MUNDO ESTRANHO: RETRATO FALADO

MUNDO ESTRANHO: RETRATO FALADO, são histórias que movidas a comportamentos estranhos, despertam curiosidade sobre o fim de seus protagonistas. Por isso, o Conhecimento Cerebral traz em parceria com a revista Mundo Estranho, para que elas também despertem a sua curiosidade. Produzido por Danilo Cezar Cabral (texto), Icaro Yuji (ilustra), Marcos de Lima (design), e Marcel Nadale (edição). Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores e ao site da revista.

O CANIBAL VIRTUAL
Gilberto Valle (1984-) compartilhava na internet seu desejo de estuprar e devorar mulheres. Mas nunca cometeu o crime. Deve ser condenado?


1: Com horários irregulares devido ao seu trabalho na polícia de Nova York, Gilberto Valle passou a dedicar horas da madrugada a navegar na internet, assistir TV e jogar games. Entre 2010 e 2012, foi gradativamente se distanciando da esposa, Kathleen, e dos amigos. Quando engravidou, em 2011, Kathleen notou que a frieza do marido piorou. Era hora de tomar uma atitude.

2: Triste e desconfiada, ela instalou um spyware (programa de espionagem) no computador de Valle. Assim descobriu os sites que ele visitava, as buscas que fazia e até a senha de e-mails que ela nem sabia existir. A revelação foi bombástica: seu marido discutia em chats e mensagens seu desejo de estuprar, assassinar, torturar e cozinhar mulheres.

3: Em um dos e-mails secretos, Kathleen achou uma lista com mais de 100 mulheres. Algumas eram do trabalho, da antiga faculdade ou do currículo social do casal - e até ela era citada. O documento incluía peso e características físicas de cada uma e o marido mencionava sua intenção de raptar e assassinar algumas delas. Assustada, Kathleen avisou a polícia.

4: As autoridades descobriram que a maioria dos acessos no chat de um site sobre fetiches pesados, em que Valle falava abertamente sobre seus planos de sequestro, tortura e canibalismo. Seus três principais colegas no bate-papo eram um inglês com o nome falso de Moodyblues, um paquistanês com o codinome Alikhan e o norte-americano Michael van Hise.

5: O policial chegou até a negociar com Moodyblues um suposto plano para raptar e torturar uma das garotas da lista. Dizia aos comparsas que tinha uma cabana em uma floresta numa área isolada e que, no porão, havia construído um forno enorme, com um sistema de roldanas em que a vítima seria pendurada, de modo a assar lentamente e por igual.

6: Comer pessoas parecia uma obsessão recorrente. Entre as imagens achadas no computador, havia a de mulheres em roletas sobre o fogo, dentro de fornos ou em chapas, além de fotos de amarração, mordaça e tortura. No Google, ele chegou a procurar 'Como cozinhar um humano'.

7: Não havia provas de que Valle tinha concretizado suas fantasias, mas pode ter chegado perto. Nos bate-papos, mencionava uma 'lista de compras' para cometer um sequestro: clorofórmio, cordas, silver tape... Ele usou o banco de dados da polícia de Nova York para saber mais sobre as vítimas e chegou a visitar uma delas, sua ex-colega de faculdade Kimberly Sauer.

8: Graças a essas evidências circunstanciais, Valle foi acusado de conspiração para cometer sequestro e acesso ilegal à base de dados policiais. Foi condenado em março de 2013 nas duas acusações, mas recorreu. Depois de 21 meses de prisão, o juiz responsável pelo caso fez uma nova análise e o libertou, considerando seu tempo atrás das grades como sentença cumprida.

QUEM FIM LEVOU? A promotoria voltou a tentar condená-lo diversas vezes. A batalha judicial segue até hoje, mas o ex-policial continua solto.


RETRATO FALADO retirado da revista MUNDO ESTRANHO - edição 177, págs. 10 e 11. Fevereiro de 2016. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente à revista MUNDO ESTRANHO e a Editora Abril.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog