CRISE HÍDRICA


"DEPOIS DE QUASE SECAR, RIO TRANSBORDA E INVADE RUAS E CASAS EM PIRACICABA"
"No interior de SP, nível do rio Piracicaba, símbolo da crise hídrica, subiu o dobro da média para janeiro, desalojando três famílias"


Por: Marcelo Toledo
      RIBEIRÃO PRETO

"Após ficar praticamente seco, o rio Piracicaba transbordou na noite de terça (12) no interior paulista. Famílias tiveram de ser retiradas de suas casas na rua do Porto, uma das mais conhecidas de Piracicaba (a 160 km da capital).
A cheia do rio é a primeira após a mais grave crise hídrica do Estado - com as pedras expostas, o rio foi símbolo da seca na região. Com o transbordamento do Piracicaba, cardumes foram vistos na rua.
Segundo a Defesa Civil, três famílias foram removidas de locais atingidos pela cheia do Piracicaba. Além delas, outras três ficaram desalojadas devido ao transbordamento de outro rio, o Corumbataí.
O transbordamento do Piracicaba continuou nesta quarta-feira (13), com o nível de água em 5,68 metros.
A média do rio para o mês de janeiro é de 2,55 m, mas nesta terça o nível da água chegou a alcançar 5,83 m. Para comparação, no auge da crise hídrica, o nível chegou a ser de apenas 0,98 metro.
Mas, mesmo antes da inundação de terça, a situação do rio já preocupava.
Durante a tarde de terça, o nível de água já tinha ultrapassado a marca de quatro metros, superior aos 3,7 m necessários para colocar o rio em estado de alerta.
As equipes da Defesa Civil permaneciam na rua durante a quarta-feira porque, apesar de o nível do rio ter começado a baixar, ainda havia pontos de alagamentos.
Apesar do transbordamento, o Corpo de Bombeiros informou que não foi acionado para o atendimento de nenhuma ocorrência."


Informações retiradas do jornal FOLHA DE S. PAULO - Edição digital - Ano 95 - nº 31.697, pág. B5. 14 de janeiro de 2016, quinta-feira (Acesso: 14/01/2016)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog