sendo afetados a um ritmo mais rápido que outros habitats terrestres, o que pode ter consequências nefastas para o abastecimento de água e de meios de subsistência nas regiões a jusante e na foz dos rios.
Projetar estratégias e políticas de adaptação específicas para as regiões montanhosas é vital para o futuro. A Unesco apresentou um documento sobre o tema - Nossas Caixas D'Água Globais: Assegurar os Serviços dos Ecossistemas de Montanhas sob a Mudança Climática -, divulgado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-20), em Lima, no fim de 2014, junto com uma exposição móvel que revela os impactos das mudanças climáticas em várias regiões climáticas do mundo, por meio de imagens de satélite."


"As montanhas são o lar de 1,2 bilhão de pessoas e fornecem uma infinidade de produtos e serviços ambientais não apenas aos povos que abriga, mas para aqueles que vive sob sua influência. A água é o serviço do ecossistema oferecido em estado mais crítico. Como as taxas de precipitação das chuvas são maiores nas grandes altitudes e as montanhas armazenam gelo e neve, essas áreas abrigam fontes dos grandes rios e águas subterrâneas. Só na Ásia, os dez maiores rios do continente provém das cordilheiras Hindu Kush e Himalaia e fornecem água para mais de 1,35 bilhão de pessoas.
Além disso, as montanhas são centros únicos de biodiversidade, celeiros fornecedores de alimentos, madeira e recursos genéticos de grande importância farmacêutica e agrícola, além de terem grande valor cultural para os povos serem polos de recreação e turismo.

"SERVIÇOS AMEAÇADOS"

"Ecossistemas montanhosos regulam o clima, a qualidade do ar e o fluxo da água, além de contribuir para a proteção contra riscos naturais, inundações, secas e tempestades. Os serviços ambientais são especialmente críticos para as áreas jusante, onde os efeitos são muitas vezes mais intensamente vividos. Na Ásia, são conhecidos os efeitos de degelo do Himalaia nas inundações dos deltas dos rios Ganges, Bramaputra e Meghna, que provocam enchentes dramáticas em Bangladesh.
Os impactos climáticos são uma ameaça significativa para os serviços e as populações que deles dependem. Apesar de seu valor ecológico e socioeconômico, há pouca pesquisa em foco explícito em serviços ecossistêmicos de montanhas. Intensificar a investigação e avaliar vulnerabilidades é uma das primeiras recomendações da proposta de política do documento Nossas Caixas D'Água Globais.
A plataforma busca fornecer uma base científica sólida para facilitar a elaboração de políticas destinadas a enfrentar os impactos da mudança climática. Uma abordagem-chave é a adaptação para mudanças antecipadas, que poderia receber suporte por meio de pagamento por serviços ecossistêmicos. No caso, comunidades e proprietários de terra receberiam incentivos para gerir as terras a fim de fornecer serviços específicos, possivelmente como parte de esquemas de compensação.
O novo relatório da Unesco resulta de várias oficinas regionais organizadas em 2013 com o objetivo de reunir informações na áfrica, na Ásia e na América Latina. Por meio delas foram identificadas necessidades de pesquisa e vulnerabilidades, bem como as melhores práticas, destacando-se iniciativas de adaptação das comunidades para cada região."


Informações retiradas do site REVISTA PLANETA, abril de 2015 (Acesso: 28/08/2015)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog