CONFLITOS INTERNACIONAIS


"EXTREMISTAS ATACAM FACULDADE E MATAM 20 NO PAQUISTÃO"
"Ação foi reivindicada por célula do Taleban que abriu fogo contra escola em 2014 e tentou assassinar Malala"


"Atiradores invadiram alojamento e salas de aula antes de serem mortos pelo Exército; premiê promete retaliar.
Um grupo de extremistas atacou a tiros na manhã desta quarta-feira (20) uma universidade de Charsadda, no nordeste do Paquistão, deixando ao menos 20 mortos, incluindo estudantes e professores, e mais de 30 feridos.
O atentado foi reivindicado por uma célula tribal do Taleban paquistanês que atua na região. O comando nacional do grupo. no entanto, descartou qualquer vínculo com a invasão e até condenou o ataque terrorista.
Os quatro atiradores, armados com fuzis Kaleshinikov, invadiram a Universidade Bacha Khan por volta das 9h locais (2h em Brasília), aproveitando-se da neblina para pular o muro sem que os seguranças percebessem.
Em seguida, abriram fogo contra as salas de aula, onde ocorriam as primeiras aulas da manhã, e um alojamento masculino. Quando eles tentaram atacar o dormitório feminino, o Exército chegou.
Segundo as autoridades, os militares trocaram tiros com os extremistas e mataram todos eles. Testemunhas afirmam que os atiradores gritaram 'Allahu Akbar' (Deus é maior, em árabe) e disparavam de forma aleatória.
'Eles vieram por trás', disse um estudante ferido. 'Fomos orientados pelos professores a sair dali imediatamente. Algumas pessoas se esconderam nos banheiros'.
A universidade se preparava para receber um recital de poesia para lembrar a morte de Khan Abdul Gaffar 'Bacha' Khan, que dá nome à universidade e foi ativista pela independência paquistanesa do Reino Unido.
Após o ataque, o primeiro-ministro paquistanês, Nawaz Sharif, prometeu destruir a 'ameaça do terrorismo' no nordeste do país. que é dominado em parte pelo Taleban.
'Estamos determinados e decididos em nosso compromisso de varrer a ameaça do terrorismo da nossa terra'."


"VINGANÇA"

"O atentado foi reivindicado pelo chefe local do Taleban, Uman Mansour, que qualificou a ação como uma vingança contra o governo.
Ele se refere à ofensiva lançada pelas autoridades depois da morte de 132 pessoas em uma escola de Peshawar, a 50 km de Charsadda, em dezembro de 2014, que teve Mansour como mentor. No mês passado, o Paquistão executou autores da ação.
Entretanto, o porta-voz oficial do Taleban paquistanês, Mohammed Khorasani, negou vínculo do grupo com a ação, considerada 'anti-islâmica', e disse 'condenar fortemente' o atentado.
Além dos ataques desta quarta e de 2014, o Taleban paquistanês tentou matar a ativista da educação feminina e Prêmio Nobel da Paz Malala Yousafzai, em 2012.
Atentados a escolas e instituições de ensino são práticas comuns entre outros grupos extremistas islâmicos, como o somali Al Shabaab e o nigeriano Boko Haram."

"PROFESSOR ATIROU CONTRA RADICAIS E SALVOU ALUNOS"

"Mártir' e 'cavalheiro' são alguns dos elogios póstumos ao professor Syed Hamid Husain, que protegeu os alunos atirando contra os autores do ataque à universidade Bacha Khan, nesta quarta (20).
Segundo testemunhas, o docente atirou contra os agressores, dando tempo para que alunos fugissem, antes de ser morto.
Um estudante de geologia, Zahoor Ahmed, contou à agência de notícias AFP como foi protegido.
'Corremos para fora, mas fomos advertidos pelo nosso professor de química, que nos aconselhou a voltar', disse.
'Dispararam diretamente contra ele', contou outro estudante, Muhammad Daud. Segundo ele, Syed Hamid Husain era 'um verdadeiro cavaleiro e um respeitável professor'.
Segundo o porta-voz dos serviços de emergência, Bilal Faizi, não houve mais vítimas porque outros professores e alunos também estavam armados.
As autoridades locais liberaram o porte de armas nas instituições de ensino depois do ataque do Taleban à escola militar de Peshawar, em 2014."


Notícia retirada do jornal FOLHA DE S. PAULO - EDIÇÃO DIGITAL - Ano 95 - nº 31.704, pág. A13. Mundo. 21 de janeiro de 2016, quinta-feira (Acesso: 22/01/2016)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog