ENTRETENIMENTO


"A MAIOR APOSTA DA PIXAR"
"Depois de uma série de fracassos, estúdio reencontra o sucesso com 'Procurando Dory', a continuação ousada e inteligente da história do peixinho Nemo"


Por: Elaine Guerini

"Para a sorte da Pixar, o diretor Andrew Stanton nunca se esqueceu de Dory, o peixinho azul que sofre de perda de memória do inesquecível 'Procurando Nemo' (2003). Foi com 'Procurando Dory', onde a personagem passa de coadjuvante para protagonista, que o estúdio acabou de bater de maior abertura de um filme de animação já registrada na América do Norte. Com estreia no Brasil prevista para o dia 30 em 3,9 mil salas, a aventura de Dory arrecadou US$ 135,1 milhões no primeiro semana, superando 'Shrek Terceiro'. A façanha dá novo fôlego à Pixar. 'Procurando Dory' não só bate recordes como redime o estúdio de sua maior decepção. Lançado no ano passado, 'O Bom Dinossauro', arrecadou mundialmente um total de US4 331 milhões, a pior bilheteria da história da Pixar.
A trama de Dory tem tudo para ultrapassar Nemo, que teve renda global de US$ 936,7 milhões. Stanton, responsável pelo roteiro e pela direção nos dois filmes, foi esperto o suficiente para colocar Dory em primeiro plano. Ainda que a sequência apresente um território familiar, ela não soa como repetição. Mesmo no título anterior, em que Dory ajudava Marlin, o pai do Nemo, a procurar o filho, Dory já era o personagem mais interessante. Tanto pelo problema de memória, que abriu possibilidades cômicas, como pela dublagem carismática de Ellen DeGeneres (no original). Segundo a Disney, Dory é o personagem mais popular da Disney e da Pixar no Facebook, com a sua página somando mais de 25 milhões de curtidas.
Tudo o que ficou sem resposta no primeiro filme, como as circunstâncias em que Dory se perdeu da família, é respondido aqui. A ação se passa um ano após os eventos de 'Procurando Nemo'. Toda a trama é permeada por flashbacks, com as lembranças de Dory funcionando como pistas para a personagem descobrir o paradeiro de sua família. As melhores cenas envolvem Dory ainda bebê, aprendendo com os pais a fazer amigos, mesmo sendo irremediavelmente desmemoriada."


"DORY NUNCA SAIU DA MINHA CABEÇA"



"Diretor de sucessos como 'Wall-E' (2008) e 'Vida de Inseto' (1998), Andrew Stanton contou à ISTOÉ porque reencontrou a personagem 13 anos depois.

ISTOÉ - Por que a sequência só saiu agora?
Andrew Stanton - Como não sou fã de sequências, evitei o assunto na Pixar por saber que eles topariam na hora, mesmo que a ideia não fosse incrível. Mas Dory nunca saiu da minha cabeça.

ISTOÉ - É verdade que, até se decidir pela filmagem, você não tinha imaginado um passado para Dory?
Stanton - Sim. Tudo que coloquei dela no primeiro filme foi para colorir um pouco, sem a necessidade de explicar. Agora tive de inventar tudo, mas com a responsabilidade de a franquia fazer sentido.

ISTOÉ - Ellen DeGeneres (comediante americana que dubla Dory) o pressionou a rodar a continuação?
Stanton - Um pouco. Ela passou pelo menos dez anos falando nisso. Eu levava na brincadeira, mas sabia que Ellen tinha um carinho especial por Dory. A personagem marcou sua volta ao showbiz."

SUGESTÃO

Assista ao trailer de Procurando Dory. Áudio em português.


Assista ao trailer de Procurando Dory. Áudio em inglês.


Matéria retirada do site ISTOÉ, 24 de junho de 2016 (Acesso: 26/06/2016)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog