RETROSPECTIVA DA SEMANA CONHECIMENTO CEREBRAL:
PRIMEIRA SEMANA DE JANEIRO

A primeira Retrospectiva da Semana Conhecimento Cerebral do ano de 2016, traz o ranking das publicações mais acessadas durante a primeira semana do ano. Por isso, convido-os a conhecer quais se destacaram, com seus respectivos resumos:

1º ATUALIDADES: VESTIBULAR E ENEM
A GRÉCIA SE DOBRA AOS CREDORES


Não é de hoje que observamos a crise financeira que se estende no país europeu chamado Grécia. Após entrarem na zona do Euro, Grécia, que faz parte dos países mais pobres do continente, começou a gastar desenfreadamente, solicitando créditos e mais créditos. Como todo cartão crédito ou cheque especial, um dia a fatura chega, e os devedores devem pagar. Não foi o que aconteceu com os gregos. Desde o estouro da dívida, o país cujo PIB não é o dos mais altos, se viu impossibilitado de honrar suas dívidas, e com isso, dar um calote estrondoso nos credores, como bancos. O resultado foi muito negativo: o país entrou em recessão, os desempregos ficaram cada vez mais comum, a inflação cresceu em um ritmo absurdamente rápido, os bancos quebraram, e os que conseguiram sobreviver, passaram a viver sob uma UTI - Unidade de Terapia Intensiva - financeira. O colapso grego estava formado.
Atualmente, autoridades gregas fizeram um acordo para conseguir crédito para liquidar pelo menos, a dívida interna. No entanto, isso não resolve o problema já que a dívida grega ultrapassa em 175% o seu PIB.
Para ler mais sobre o assunto, acesse A GRÉCIA SE DOBRA AOS CREDORES.

2º RESPOSTA DOS EXERCÍCIOS SOBRE FONEMAS: AS MENORES UNIDADES DA FALA


Você sabe o que é fonema? Os fonemas, também chamados de menores unidades sonoras da fala, são os sons emitidos quando falamos as palavras, que formam sílabas, vocábulos e a comunicação. Muito cobrado em vestibulares e concursos públicos, o conceito de fonema é de extrema importância. Para isso, publicamos a matéria exclusiva sobre o assunto: GRAMÁTICA: O PORTUGUÊS DIFERENTE DA FALA, que explica detalhadamente como funcionam, são classificados e utilizados os fonemas. Além disso, ao final, separamos alguns exercícios com respostas para que você treine seus conhecimentos. Para acessar as respostas, é só clicar em RESPOSTA DOS EXERCÍCIOS SOBRE FONEMAS: AS MENORES UNIDADES DA FALA.

3º DOSSIÊ CRIMES: OS 71 CASOS MAIS IMPRESSIONANTES DE TODOS OS TEMPOS
 "ZODÍACO, O MISTERIOSO"


Você já ouviu falar do caso do homem chamado Zodíaco? Na década de 1960, este personagem aterrorizou os Estados Unidos. Garotas, casais e pessoas vulneráveis, eram atacadas por um homem que, fingindo ajudá-las, acabava esfaqueando-as ou atirando nas vítimas. Provocativo, Zodíaco ainda mandava cartas às autoridades policiais, juntamente a jornais que noticiavam o caso. Muitos suspeitos foram revelados pela polícia, mas a identidade do criminoso assassino era um incógnita para todos. Apenas 20 anos após os crimes, a foto de um homem chamado Arthur Leigh Allen foi revelada a uma das sobreviventes. Mesmo reconhecido, o criminoso nunca fora indiciado pelos homicídios. Ele morreu em 1992.
Leia mais sobre  "ZODÍACO, O MISTERIOSO".

4º "DENGUE: A VACINA VEM AÍ"


Após anos desde que o Aedes aegypti se instalou no Brasil trazendo doenças como Dengue, Chikungunya e Zika, foi anunciado que uma vacina contra a dengue está em processo de finalização com eficácia equivalente a 66%. A boa notícia porém, só servirá para a dengue. Estima-se que até a metade deste ano, a mesma estará disponível. Saiba mais sobre ela em "DENGUE: A VACINA VEM AÍ".

5º "A BOMBA DO FIM DO MUNDO QUE SALVOU O MUNDO"


A bomba Tsar, muito mais potente que as bombas nucleares que destruíram Hiroshima e Nagasaki, pode parecer desconhecida para muitos, mas existiu e foi criada pela União Soviética. Ninguém sabia, mas em 30 de outubro de 1961, os russos detonaram a maior bomba nuclear já criada até então. De forma misteriosa, a bomba só fora descoberta após sua detonação. A notícia de que a terra havia tremido entre a Suécia, com abalos de 5 graus na escala Richter, fora recebida de forma surpresa pelos outros países. Como a história nos conta, a URSS e EUA eram inimigos de morte. A corrida por arsenais destrutivos como os nucleares, sempre foi de extrema importância para ambos os países. Apesar de ser equivalente a 3.300 bombas de Hiroshima, a bomba Tsar é desconhecida por boa parte do mundo. Isso porque, sua detonação acontecera abaixo do solo, e não causou danos como as famosas bombas lançadas pelos americanos em 1945 sob as cidades japonesas.
Quer saber mais sobre esse arsenal nuclear? Então não deixe de ler "A BOMBA DO FIM DO MUNDO QUE SALVOU O MUNDO".

6º DOSSIÊ CRIMES: OS 71 CASOS MAIS IMPRESSIONANTES DE TODOS OS TEMPOS
"UM CRIME PARA A HISTÓRIA"


Até hoje John F. Kennedy é muito lembrado pelos americanos, seja pelo seu comprometimento na presidência dos EUA, e também, pela sua morte súbita em plena luz do dia, aos olhos de milhares de americanos na Praça Dealey. Kennedy que faria um discurso público, levara dois tiros, o primeiro acertou sua garganta, e o segundo, atravessou seu crânio, espalhando a massa cinzenta cerebral pela rua. John F. Kennedy era acompanhado pela mulher, que viu de perto a cena de horror, e os últimos minutos de vida do marido. Mesmo levado ao hospital, o presidente não resiste aos ferimentos, e acaba falecendo. A notícia de sua morte se espalha pelo mundo. E a grande incógnita sobre o assassino, ganha as manchetes de jornais impressos e televisivos.
Saiba mais sobre este crime em "UM CRIME PARA A HISTÓRIA".

Dados baseados na visualização do blogger Conhecimento Cerebral, entre 04 a 10 de janeiro de 2016.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog