PRECONCEITO


As informações a seguir foram retiradas do site FOLHA DE S. PAULO, por isso o conteúdo pertence exclusivamente ao site. A divulgação das informações somente tem objetivo de levar conhecimento a todos que acessam o Conhecimento Cerebral. Lembramos que o blogger é contra qualquer tipo de plágio, e toda informação de terceiros, deve conter os nomes dos autores e seus respectivos meios de comunicação as quais foram inicialmente divulgadas.

"VOCÊ TEM PRECONCEITO?"


Por: Rosely Sayão

"Alguns dias atrás, em uma escola do Rio de Janeiro, aconteceu uma coisa muito, muito triste com uma criança de seis anos.
Você acredita que alguns colegas disseram que o cabelo dela era 'de pobre'? E sabe por quê? Pois a menina era a única criança negra na sala de aula.
Ela ficou muito chateada ao ouvir isso, chorou bastante, e a mãe dela até precisou explicar em uma rede social o caso todo, de tanta gente perguntando o que havia acontecido. Saiu até notícia em jornal.
Imagine-se no lugar dela. O você iria sentir e pensar se alguns colegas falassem algo muito negativo sobre sua aparência, cor de pele ou cabelo.
Vamos conversar sobre racismo. Você já ouviu essa palavra? Sabe o que ela quer dizer?
Significa que existe a ideia de que algumas raças são superiores a outras. E se há raças superiores, há, portanto, as inferiores.
Vou ajudá-lo a entender melhor o que é racismo pensando no que aconteceu com a garota de seis anos.
As colegas disseram que o cabelo dela era 'de pobre' pois acham que só os fios lisos são bons e bonitos. Logo, quem não tem cabelo assim é colocado em lugar inferior. Como o cabelo dos negros não é naturalmente liso, eles são considerados feios, de acordo com essa lógica. 
Além do racismo, o que aconteceu também mostrou preconceito contra pessoas pobres. Preconceito é ter uma atitude contrária a algo ou alguém sem pensar.
No exemplo da menina, os pobres foram criticados, não foram? Como se ser pobre fosse uma escolha!
Na sua escola, vocês já conversaram sobre racismo, preconceito, e como essas situações acontecem no colégio? Se nunca falaram sobre isso, peça para que os professores tratem deste assunto.
Falar disso, ouvir pessoas que sofrem com racismo ou preconceito e entender que alguns pensamentos são racistas ou preconceituosos ajudam você a se tornar uma pessoa melhor.
E isso é para o seu futuro e para o mundo!"

Informações retiradas do site FOLHA DE S. PAULO, QUEBRA - CABEÇA. 10 de outubro de 2015 (Acesso: 10/10/2015)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog