DOSSIÊ CRIMES: OS 71 CASOS MAIS IMPRESSIONANTES DE TODOS OS TEMPOS

Você já teve curiosidade em conhecer os maiores crimes da história? Desde assassinatos a roubos bilionários. Então, convido-os a conhecer a série de matérias que o Conhecimento Cerebral disponibiliza para leitura. Os textos foram retirados da revista DOSSIÊ SUPERINTERESSANTE, edição de agosto de 2015.


"O COMEÇO DO FIM DE CAPONE"
"Chacina cometida em Chicago e atribuída a Al Capone acabou com a vida do gângster."


"Eram cerca de 10h30 da manhã de 14 de fevereiro de 1929 na maior cidade do meio-oeste americano. Dentro de uma garagem da Rua Clark, seis homens da gangue do mafioso irlandês George 'Bugs' Moran esperavam, enquanto um mecânico reparava o carro. Caía uma neve fina quando um Cadillac entrou na rua. Pilotado por um homem de terno, chapéu e echarpe de chinchila, o carro estacionou em frente à garagem. O motorista e dois homens de farda da polícia saíram do carro, armados com metralhadoras. Pegos de surpresa, os sete homens foram perfilados com as mãos na parede, um ao lado do outro. O trio invasor disparou 70 tiros. O Cadillac cantou pneu e sumiu. A única coisa viva que restou na garagem foi o pastor alemão do mecânico, latindo desesperadamente.
O grupo de Moran controlava as vendas de bebida proibida no norte da cidade. O sul era controlado por seu inimigo, Al Capone. Naquele momento, o mafioso italiano tinha apenas 30 anos, mas já era um dos principais gângsteres do país. Sua carreira meteórica só foi possível graças à oportunidade de enriquecimento que a Lei Seca representou para os criminosos. Violento e organizado, Capone foi um dos que melhor a aproveitaram. Mas a mesma violência que permitiu subir tanto e tão rápido também acabaram por derrubá-lo.
As guerras de gangue não eram uma novidade em Chicago. Na verdade, desde o início da Lei Seca, em 1920, a violência pelo controle do contrabando de álcool estava cada vez maior. O número de homicídios ligados à guerra pelo tráfico quadruplicara entre 1924 e 1929. Mas aquilo era demais. A foto dos corpos sobre uma enorme mancha de sangue correu o país. Apesar de o crime nunca ter sido oficialmente ligado a Al Capone, ele era o único suspeito. Com a chacina, acabou a tolerância e a polícia apertou o cerco contra o até então intocável mafioso. Logo depois do crime, ele foi preso pela primeira vez, por não comparecer a um depoimento. Menos de dois anos depois, Capone seria preso por evasão de impostos e veria seu reino acabar na prisão de Alcatraz."




SUGESTÃO

Após a leitura, separamos um documentário sobre o mafioso Al Capone. As imagens são do You Tube, e o idioma é o espanhol.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog