MEIO AMBIENTE


"ÁGUA-VIVA DO MAR VERMELHO É ENCONTRADA NO BRASIL"
"Exemplares da espécie Cassiopea andromeda foram achadas no canal Itajuru, no Rio de Janeiro"


Por: Lucas Alencar

"Uma espécie africana de água-viva foi avistada pela primeira vez no Brasil. Pesquisadores brasileiros confirmaram que animais da espécie Cassiopea andromeda, originária do Mar Vermelho, vivem no canal Itajuru, na cidade de Cabo Frio (RJ).
A espécie que homenageia duas personagens da mitologia grega, a rainha Cassiopeia e a princesa Andrômeda, tem suas peculiaridades. Ao contrário de outras espécies de água-viva, a Cassiopea andromeda não circula pelo mar e pode passar anos, às vezes até décadas, habitando um mesmo lugar.
Assim que encontram um lugar com as condições que consideram ideais - água calma, rasa, quente e transparente -, elas se acomodam de ponta-cabeça e por ali ficam o tempo que for preciso. Além de parasitar outros animais marinhos, esta espécie de água-viva golpeia o fundo do oceano para levantar nuvens de pequenos de pequenos petiscos para saciar sua fome.

Confira alguns membros da espécie se movimentando no fundo do mar no vídeo abaixo:


De acordo com André Carrara Morandini, chefe do Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências (IB) e principal autor do artigo que revelou a presença da Cassiopea andromeda no Brasil, a comunidade científica brasileira não acreditava que havia exemplares da espécie no país, já que eles preferem águas claras e que permitam a passagem da luz do sol, como a dos mares do Caribe, afirmou o pesquisador em entrevista à Agência FAPESP.
Ainda segundo o professor, a descoberta foi motivada por uma foto que ele recebeu e mostrava uma população de águas-vivas do gênero Cassiopea, em Cabo Frio. Ainda incrédulo, o professor viajou com uma equipe de pesquisadores ao local e não só comprovou que a espécie estava lá, como provou, por meio de análises genéticas, que se tratava da medusa Cassiopea andromeda.
O modo como chegou a espécie chegou ao Brasil ainda é um mistério. No artigo, o professor sugere que a Cassiopea andromeda teria vindo para as Américas na era das grandes navegações e, inicialmente, se instalado entre a Flórida e Caribe. Em algum momento, a espécie aproveitou o intenso movimento de embarcações que navegam pelo continente e teria chegado ao litoral sul-americano."

*Com supervisão de Nathan Fernandes

Matéria retirada do site GALILEU, 10 de maio de 2016 (Acesso: 26/06/2016)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog