NACIONAL



"PREFEITURA VAI RECONSTRUIR CICLOVIA QUE DESABOU NO RIO"


"A Prefeitura do Rio decidiu reconstruir a ciclovia da avenida Niemeyer, que desabou em abril, matando duas pessoas. A estimativa é que a obra seja concluída em agosto, mês da Olimpíada na cidade.
Os três pilares do trecho do acidente serão reconstruídos com reforço. Outros dois também sofrerão intervenções de segurança.
Mas o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), afirmou que a reabertura completa da ciclovia depende da conclusão do estudo da Coppe/UFRJ e do INPH (Instituto Nacional de Pesquisa Hidroviárias) sobre a estrutura do restante da estrutura entre São Conrado e a favela do Vidigal. Não há garantia de que ela será reaberta a tempo para os Jogos Olímpicos - que ocorrem entre 5 e 21 de agosto.
'Vamos estudar [toda a ciclovia]. A princípio nenhum outro trecho tinha o risco daquele [que desabou]. Mas só será aberto com o batimento [estudo em toda a ciclovia]. Meu desejo sempre foi reabrir para a Olimpíada. Seria muito triste ter aquele acidente marcado. E em paralelo a isso, não permitir que os turistas que forem nos visitar desfrutem de uma ciclovia tão bonita', disse Paes."


"A obra ficará a cargo do consórcio Contemat/Concrejato, o mesmo que construiu a ciclovia e responsável pelo projeto executivo considerado falho pelo município.
'A obra foi feita por ele. É responsabilidade dele concluí-la sem ônus adicionais para o município', declarou o prefeito.
O novo projeto executivo foi elaborado em conjunto pela Coppe/UFRJ, INPH, prefeitura e o consórcio Contemat/Concrejato.
O estudo sobre o acidente já havia identificado que a estrutura da ciclovia deveria ser 12 vezes mais resistente para suportar a força das ondas."


"A empresa ainda tem 10% do contrato de R$ 44 milhões a receber. O valor ficará retido até a reconstrução do trecho.
A prefeitura vai comprar duas boias para monitorar ondas - duas já fazem o serviço. A ciclovia também vai contar, quando reaberta, com um sistema de alerta. Ela será fechada em caso de ondas fortes."

Notícia retirada do site FOLHA DE S. PAULO, 13 de junho de 2016 (Acesso: 13/06/2016)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog