CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA LÍNGUA PORTUGUESA!

A partir de agora, você poderá conferir a série de matérias que o Conhecimento Cerebral busca como destaque na mídia da comunicação. São reportagens que envolvem os mais variados temas da atualidade e de interesse do público em geral. Os textos divulgados não pertencem ao Conhecimento Cerebral, por isso destacamos seus autores e respectivos meios de comunicação, priorizando os mesmos como autores do conteúdo original. O objetivo é apenas compartilhar as informações e possibilitar mais acesso as mesmas, mesmo para aquelas pessoas que não possuem recursos para lê-las em sua forma original. Por isso, lembramos que o Conhecimento Cerebral é contra qualquer tipo de plágio, e os direitos autorais pertencem exclusivamente a seus autores.


A seguinte matéria é de autoria de Francisco Tupy, publicada pela revista LÍNGUA PORTUGUESA: Conceito Prático. Todos os direitos autorais pertencem exclusivamente a seus autores, e não devem ser copiados sem a divulgação de seus nomes.

"LUSOFONIA"
"A importância da língua portuguesa no mundo afora"


"Não, definitivamente você não está na revista Conhecimento Prático Geografia. Aqui continua a ser sua revista Conhecimento Prático Língua Portuguesa. Porém digo-lhe que a riqueza do idioma português tem uma faceta ligada à questão espacial muito além de Portugal e Brasil, com grandes peculiaridades e reflexos no cenário global dos últimos 500 anos.
Quem já esteve em algum lugar diferente da terra natal, como um país asiático, por exemplo, e já viu anunciadas em português, em maio a ideogramas indefectíveis, as doces palavras 'Pastéis de Belém', sabe do que eu estou falando. Situações como essa, fazem com que compreendamos o que Fernando Pessoas realmente quis dizer quando escreveu 'Minha pátria é a língua portuguesa'. Esta identidade cultural entre os falantes de língua portuguesa recebe o nome de Lusofonia. Porém antes de falarmos sobra a lusofonia em si, é interessante explicarmos primeiro como o português atingiu e fixou-se em tais lugares do mundo."



"A expansão do idioma português deu-se pela fase de regionalização do espaço mundial denominado Grandes Navegações. A busca pelos caminhos marítimos para as índias, capaz de encontrar fontes para suprir o mercado Europeu após o embargo das rotas continentais para tais mercadorias, deu a tônica do expansionismo colonialista e mercantilista de cunho metalista. Desta maneira as rotas primariamente desenvolvidas por Portugal estabeleceram bases de cunho estratégico e político proporcionando resultados profundos que marcaram o mundo, tal como o descobrimento das Américas e suas consequência.
Aqui nos ateremos à questão cultural do idioma. 
O português é uma língua oficial em sete países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, além de territórios autônomos, como é o caso de Macau, na China, e regiões as quais tiveram grandes influências portuguesa, como Zanzibar e Tanzânia, na África; Malaca na Malásia e a chamada Índia Portuguesa formada por Goa, Damão, Ilha da Angedriva, Simbor, Gogolá, Diu, Dadrá e Nagar-Aveli, na Ásia."


"Obviamente, com essa dispersão do idioma português pelo mundo, o contato com culturas diferentes e, por conseguinte de, outras formas de expressão, houve um processo de crioulização do idioma, ou seja, o favorecimento para surgir idiomas derivados da base lexical portuguesa. As 'línguas de contato' ou 'pidgin*' em alguns casos surgem de intersecção linguística. No caso da língua portuguesa, ocorreu em maior grau na África e na Ásia, mas também em outros lugares, como a América Central com o Papiamento e o Suriname na América do Sul com o Saramancano. Não podemos desconsiderar os autóctones dos países as quais têm o 'português como língua materna e migram para outros países estabelecendo assim comunidades, como por exemplo Estados Unidos e Austrália, entre outros. Dessa maneira o idioma português figura como o quinto mais falado no mundo e, também, utilizado na internet, mostrando o grau de aceitação e sua presença no cenário mundial. Logo, existem em todos os países, instituições que focam na causa da Lusofonia e buscam fazer realizações em prol da comunidade."


"A Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) é uma organização formada por países lusófonos, além de comunidades que têm a presença do português em sua cultura. Os objetivos encabeçados por tal instituição visam atuar na área da saúde e educação, contando principalmente com o apoio dos governos dos países-membros, atuando em esfera diplomática na realização de acordos multilaterais. Além disso, atua para a promoção e difusão da língua portuguesa no mundo.
Na página da internet do Ministério de Relações Exteriores existe um link específico sobre a CPLP, com uma série de informações (http://www2.mre.gov.br/deaf/CPLP/)."


"Dois fatos relativamente recentes que servem de exemplo e reforçam os esforços pela Lusofonia são a criação do país Timor-Leste e o acordo conhecido por Novo Ortográfico da Língua Portuguesa, de 2009. Depois da Revolução dos Cravos, houve o momento propício para o Timor declarar sua independência. Porém a Indonésia, sob o comando do general Suharto, que ordenou a ocupação militar de Dili (a capital), resultou em uma série de eventos danosos à humanidade, como genocídios, manifestações durante reprimidas, destruição das florestas por bombardeio de napalm e ações diretas contra a identidade da língua portuguesa, queimando bibliotecas e cortando a língua de quem fosse pego falando o idioma. Após mais de 20 anos de conflito e muitas mortes, um Prêmio Nobel da Paz* e a visita de personalidades mundial como o papa João Paulo II e Nelson Mandela, para acalmar os ânimos entre os indonésios e os militantes pela libertação do Timor, foi conseguida a libertação e o reconhecimento do país. Para que tal empreitada tivesse êxito, foram de suma importância as negociações do governo português com a Indonésia e a atuação das Forças Armadas brasileiras enviadas para assegurar a paz na região e facilitar o diálogo com outros membros da força de paz que falava o inglês, além de muitas outras iniciativas de entidades dedicadas à causa lusófona que promoveram desde doações até intercâmbio de estudantes."


"O objetivo do acordo celebrado em 2009 foi o de universalizar o idioma português, além de dar uma maior agilidade entre os países lusófonos. Com as devidas diferenças ortográficas, o português era o único idioma no mundo que possuía duas formas de escrita oficiais, e isto resultava em um série de enclaves em processos burocráticos, fator que dificultava a cooperação entre os países.
Podemos dizer que a Lusofonia é um tema amplo, do tamanho do mundo em que vivemos. E neste texto abordamos apenas alguns de seus aspectos. Aos interessados vale a pena um olhar mais apurado no assunto, pois as pesquisas o levarão a um rico aprendizado sobre a cultura de nosso idioma.
A Lusofonia, muito além de elo entre países, que se manifesta majoritariamente pelo idioma e alguns outros traços culturais, como a culinária, representa a herança de nossos antepassados que se lançaram no mar com o cunho desbravador desafiando o desconhecido, singrando os mares, enfrentando batalhas e arriscando a vida. Assim foi com Pedro Álvares Cabral, Luis Vaz de Camões, Vasco da Gama, entre outros, dezenas de personalidades que foram homenageadas com o Monumento aos Descobridores, nas margens do rio Tejo, em Lisboa. Um lugar que serve para registrar, nos ensinar e nos lembrar o que significa 'Minha pátria é minha língua'."



"*Francisco Tupy é bacharel e licenciado em Geografia pela USP. Atuou como professor e hoje desenvolve projetos ligados a game design. E-mal: franciscotupy@yahoo.com.br. Blog: gamestolearn.blogspot.com. Twitter: @games2learn

A matéria acima foi retirada da revista Língua Portuguesa - Conhecimento Prático, número 31, págs. 22, 23, 24 e 25. Todos os direitos autorais reservados à revista Língua Portuguesa e a Editora Escala.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog