EDUCAÇÃO


"LEGO EM BRAILE AJUDA A ALFABETIZAR CRIANÇAS CEGAS"
"O Kit Braille Brinks vem com peças parecidas com as do Lego - só que cada uma delas tem uma letra em braille na parte de cima. Mas, para ser lançado, o projeto ainda precisa de um patrocinador"


Por: Helô D'Angelo

"Todo mundo adora Lego. É divertido, fácil de montar e dá para soltar a imaginação brincando com ele. Mas agora, as pecinhas vão ter mais uma função além de estimular a criatividade: ajudar crianças cegas na alfabetização em Braille. Criado pela Fundação Dorina Nowill para Cegos em parceria com a agência Lew'Lara/TBWA, o Braille Brincks é um kit de letras em Braile impressas em peças de Lego. A ideia é que as crianças aprendam (e ensinem) brincando - o kit ainda precisa da ajuda de um patrocinador para decolar.
Os kits são formados por um conjunto de peças, cada uma representando uma letra ou um sinal gráfico em Braile. Elas são praticamente iguais ao Lego comum, só que aquelas bolinhas na parte de cima, em vez de servirem só para montar coisas, são combinadas de diferentes formas para compor as letras. É aí que mora a beleza do Braille Brinks: montar e desmontar palavras é fácil e divertido. Em máquinas de escrever em Braile, o papel é perfurado a cada letra digitada e um erro significa recomeçar do zero todo processo - uma frustração para quem está aprendendo.
Assim como a Fundação, o projeto não tem fins lucrativos - e inclusive está em Creative Commons, um tipo de licença de conteúdo que permite a sua reprodução livre. Mas o kit vai precisar de um patrocinador. Para encontrá-lo, a agência criou a campanha #BrailleBrincksForAll (#BrailleBrincksParaTodos) nas redes sociais e lançou um website divertido, no qual você pode ser suas palavras traduzidas em Braille Brincks - tipo assim:


Como falta patrocínio, a Fundação Dorina Nowill ainda não sabe quando - e se - o brinquedo será lançado. Mas no vídeo de divulgação do Braille Brincks, já dá para ver que eles funcionam muito bem. E que são muito divertidos!"

Assista:


Matéria retirada do site SUPERINTERESSANTE, 05 de maio de 2016 (Acesso: 12/05/2016)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog