SAÚDE


As informações a seguir foram retiradas do site da REVISTA VIVA SAÚDE, por isso o conteúdo pertence exclusivamente ao site e seus autores. A divulgação das informações somente tem objetivo de levar conhecimento a todos que acessam o Conhecimento Cerebral. Lembramos que o blogger é contra qualquer tipo de plágio, e toda informação de terceiros, deve conter os nomes dos autores e dos respectivos meios de comunicação as quais foram inicialmente divulgadas.

"5 BENEFÍCIOS DE PRATICAR IOGA"
"O melhor de praticar ioga. A técnica para todas as idades. No início pode ser desafiadora, mas os benefícios são garantidos: músculos tonificados e equilíbrio para a mente e o corpo."


Por: Priscila Pegantin

1. Aumenta a flexibilidade
As posições parecem impossíveis em um primeiro momento, mas aos poucos se tornam parte da rotina de quem pratica ioga. Por meio de exercícios de alongamentos, adaptados a cada aluno, como gestantes, pessoas com problemas de coluna ou idosos, é possível, desde a primeira aula, sentir os benefícios do treino. Mas, além da boa disposição física, a técnica colabora com a saúde mental e espiritual, conforme o interesse individual.

2. Fortalece a respiração
Para cada posição é preciso alinhar concentração e respiração, e este é um dos benefícios mais procurados pelos praticantes da ioga no Brasil, segundo Marcos Rojo Rodrigues, professor de ioga da Universidade de São Paulo (USP) e Ph.D. no assunto. Um estudo norueguês aponta ainda que a melhora na respiração e todos os órgãos são privilegiados, pois contribui para a circulação e aumenta a imunidade do organismo.

3. Melhora a qualidade do sono
Estudiosos de Harvard afirmam que oito semanas diárias de ioga elevam a qualidade do sono, principalmente em pessoas com quadro de insônia. O motivo é que, com a técnica, mente e corpo se permitem relaxar. "A ioga não é só ficar de ponta cabeça ou torcer o corpo de forma exótica. Ela é também relaxamento, é controle dos impulsos respiratórios e é meditação", explica Rodrigues.

4. Postura ereta
A má postura pode causar dores nas costas, pescoço e problemas musculares e de articulação. Quando você tem maior flexibilidade, seu equilíbrio e sua postura melhoram. Neste ponto, a ioga trabalha os músculos do núcleo, que incluem o tronco, tornando-os mais fortes, comum alinhamento corporal adequado. Além disso, as posições da técnica trazem consciência corporal, que é a percepção de posturas erradas que precisam ser acertadas.

5. Sem restrições
Quem busca por uma atividade física com amplos benefícios e sem contraindicações deve investir nessa técnica. "A idade ideal é: o quanto antes, melhor", diz Rodrigues. "Crianças pequenas devem fazer uma preparação, pois elas ainda não têm habilidade para manter a concentração por muito tempo, e nas demais idades, em casos específicos, existem adaptações, porém não há restrições", finaliza.

DICA VIVA SAÚDE: a intensidade e a frequência da prática da ioga definem seus benefícios. Adote a técnica pelo menos duas vezes por semana.

Informações retiradas do site REVISTA VIVA SAÚDE, 14 de agosto de 2015. (Acesso: 19/08/2015)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog