RETROSPECTIVA DA SEMANA CONHECIMENTO CEREBRAL:
TERCEIRA SEMANA DE SETEMBRO
 

Nesta semana, você pode acompanhar várias matérias sobre os mais diversos assuntos. Agora, convido-os a Retrospectiva da Semana Conhecimento Cerebral: Terceira Semana de Setembro, que traz os destaques da semana no blogger. Tudo para te deixar bem informado de tudo o que aconteceu na semana passada. Veja abaixo, as mais lidas, e seus respectivos resumos:
 
1° "MAUSOLÉU DA PAZ"
 
 
Ao longo de quase três meses da existência do blogger Conhecimento Cerebral, nenhuma matéria tinha conseguido está entre as mais lidas ao longo de duas semanas. Surpreendentemente ou não, a matéria publicada pela versão impressa da revista Veja, "MAUSOLÉU DA PAZ", conseguiu este feito extraordinário.
A situação dos migrantes e imigrantes do mundo inteiro, sempre chamou a atenção da população mundial. Motivados e provocados por catástrofes naturais, extrema pobreza e guerras aplicadas principalmente, pelos terroristas do Oriente Médio, grupos grandiosos dessa população que viviam nestes lugares, começam a ir procurar melhores condições de vida em outros países. Atualmente, a guerra civil síria tem ganhado destaque na mídia nacional e internacional.
Aylan Shenu tinha apenas 3 aninhos quando foi obrigado a deixar o lar, em uma cidade pequena no país sírio, junto à família. O pai, Abdullah, pagou o equivalente a R$17.000 a um homem, para ter a oportunidade de fugir e preservar os filhos e a mulher, do conflito massacrante de seu país. No entanto, a viagem que seguiu por meio do mar, era precária. Isso porque, eles estavam viajando em um bote, sem nenhuma estrutura que garantisse que chegaria até o destino da família, a Ilha de Cos, na Grécia. Cerca de uma hora antes do desespero que se sucederia depois, o homem prevendo a tragédia, abandonou a família. O bote virou em apenas 60 minutos após o abandono. As crianças, Aylan e seu irmão mais velho de 5 anos, mais a esposa de Abdullah, que não sabiam nadar, morreram afogados. O pai desesperado, tentou salvá-los, mas o esforço foi em vão. A partir daí, a família seria conhecida como o ápice da tragédia dos migrantes, após a foto do garotinho morto (parecia dormir tranquilamente) nas margens da praia.
Leia a matéria completa em "O Mausoléu da Paz".
 
2° "AS MIGRAÇÕES NO BRASIL"
 


 
Esta, é uma matéria retirada da publicação semestral do GUIA DO ESTUDANTE. Na segunda parte da matéria (a primeira foi "A MARÉ DOS DESLOCAMENTOS HUMANOS"), pudemos observar que o Brasil, diferentemente de décadas atrás, principalmente durante a transição da Revolução Industrial, mudou a forma dos deslocamentos de seus habitantes. Antes, era comum encontrar pessoas de outros lugares, principalmente do Norte e Nordeste, em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, detentoras da grande concentração de emprego e oportunidades de estudo, graças a ascensão das indústrias no país. Porém, segundo dados do IBGE, essa situação vem mudando. Segundo os profissionais do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística, a população já não tem se interessado a trocar sua cidade natal, por outras em busca de melhores condições de vida, graças a ascensão de indústrias nas cidades de médio porte também. Contudo, a taxa de migrantes internos vem caindo progressivamente ao longo dos anos.
Entretanto, diferente da situação descrita acima, o número de migrantes estrangeiros vem subindo em larga escala. Principalmente, os vindos da América do Sul (paraguaios e bolivianos), e também haitianos, que teve seus vistos fornecidos após a tragédia do país, em 2011.
Leia a matéria completa em "As Migrações no Brasil".
 
3° "O CICLO DAS ÁGUAS"
 

A crise hídrica já não é novidade para ninguém no Brasil, principalmente agora que tem batido com profunda maestria na porta de grandes centros urbanos como São Paulo. Causada por uma série de fatores, dentre eles a mudança climática, que tem dificultado a presença de chuvas, a administrações mal feitas, que deixam vestígios de incompetência por toda parte. Agora, a pergunta que todos fazem é: O que fazer durante a crise? Medidas já estão sendo tomadas ao longo do território brasileiro, seja por parte do governo e das companhias abastecedoras, como a Sabesp, ou pela população, que agora já não tem outra escolha, a não ser economizar. Mas mais do que isso, é preciso reutilizar as águas, seja elas potável ou não. Por isso, nesta matéria publicada pela revista Veja, você poderá compreender ainda mais, quais são as medidas tomadas e que ainda, poderão ser executadas, para amenizar este problema de todos.
 
4° "ESTUDANTES BRASILEIROS ESTÃO ENTRE OS ÚLTIMOS NO RANKING DE HABILIDADES DIGITAIS FEITO PELA OCDE"
 

A tecnologia parece não ter apenas dominados alunos, como também toda a estrutura escolar, que vão desde os professores ao uso de aparelhos tecnológicos. Entretanto, segundo uma pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE, parece que tecnologia não quer dizer aumento no aprendizado e produtividade escolar. Segundo o estudo feito com 31 países, o Brasil fica em um das piores colocações no quesito habilidades digitais, principal foco da pesquisa. Os estudantes brasileiros ficam a frente apenas, de alunos dos Emirados Árabes Unidos e da Colômbia. Péssimo resultado para um país que, nos últimos anos, vem investindo em tecnologia educacional.
 
5º "JOSÉ RAMOS-HORTA DIZ "ACHO QUE OS JOVENS DEVEM TER FALHADO"
 

José Ramos-Horta, além de ex-presidente do Timor-Leste, país onde nasceu, também é detentor do Prêmio Nobel da Paz, ganho devido sua luta, ainda muito jovem, para libertar o povo do país dos colonizadores. Uma luta árdua, mas que resultou em boas conquistas. Entrevistado durante uma palestra que faria para jovens em Portugal, Ramos-Horta contou à revista GALILEU, sobre suas lembranças durante a luta contra os poderosos, e também, sobre o que espera da atual nação jovem mundial, incluindo a brasileira, que tem procurado ir ás ruas manifestar-se sobre as injustiças políticas, e por melhores condições para o país onde vivem.
 
6° "GIGANTES EM PERIGO"
 

Você sabia que um dos símbolos mais conhecidos da natureza selvagem pode está correndo grande perigo? Para quem não sabe ainda, os elefantes, maior mamífero terrestre, a cada ano, perde uma quantidade notável de sua população. O principal motivo é sem dúvida, a caça predatória ilegal, onde caçadores de todos os lugares do mundo, abatem os animais com um único objetivo: extrair o marfim de suas presas, muito valioso e comercializado principalmente, pela China. Após a divulgação de que a espécie corre o risco de extinção se, a caça continuar, o país chinês, como medida imediata para conter o perigo da extinção do animal, proibiu a venda e comercialização do material. Ainda não suficiente, já que grande parte desse comércio vem por meio ilegal.
Leia a matéria completa já disponível, em "Gigantes em Perigo".
 
Dados baseados na visualização do blogger Conhecimento Cerebral. Pesquisa feita entre 13 à 19 de setembro de 2015.
 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog