DOSSIÊ CRIMES: OS 71 CASOS MAIS IMPRESSIONANTES DE TODOS OS TEMPOS

Você já teve curiosidade em conhecer os maiores crimes da história? Desde assassinatos a roubos bilionários. Então, convido-os a conhecer a série de matérias que o Conhecimento Cerebral disponibiliza para leitura. Os textos foram retirados da revista DOSSIÊ SUPERINTERESSANTE, edição de agosto de 2015.


"LADRÃO POPSTAR"
"Ronald Biggs passou 29 anos no Brasil como um célebre fugitivo do assalto ao trem pagador, na Inglaterra"


"Em 1963, uma gangue de Londres entrou para a história com o 'assalto ao trem pagador'. Desarmados, 16 ladrões levaram 120 malotes com o equivalente a US$ 78 milhões, em valores de hoje, para uma fazenda. Lá, dividiram o dinheiro e fugiram. O carpinteiro Ronald Biggs tornou-se o integrante mais famoso da quadrilha. Não por seu talento para o crime, mas por sua vida de fugitivo no Brasil.
Quando a polícia encontrou a fazenda da fuga, foi sua digital num vidro de ketchup que permitiu localizar toda a quadrilha - cada um foi condenado a 30 anos de prisão. Em 15 meses, ele escapou da cadeia. Fugiu para a Austrália e, depois, para o Brasil, em 1970. 'Na Austrália, ele se interessou pelo Rio de Janeiro ao ver um folheto com o Pão de Açúcar', diz o jornalista Chris Pickard, autor da biografia de Biggs. 'Ele não sabia que não havia acordo de extradição, mas seus amigos contaram que muitos nazistas foram para lá após a 2ª Guerra'.
Biggs não podia ser deportado, mas também não podia ter emprego, porque o País nunca lhe deu documentos. Como gastou toda a grana do roubo na fuga e numa plástica, passou a se sustentar dando entrevistas (bem) pagas sobre o assalto. Em 1981, seu filho brasileiro, Michael, ficou famoso com o grupo infantil Balão Mágico e isso lhes permitiu comprar um apartamento. Mais tarde, ele ganharia dinheiro promovendo almoços anuais, frequentados por ingleses famosos, incluindo ladrões. Em 2001, decidiu voltar ao Reino Unido e passou oito anos preso, antes de ser libertado em 2009 e morrer em 2013."


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog