MUNDO


"SUÉCIA QUER EXPULSAR ATÉ 80 MIL IMIGRANTES"
"Governo pretende deportar estrangeiros com asilo negado; país recebeu 163 mil pedidos de permanência em 2015"


"Objetivo é dar prioridade a fugitivos de conflitos; medida é anunciado em meio a pressão europeia por controle migratório.
A Suécia anunciou nesta quinta-feira (28) que pretende expulsar de 60 mil a 80 mil estrangeiros que tiverem seus pedidos de asilo negados pelas autoridades de migração.
A medida é a primeira tomada pelo país escandinavo para continuar recebendo estrangeiros fugindo de guerras, como os sírios. A Suécia é o terceiro país que mais acolhe refugiados na Europa, atrás de Alemanha e Hungria.
Segundo o ministro sueco do interior, Anders Ygeman, inicialmente o governo pedirá a saída dos estrangeiros de forma voluntária. Caso não se alcance o número determinado, começarão as deportações compulsórias. 
Os principais prejudicados com a medida são imigrantes de países considerados seguros, embora pobres. Dentre eles, os balcânicos Albânia e Kosovo, nações do oeste da África e asiáticos como Paquistão e Bangladesh.
Em entrevista ao jornal 'Dagens Industri', Ygeman disse que a medida faz parte de uma pressão do governo para diminuir o número de imigrantes ilegais.
'Temos um grande desafio à nossa frente. Para isso, precisaremos de mais recursos e de uma maior cooperação entre as autoridades', disse.
A Suécia, afirma o ministro, rejeita 45% dos pedidos de asilo e refúgio que recebe. No ano passado, foram 163 mil, uma proporção de 1,67 para cada 100 mil habitantes, a segunda maior da Europa.
O país, antes um dos mais abertos do continente para refugiados, aumentou nas últimas semanas o controle de fronteiras e documentos, assim como seus vizinhos.
A medida foi aprovada também três dias depois de um adolescente de 15 anos que buscava refúgio na Suécia esfaqueou e matou uma funcionária de um centro migratório de Gotemburgo."


"PRESSÃO"

"Depois de um período de acolhimento dos refugiados, os governos da Europa são pressionados pelo eleitorado e pelos opositores e estreitar a passagem pelo continente.
O sentimento anti-imigração também foi alimentado pela violência. Além da morte na Suécia, africanos e árabes são apontados como os responsáveis por arrastões e abusos sexuais na festa de Ano Novo na Alemanha.
Em reação a esse episódio, o governo alemão aprovou na quarta (27) projeto de lei que vai agilizar a expulsão de solicitantes de asilo que tenham cometido crimes. Com o fluxo de refugiados, a União Europeia aprovou na quarta (26) ampliar para dois anos a reinstalação de controles de passaporte entre 26 países do Espaço Schengen - zona de livre trânsito do continente.
As medidas foram tomadas após a Europa receber cerca de 1 milhão de refugiados e imigrantes vindos pelo mar.
Segundo a ONU, 54.518 pessoas chegaram ao continente nos primeiros 20 dias do ano. Nesta quinta, as rotas entre as ilhas gregas e a Turquia registrou novo naufrágio, com 12 mortos."


Notícia retirada do site FOLHA DE S. PAULO - EDIÇÃO DIGITAL - Ano 95 - nº 31.712, pág. A12. Mundo. 29 de janeiro de 2016, sexta-feira (29/01/2016)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog