DOSSIÊ CRIMES: OS 71 CASOS MAIS IMPRESSIONANTES DE TODOS OS TEMPOS

Você já teve curiosidade em conhecer os maiores crimes da história? Desde assassinatos a roubos bilionários. Então, convido-os a conhecer a série de matérias que o Conhecimento Cerebral disponibiliza para leitura. Os textos foram retirados da revista DOSSIÊ SUPERINTERESSANTE, edição de agosto de 2015.

"O CRIME DO SÉCULO"
"Assalto a banco em Boston ficou famoso e inspirou 11 homens e Um Segredo. Mas, no final, a quadrilha se deu mal"


"Na noite do dia 17 de janeiro de 1950, cinco funcionários da empresa de segurança Brinks, em Boston (EUA), contavam dinheiro no cofre quando foram surpreendidos por sete homens armados. Os assaltantes vestiam macacões azuis, luvas, sapatos silenciosos e máscaras de super-heróis. Para chegar ali, os ladrões precisavam ter atravessado pelo menos cinco portas trancadas. Durante a ação, eles pouco falaram - pareciam conhecer cada centímetro do banco. Em meia hora, fugiram com o equivalente a US$ 157 milhões em valores de hoje, sem deixar pistas. Era o maior assalto a banco da história.
Além do valor, a ousadia e a perícia dos assaltantes chamavam a atenção. A imprensa logo apelidou o roubo de 'o crime do século'. A empresa ofereceu uma recompensa de quase US$ 6 milhões pelos assaltantes, o que só aumentou a popularidade do crime. A investigação revirou o submundo do Estado de Massachusetts, com interrogatórios de centenas de criminosos fichados. Três anos depois, diversos suspeitos foram intimados a depor num tribunal, mas ninguém foi indiciado.
O roubo fora meticulosamente planejado por quase dois anos. A quadrilha alugava apartamentos em frente ao banco para observar tudo o que acontecia lá dentro. Como preparação, eles entraram na empresa pelo menos outras cinco vezes, à noite, sem serem percebidos. Em cada invasão, retiravam o tambor da fechadura de uma das portas no caminho para o cofre, levavam-no a um chaveiro e faziam chaves, antes de devolvê-los ao seu local de origem. Enquanto isso, outra equipe rastreava documentos e entregas em busca das rotinas de pagamentos e entregas de dinheiro. Afinal, eles sabiam quantas pessoas estavam em cada parte do prédio em cada hora do dia. A quadrilha de 11 homens chegou a abortar a missão seis vezes, esperando o cenário ideal.
Os detalhes do crime quase perfeito só vieram à tona por causa de brigas entre a quadrilha. E graças à ganância de um deles. Quatro meses após o assalto, Joseph O'Keefe foi preso em outra cidade, por outro roubo. De dentro da cadeia, ele começou a ameaçar os integrantes da quadrilha, pedindo dinheiro para os advogados. Em 1954, saiu em condicional e sequestrou um dos comparsas, pedindo mais dinheiro. A quadrilha pagou, mas decidiu matá-lo. Na terceira vez em que tentaram, ele foi ferido. E acabou preso de novo. A essa altura, O'Keefe era o principal suspeito. O FBI não tinha provas, mas sabia dos rumores de sua briga com os outros ladrões. Sentindo que ficaria preso, ou que seria executado ao sair da cadeia, ele abriu o bico. Era o fim dos 11 homens e seu segredo. O'Keefe foi condenado a quatro anos de cadeia e todos os outros, à prisão perpétua. Menos da metade do dinheiro roubado foi recuperado."


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog