RETROSPECTIVA DA SEMANA CONHECIMENTO CEREBRAL:
TERCEIRA SEMANA DE ABRIL

Na semana passado você pode acompanhar várias matérias e notícias nacionais e internacionais. Agora, convido-os a conhecer a Retrospectiva da Semana Conhecimento Cerebral: Terceira Semana de Abril, que traz os destaques da semana no blogger.

1º SAÚDE: "NÚMEROS DE CIDADES COM EPIDEMIA DE DENGUE NO BRASIL AUMENTA 322%"


Quando 2015 terminou, levou com ele, o maior recorde de casos diagnosticados e confirmados de dengue. A cada ano, o Brasil tem novos casos da doença, mas no ano passado, este aumento chegou a 322%, um recorde assustador. Foram mais de 300 casos por 100 mil habitantes. Além disso, 135 municípios confirmaram os casos nos seus habitantes. Para se ter uma ideia da gravidade do problema, no mesmo período de 2014, esse número chegou a apenas 32 cidades.

2º ARTUR TIMERMAN DIZ "É IMPOSSÍVEL ACABAR COM O MOSQUITO"




Para o infectologista Artur Timerman, que tem estudado o aumento dos casos de dengue, zika vírus e febre chikungunya, nosso tempo de decretar que devíamos acabar com o Aedes aegypti, transmissor das três doenças, acabou. Para ele, 'é impossível acabar com o mosquito'. No entanto, diz que amenizar os danos provocados pelo inseto, é outra conversa. Em sua entrevista, ele conta mais detalhes sobre isso.

3º "OS MÁRTIRES DA CRUZ"


Na guerra do terror dos países do Oriente Médio, quem sofre é a população desprotegida, seja pelo governo, seja pela próprio ONU, que em setenta anos, não consegue extirpar este conflito de décadas. Entre as principais vítimas desta violência, estão os cristãos, que nestes países, são minorias e, por isso, sofrem as piores atrocidades cometidas, que vão desde violência física, a estupros, tortura e assassinatos cruéis. Esta guerra religiosa é mais complexa do que muitos pensam.
Leia a matéria na íntegra em "OS MÁRTIRES DA CRUZ".

4º WILLIAM MACASKILL EM A MELHOR FORMA DE AJUDAR


Com apenas 28 anos, este jovem filósofo e professor da Universidade de Oxford, levanta um importante debate: Por que tantas pessoas ainda morrem de fome no mundo? De todas as tragédias que vivemos na atualidade, esta parece a pior. Para ele, não há como não pensar nisso. No entanto, o mundo se esquece que por dia, mais de 80.000 crianças e pessoas morrem desse jeito no continente mais pobre do planeta: a África.
Saiba tudo o que ele fez e comenta sobre este assunto importantíssimo em sua entrevista: WILLIAM MACASKILL EM A MELHOR FORMA DE AJUDAR.

5º MEIO AMBIENTE "FORTE TERREMOTO NO JAPÃO DEIXA AO MENOS 9 MORTOS E 45 FERIDOS"



A cidade de Kumamoto, conhecida por manter várias centrais nucleares, foi atingida às 21h30 locais, por um tremor muito forte, característico de um forte terremoto. O fenômeno natural deixou vários prédios e casas destruídas, além de ruas e pessoas sem eletricidade e gás em suas residências. Anunciava-se que, nove pessoas haviam morrido, e mais de 45 ficaram feridas.

6º REDAÇÃO DISSERTATIVA: COMPARAÇÃO


Na série REDAÇÃO DISSERTATIVA, você aprenderá algumas técnicas importantes deste gênero tão cobrado no Enem, vestibulares e concursos públicos. Saiba como é feita em detalhes, a REDAÇÃO DISSERTATIVA: COMPARAÇÃO.

Dados baseados na visualização do blogger Conhecimento Cerebral, de 10 a 16 de abril de 2016.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog