INTERNACIONAL


"TREMOR MUDA PERFIL DE CIDADE DO EQUADOR"
"Terremoto de 7,8 no sábado (1) destruiu lojas e hotéis de Pedernales, praia favorita dos moradores de Quito"


Por: Diego Zerbato
        ENVIADO ESPECIAL A PERNALES (EQUADOR)

"Uma semana depois da tragédia, ajuda demora a chegar; desabrigados fecham estradas para pedir água e comida.
A 300 km de Quito, Pedernales era a praia preferida dos moradores da capital equatoriana. A praia e os balneários dos distritos vizinhos atraíam cerca de 50 mil turistas por verão e o dinheiro de famílias e investidores.
A cidade mais afetada pelo terremoto do último sábado (16) - 172 até sexta (22), seus moradores terão de lidar não só com a reconstrução das casas, mas com a interrupção do turismo por tempo indeterminado.
O fim da principal fonte de renda pode levar à mudança do perfil econômico. A perspectiva preocupa pescadores e pequenos comerciantes.
'Pedernales vai ter de começar do zero. O turismo só deve voltar em dez anos e não tenho ideia de como vai ser', disse David Mendoza, 52, dono de um balneário na orla.
Impedidos de pescar porque a Capitania dos Portos proibiu a navegação pelo risco de tsunami, os pescadores José Gabriel Gamelozo, 64, e Emílio Vilela, 51, não sabem de onde vai tirar o sustento.
A proibição era dividida entre os restaurantes que serviam aos turistas e as processadoras de frutos do mar. Agora, só resta a segunda opção, mas em médio prazo.
'Não conseguimos gasolina, não há mais hotéis e as fábricas estão fechadas. De que vamos viver?', disse Gamelozo, que ainda não recebeu ajuda do governo.
Já Maria José Palacios, cuja família tinha dois hotéis em Pedernales, reclama dos saques. 'Tive de contratar seguranças para impedir o roubo do que sobrou', lamenta.
Assim como no resto da cidade, poucas construções restaram de pé na orla. Na manhã de quinta (21), a Folha viu só um restaurante aberto, atendendo policiais que terminavam seu turno.
Presente em toda a cidade, o cheiro de lixo e dos corpos em decomposição é amenizada pelo vento e a maresia na praia. O mar lembra que a tragédia poderia ter sido pior: o terremoto não teve força para formar um tsunami."


"ORIGEM"

"Além do balneário turístico, Pedernales é conhecida por ter recebido a expedição geodésica da Academia das Ciências da França, em 1735.
A missão deu origem ao paralelo divisório dos hemisférios Norte e Sul, batizado de linha do Equador, que passa a dois quilômetros do centro da cidade. Depois de se separar da Colômbia, em 1830, o país adotou o nome."


"Desde sábado, a única madrugada em que não houve réplicas intensas foi na quinta. Porém, às  22h do mesmo dia (0h em Brasília), houve um tremor de magnitude 6,0.
O epicentro foi a 22 km de Bahía de Caráquez, onde estava o presidente Rafael Correa. Pelo Twitter, ele pediu calma e ânimo à população.
Devido às réplicas, muitas pessoas ainda dormem nas ruas e em praças. O calor de 30 graus e a umidade favorecem a proliferação de insetos.
A Organização Panamericana de Saúde teme epidemias de doenças como dengue, chikungunya e dengue, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, gastroenterite, gripe e hepatite A em toda a região.
Nos vilarejos ao sul, a população pede socorro. Com as doações em ritmo lento, os moradores sofrem com a falta de água e comida.
Para tentar conseguir algum recurso, os grupos impedem a passagem dos carros menores. Dinheiro neste caso tem pouca serventia, já que os mercados mais próximos estão a 100 km dali.
Em Manta e Portoviejo, milhares de pessoas fazem filas ao lado de caminhões de distribuição de comida e água. A tragédia, que completa uma semana neste sábado, deixou 588 mortos, 8.430 feridos e 23,5 mil desabrigados."


Notícia retirada da FOLHA DE S. PAULO - EDIÇÃO DIGITAL - Ano 96 - nº 31.797, pág. A15. Mundo. 23 de abril de 2016, sábado (Acesso: 23/04/2016)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog