TECNOLOGIA


"ENTRE EM CHERNOBYL USANDO REALIDADE VIRTUAL E VEJA A CIDADE FANTASMA 30 ANOS DEPOIS"
"Documentário em 360 graus te deixa explorar o local do maior acidente nuclear da história"


Por: Ana Carolina Leonardi

"O desastre de Chernobyl completou 30 anos e segue sendo o pior acidente nuclear da história. Muita gente gosta de ver de perto a destruição que a exploração da usina causou e os povoados ao redor se tornaram pontos turísticos. Mas grande parte da cidade de Pripryat, hoje na Ucrânia, assim como o que restou da usina, ainda tem níveis altos e perigosos de radiação. Visitar a área, então, é proibido.
Mas a tecnologia resolveu esse problema. O programa de TV americano Frontline e a Universidade de Nova York fizeram uma parceria para produzir um documentário de realidade virtual, que permite navegar 360º por todas as imagens do vídeo.
Não bastasse a inovação do formato, o grupo foi até a Ucrânia fazer um tour pelas ruínas da cidade abandonada - que um dia abrigou 300 mil pessoas - e chegaram até o local exato do acidente nuclear. Quem guiou a equipe através da zona de exclusão, nome dado à região contaminada pela radiação, experimentou em primeira mão o desastre: Aleksandr Sirota tinha 9 anos quando a cidade em que morava foi evacuada depois do incêndio na planta nuclear. Agora, ele é guia turístico, e faz tours de aventura nas proximidades de Chernobyl.
A região proibida mostra decadência de qualquer ângulo que espectador escolher. São cenas de clubes, escolas e prédios que compõem uma cidade com estrutura para abrigar milhares de pessoas, completamente abandonada desde abril de 1986. Explore abaixo:
O pesadelo de Chernobyl ainda afeta muita gente. Entre 5% e 7% dos gastos do governo da Ucrânia são dedicados à contenção de danos em Chernobyl. A Bielorrússia também tem custos bastante altos com a usina, que ficava a 16 quilômetros da fronteira entre os países. E, enquanto só 0,5% do território da Ucrânia ficou contaminado, a Bielorrússia precisa lidar com a contaminação de 23% de sua área - o problema chega de 1 em cada 5 bielorrussos morarem em áreas radioativas.
E ainda tem muito a se fazer por lá: os governos da Rússia, Ucrânia e Bielorrússia, os três países afetados pelas explosões, estão construindo um arco de aço gigantesco para cobrir o reator nuclear da usina, que foi embalado às pressas em um sarcófago de concreto na época do acidente. A ideia é que ele seja instalado no ano que vem e sele as partículas radioativas do reator pelos próximos mil anos."

Matéria retirada do site SUPERINTERESSANTE, 06 de maio de 2016 (Acesso: 07/06/2016)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog