RETROSPECTIVA DA SEMANA CONHECIMENTO CEREBRAL:
PRIMEIRA, SEGUNDA E TERCEIRA SEMANA DE FEVEREIRO

Na semana passada, você pôde acompanhar várias matérias, inclusive notícias nacionais e internacionais, no blogger Conhecimento Cerebral. Por isso, agora, convido-os a conhecer a Retrospectiva da Semana Conhecimento Cerebral: Primeira, Segunda e Terceira Semana de Fevereiro, que mostrará os destaques da semana, e seus respectivos resumos:

1º ARTUR TIMERMAN DIZ "É IMPOSSÍVEL ACABAR COM O MOSQUITO"


Presidente da Sociedade Brasileira de Dengue e Arboviroses, Artur Timerman explica que a nova ameaça do mosquito Aedes aegypti tem de ser tratada de maneira mais eficaz pelo governo e população, só assim será possível amenizar a nova pandemia de dengue e zika vírus, que causa microcefalia em bebês. Artur ainda explica que não há como acabar com o mosquito, uma vez que a sua propagação já se encontra em larga escala não só no Brasil, como em outros países da América Latina, principalmente da América do Sul, aonde o clima tropical quente aumenta a incidência do mosquito nas cidades e a transmissão de doenças como dengue, febre chikungunya e zika vírus. 
Você pode ler a entrevista completa em ARTUR TIMERMAN DIZ "É IMPOSSÍVEL ACABAR COM O MOSQUITO".

2º "VIDAS AMEAÇADAS"


A epidemia de zika vírus teve origem no Nordeste no ano passado, e com ela, os primeiros casos de microcefalia que aparentemente, eram diferentes dos comuns, com pouca incidência. Após o começo do aumento de casos da doença, o zika vírus, até então pouco conhecida entre os brasileiros, começou a ser associado aos casos de microcefalia. Em pouco tempo, os casos se multiplicaram, e a preocupação ganhou status nacional. Até agora, sabemos que o zika vírus realmente está associado aos casos de microcefalia, que causa má-formação em fetos, o que aumenta as chances de mortalidade, principalmente ao nascimento e nos primeiros dias de vida. Se a criança sobreviver, terá graves sequelas para o resto da vida, como dificuldade motora, conectiva, entre outras. A Organização Mundial da Saúde (OMS), anunciou recentemente a comprovação da relação entre o vírus transmitido pelo Aedes aegypti e os casos de má-formação cerebral. A principal preocupação, segundo médicos e especialistas, é proteger mulheres grávidas nos primeiros meses de gestação, que vai até o segundo trimestre, ou seis meses de gravidez.
Para ler a matéria completa, clique em "VIDAS AMEAÇADAS".

3º "A BATALHA POR ALEPO"


Alepo, a maior cidade síria, atualmente abriga facções de grupos rebeldes, que ajudam e provocam o aumento da destruição no país, que vive a maior guerra civil da atualidade. Com intuito de pressionar os países ocidentais, liderados pelos EUA, a Rússia pretende eliminar estas facções dando apenas uma alternativa aos rivais: aceitar o governo ditatorial de Bashar Assad, já que seria impossível os mesmos países optarem pelo conflito liderado pelo Estado Islâmico, que tem demonstrado grande força não só na Síria, como em todo o Oriente Médio, ao qual chefia e comanda cidades.
O conflito já matou mais de 470 000 pessoas, segundo as últimas estimativas. Além de provocar a cadeia de refugiados em direção a países europeus e americanos. O problema é que, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), o conflito está longe de acabar, o que provoca ainda mais preocupação.
Leia a matéria completa em "A BATALHA POR ALEPO".

4º REDAÇÃO DISSERTATIVA: COMPARAÇÃO


A redação de comparação, como o termo sugere, terá como base, comparar ideias ou exemplos sobre determinado assunto, baseando-se no tema proposto e nos conhecimentos já adquiridos do autor. Quer saber como faz e ler um exemplo? Então acesse REDAÇÃO DISSERTATIVA: COMPARAÇÃO.

5º "PESQUISADORES USAM RADIAÇÃO PARA IMPEDIR REPRODUÇÃO DE AEDES AEGYPTI"


Há mais de cem anos, o mosquito Aedes aegypti tem sido um pesadelo para os brasileiros. Se não bastasse os recordes de casos de dengue do último ano, por exemplo, em estados como São Paulo, agora o inseto também tem causado a epidemia de microcefalia e zika vírus, ambos com comprovação de relação. Pensando nisso, cientistas de Fernando de Noronha tem se concentrado em pesquisas e em um projeto que agora, parece bastante promissor. Usando radiação, grupos de mosquitos machos são submetidos a raios gama, que provoca a esterilidade dos mesmos. A intenção dos pesquisadores é que, soltos na natureza, ao copular com as fêmeas selvagens, as larvas sejam impedidas de nascer. Até agora, a experiência tem dado certo no arquipélago brasileiro, ponto turístico nacional e internacional.

6º "ILHAS FIJI SÃO ATINGIDAS POR CICLONE TROPICAL COM INTENSIDADE MAIS ALTA"


As Ilhas Fiji que ficam na Oceania, foram atingidas ontem (20) pelo tufão denominado Winston, de escala 5, a mais alta. Segundo informações, houve tempo de evacuação e ninguém ficou ferido. Nunca na história do arquipélago turístico frequentado por australianos e neozelandeses, houve fenômeno de tamanha força.

Dados baseados na visualização do blogger Conhecimento Cerebral, entre 01 a 20 de fevereiro de 2016.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog