RETROSPECTIVA DA SEMANA CONHECIMENTO CEREBRAL:
ÚLTIMA SEMANA DE JULHO



Nesta semana você pode acompanhar várias matérias sobre os mais diversos assuntos, além das principais notícias nacionais e internacionais. Agora, convido-os a conhecer a Retrospectiva da Semana Conhecimento Cerebral: Última semana de Julho, que traz os destaques da semana no blogger. Tudo para te deixar bem informado de tudo que aconteceu na semana que passou. Veja abaixo as mais lidas  das semana, e seus respectivos resumos:

1º - GRAMÁTICA: O PORTUGUÊS DIFERENTE DA FALA


No dia 30 de julho, começamos a série de matéria Gramática: O Português Diferente da Fala, que tem como objetivo divulgar as principais regras gramaticais da Língua Portuguesa, bem como diferenciar que a nossa língua é tão complexa que a escrita e a fala são completamente distintas, o que faz muita gente ter dificuldade para saber utilizá-la na forma teórica. O público-alvo são alunos, principalmente os candidatos a vestibulares e concursos públicos, e todos que se interessam em aperfeiçoar-se e buscar novos conhecimentos. A matéria irá divulgar um assunto, mais exercícios e respostas do conteúdo abordado. Tudo isso, para ajudá-lo a melhorar sempre. 
Esta semana, começamos falando sobre Fonema: As Menores Unidades da Fala. Mas você sabe o que é um fonema? Fonema é a divisão silábica das palavras. Basicamente, se destaca pelo som quando pronunciamos determinadas palavras. Na abordagem, destacamos os principais conceitos, representações e classificação dos fonemas. Além disso, também é mencionado a classificação das vogais e os encontros vocálicos; classificação das consoantes e encontro consonantais; dígrafos; e notações léxicas
Após ler o conteúdo, é apresentado alguns exercícios de vestibulares e concursos públicos, além das respostas. Tudo para que você possa testar seus conhecimento sobre o que foi aprendido.
Para acessar a matéria Fonema: As Menores Unidades da FalaExercícios sobre Fonema: As Menores Unidades da Fala e Respostas dos Exercícios sobre Fonemas: As Menores Unidades da Fala, clique nas palavras destacadas a qual você deseja ler e conhecer, você será direcionado automaticamente.




2ª - AVIÕES: O QUE AS CATÁSTROFES AÉREAS ENSINAM?




No dia 28 de julho, começamos a série de matérias  Aviões: O que as Catástrofes Aéreas Ensinam, que além de revelar curiosidades sobre a aviação de forma geral, também traz a cada matéria um grande desastre aéreo da aviação comercial. O objetivo é analisar os principais fatos que levaram o acidente, para saber se realmente aprendemos com estas catástrofes aéreas.
A primeira reportagem, conta sobre A Colisão de Tenerife: O Maior Acidente da História da Aviação. Nesta matéria você saberá o que realmente aconteceu no dia 27 de março de 1977, data em que os dois Boeings 747 se acidentaram mortalmente. Na tragédia, 583 pessoas morreram, e outras 61 ficaram feridas. Saiba o que aconteceu e quais foram os erros que resultaram no maior acidente da história da aviação.
Para acessar a matéria A Colisão de Tenerife: O Maior Acidente da História da Aviaçãoclique nas palavras destacadas, você será direcionado automaticamente para o texto oficial.


3º - REDAÇÃO DISSERTATIVA


No dia 26 de julho, começamos a série de matériasRedação Dissertativa, que tem como objetivo principal, esclarecer sobre os pontos mais relevantes para a boa escrita e desenvolvimento da redação mais solicitada nos vestibulares, concursos públicos e entrevistas de emprego. O público-alvo são alunos, principalmente os candidatos inscritos em alguma destas provas, e todos que se interessam em aperfeiçoar-se e buscar novos conhecimentos. 
Nesta, selecionamos os seguintes itens: O que é uma redação dissertativa?, estrutura, como deve ser desenvolvida, formas de desenvolvimento e reco,recomendações para redação dissertativa, 
A cada matéria, será abordado alguma característica ou estrutura especial para este tipo de texto. Também contém várias dicas importantes para que você utilize na hora de elaborar sua redação dissertativa.
Para acessar a matéria Redação Dissertativaclique nas palavras destacadas, você será direcionado automaticamente para o texto oficial.

4º - AVIÕES: O QUE AS CATÁSTROFES AÉREAS ENSINAM?


Como abordado anteriormente, no dia 28 de julho começamos a série de matérias  Aviões: O que as Catástrofes Aéreas Ensinam, que além de revelar curiosidades sobre a aviação de forma geral, também traz a cada matéria um grande desastre aéreo da aviação comercial. O objetivo é analisar os principais fatos que levaram o acidente, para saber se realmente aprendemos com estas catástrofes aéreas.
Na segunda reportagem da série, conhecemos os detalhes de O Sequestro Inacreditável do Boeing 727 da TWA que aconteceu no dia 14 de junho de 1985, onde 147 pessoas a bordo ficaram reféns de sete terroristas durante uma semana. No final, o que parecia impossível aconteceu. A aeromoça heroína Uli Derickson, a única que conseguia comunicar com um dos sequestradores, conseguiu dominar praticamente a situação desesperadora, e dois dos terroristas, que se encantaram pela moça fizeram uma proposta nada provável: a pediram em casamento em pleno sequestro. Claro, que depois que os bandidos libertaram os reféns, nem a proposta ou o casamento realmente aconteceram. Mas a história digna de filme, ficou conhecida mundialmente. Entretanto, um dos passageiros acabou morrendo. Mas os demais foram socorridos em bom estado de saúde.
Para acessar a matéria O Sequestro Inacreditável do Boeing 727 da TWAclique nas palavras destacadas, você será direcionado automaticamente para o texto oficial.





5º - BRASIL: PAÍS DOS HOMICÍDIOS E DA VIOLÊNCIA



No dia 26 de julho, publicamos a matéria BRASIL: O País dos Homicídios e da Violência, que relata na íntegra as últimas pesquisas mundiais feitas pelo Ranking Mundial dos Homicídios em todos os países. O Brasil, que apesar das mudanças constantes dos últimos tempos, encontra-se na 7ª posição, com 27,4% dos homicídios no ano de 2013. O mais agravante é que se comparado com países altamente violentos como o Iraque, o país tem três vezes mais mortes do que o país asiático do terrorismo. 
A matéria ainda trás gráficos das últimas pesquisas, bem como relatos internos do próprio país, que nos dez anos pesquisados, entre 2002 e 2012, teve uma alteração entre os locais mais propensos a este tipo de crime, neste caso, os homicídios migraram das capitais para o interior. Você ainda poderá conferir os estados e municípios mais perigosos, entre outros dados relacionados ao assunto divulgados.
Para acessar a matéria Brasil: O País dos Homicídios e da Violênciaclique nas palavras destacadas, você será direcionado automaticamente para o texto oficial.

6º - MINISTRO BRASILEIRO PREVÊ QUE 2016 SEJA O ANO EM QUE DÓLAR FIQUE ESTÁVEL E QUEDA NA INFLAÇÃO


No dia 27 de junho, foi publicada a notícia que o Ministro Brasileiro Prevê que 2016 Seja o Ano em que Dólar fique Estável e Queda na Inflação. Apesar da perspectiva negativa em torno da economia e situação do Brasil dos últimos meses, Nelson Barbosa, ministro do Planejamento, afirmou que 2016 será um ano melhor tanto para a economia brasileira, como para a estabilização do dólar, que nos últimos dias teve altas consecutivas.
Para acessar a reportagem Ministro Brasileiro Prevê que 2016 Seja o Ano em que Dólar fique Estável e Queda na Inflação clique nas palavras destacadas, você será direcionado automaticamente para a notícia completa.



7º - REDAÇÃO DISSERTATIVA: COMPARAÇÃO


No dia 01 de agosto, publicamos a segunda matéria referente a Redação Dissertativa, agora com o tema Redação Comparativa, que como já mencionado,  que tem como objetivo principal, esclarecer sobre os pontos mais relevantes para a boa escrita e desenvolvimento da redação mais solicitada nos vestibulares, concursos públicos e entrevistas de emprego.
Na Redação Comparativa, você irá aprender como desenvolvê-la da forma correta, e ainda encontra um exemplo de redação que segue sua estrutura.
Para acessar a reportagem Redação Comparativaclique nas palavras destacadas, você será direcionado automaticamente para o texto oficial.



8º - LUGARES INCRÍVEIS ESPALHADOS PELO MUNDO: A PRAIA DO HAVAÍ




No dia 01 de agosto, publicamos uma matéria de curiosidades chamada Lugares Incríveis Espalhados pelo Mundo: A Praia do Havaí, que como bem refere-se o nome, diz respeito a belíssima praia de Papakole, onde se destaca por um evento muito raro: a areia é de cor esverdeada. 
Há mais 400 mil anos atrás, a praia localizada ao redor de grandes rochas, possui a areia desta cor pois a mesma é formada por um mineral chamado Olivina. Entretanto, só é possível perceber a diferença, bem próximo ao local. Isso porque, de longe, a praia parece comum às outras.
Para acessar a matéria de curiosidade, Lugares Incríveis Espalhados pelo Mundo: A Praia do Havaíclique nas palavras destacadas, você será direcionado automaticamente para o texto oficial.



9º- MORTE DE LEÃO PROVA QUE MESMO EM PARQUES DE PROTEÇÃO, OS ANIMAIS SÃO CRUELMENTE PERSEGUIDOS  MORTOS


Nesta semana, mais precisamente no dia 26 de junho, conhecemos a triste história do Leão Cecil, que foi cruelmente perseguido e morto por dois caçadores no Parque nacional de Hwange, no Zimbábue. A comovente história do leão que foi achado sem cabeça e pele, ganhou repercussão internacional. O mais terrível é que o felino macho tinha filhotes, que não poderão mais permanecer no parque por causa do outro leão macho.
Para acessar a reportagem Morte de Leão Prova que Mesmo em Parques de Proteção, Animais são Cruelmente Perseguidos e Mortosclique nas palavras destacadas, você será direcionado automaticamente para a notícia completa.

Dados baseados pelas visualizações do blogger Conhecimento Cerebral ao longo da semana.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog