MUNDO ESTRANHO: RETRATO FALADO

MUNDO ESTRANHO: RETRATO FALADO, são histórias que movidas a comportamentos estranhos, despertam curiosidade sobre o fim de seus protagonistas. Por isso, o Conhecimento Cerebral traz em parceria com a revista Mundo Estranho, para que elas também despertem a sua curiosidade. Produzido por Lucas Massao Muraoka (texto), Rodrigo Martins dos Santos (ilustra), Marcos de Lima (design), e Marcel Nadale (edição). Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores e ao site da revista.

ANGULIMALA, O COLECIONADOR DE DEDOS
A fábula do assassino que queria juntar mil dígitos humanos está descrito nos milenares sutras da tradição budista  Taravada


1: Angulimala nasceu há cerca de 2,6 mil anos no reino de Kosaia (norte da Índia), na corte do rei Pasenadi. Ao consultar um astrólogo sobre o nascimento, o pai ouviu que o filho nasceria numa época de constelação bandida e que teria tendência ao crime e à violência. Temendo essa profecia, o pai o batizou como Akimsaka ("o inofensivo").

2: A princípio, Ahimsaka se mostrou um garoto gentil, com grande capacidade de aprendizado. Escolheu estudar em Takkasila, onde existia a universidade com melhor reputação na antiga Índia, e foi treinado por um grande mestre e guru, Acariya Disamuk. Provou-se um aluno exemplar.

3: Como mestre não tinha filhos, ele e a esposa começaram a tratar Ahimsaka como tal. Esses privilégios deixaram os outros alunos com ciúmes. Eles espalharam um boato de que Akimsaka era amante da mulher de Disapamuk. O mestre passou a odiá-lo e começou a planejar como se livrar dele.

4: Disapamuk disse ao jovem que faltava uma última tarefa em seu treinamento. Como sacrifício a ele, Ahimsaka deveria trazer mil dedos da mão direita de mil pessoas que matasse. Nas tradições brâmanes, havia mesmo sacrifícios humanos aos deuses. O guru esperava que ele fosse morto bem antes de terminar.

5: Ahimsaka criou uma base no topo de uma montanha que permitia ver rotas de transporte. Ele passou a atacar caravanas e viajantes usando emboscadas. Até crianças eram sacrificadas. Os dedos eram colocados em um colar em volta de seu pescoço. Dali pra frente, passou a ser conhecido como Angulimala.

6: Sua fama cresceu, dificultando as emboscadas. Decidido a cumprir o desafio, Angulimala passou a atacar vilarejos. Ele chegou a 999 vítimas. Enquanto isso, o rei Pasenadi ficou sabendo do matador e decretou sua captura e morte. Ciente disso, a mãe de Angulimala resolveu ir ao encontro do filho e avisá-lo.

7: Segundo o mito, essa época era o 20º ano de ensinamentos de Buda. Em uma visão, o líder espiritual concluiu que Angulimala tinha uma boa essência, mas estava cego pela ignorância e provavelmente mataria à própria mãe para finalizar a missão. Buda decidiu intervir e foi ao encontro do assassino.

8: A mãe chegou antes, ,as Angulimala foi tomado por dúvidas e hesitou em matá-la. Quando Buda apareceu, o assassino sacou a espada e partiu contra ele, decidido a tomá-la sua milésima vítima. Mas, por mais que avançasse, não conseguia alcançar Buda. O iluminado estava enganando o rapaz com poderes psíquicos.

9: Angulimala pediu a Buda que parasse. 'Eu já parei, agora é você que deve parar', respondeu ele. O criminoso decidiu então tornar-se um monge e dedicar sua vida aos ensinamentos budistas. Por causa de sua má fama, ele sofreu violências físicas e verbais nos lugares por onde passou - provações que purificaram seu carma para vidas futuras.

QUE FIM LEVOU? Após virar monge. Angulimala dedicou o resto de sua vida aos ensinamentos de Buda e morreu sem voltar ao crime.


A matéria acima foi retirada da revista MUNDO ESTRANHO - edição 180, págs. 6 e 7. Maio de 2016. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente à revista MUNDO ESTRANHO e a Editora Abril.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog