CONHECIMENTO CEREBRAL:
NA MENTE DA DEPRESSÃO
"O MAL DO MILÊNIO"

A partir de agora, apresentaremos uma nova série de matérias chamada Conhecimento Cerebral: Na mente da Depressão - "O Mal do Milênio", cujo objetivo é reunir algumas valiosas informações sobre esse assunto que habita a humanidade desde seu surgimento, mas que ainda, para grande parte da população mundial, é um tabu. 
Mesmo que você considere um assunto irrelevante, acredite, você já teve ou terá pelo menos uma vez na vida, algum sintoma dessa enigmática doença da mente humana. Isso é confirmado por milhares de especialistas do mundo inteiro, que estudam e reestudam o comportamento do cérebro. Para ressaltar somente um, o psiquiatra, escritor e psicoterapeuta brasileiro Augusto Cury, já a descreveu e confirmou em pelo menos, boa parte de seus livros. Segundo ele, não adianta fugir, porque uma hora, a depressão chega, seja ela invisível ou visível. Ao longo desse Dossiê que separamos sobre a depressão, iremos nos aprofundar um pouco, nos ensinamentos deste estudioso da mente, inclusive citando algumas de suas obras que detalham profundamente, vários conceitos sobre a mente humana.
E prudente falar que, muitos desconhecem, mas o Dr. Augusto Cury confirmou que já teve depressão. E uma de suas frases marcantes, descreve que: "(...) a pessoa com depressão que decide acabar com sua vida, não deseja necessariamente fazer isto. Ela quer somente, acabar com seu sofrimento, que se tornou profundo e insustentável, e de quem ama e que, de alguma forma, sofre tanto quanto ela". Para mim, autora do blogger que você está lendo e acompanhando, isso é necessariamente, é uma verdade plena e absoluta. Sofri com depressão, e somente quando passei por este transtorno, soube o quanto ele pode ser um tremendo obstáculo para sobreviver e continuar a vida. Assim como eu, e milhares de outras pessoas, a depressão não tem cor, raça, gênero, idade, nacionalidade e nem escolhe a quem atacar. Todos estamos sujeitos, de alguma forma, a tê-la em vida. A forma de tratá-la, bem, isso é uma outra história...
Vale ressaltar também que, a depressão por estar presente na maioria das famílias, ainda é desconhecida e guarda surpresas nada agradáveis. Algumas das perguntas mais frequentes como: Dá para conviver com a depressão? Ela mata? Por que mesmo no século 21 ela é tão desconhecida e perigosa?, serão respondidas ao longo das publicações.
Ainda falaremos sobre outros importantes nomes como Howard GardnerDaniel GolemanRené Descartes, entre outros importantes nomes que contribuíram para o conhecimento até aqui.
Sem mais delongas, nós do Conhecimento Cerebral desejamos a todos uma boa leitura e que aproveitem as informações aqui apresentadas.

Lilian Capitanio


CADEIA DE SINAIS
A depressão causa inúmeros sintomas - tanto físicos quanto psicológicos - ligados entre si. Descubra como eles atingem o corpo e influenciam no comportamento dos pacientes



Engana-se quem pensa que o único sintoma da depressão é a sensação constante de tristeza. Esse sentimento é, segundo os especialistas, uma das principais manifestações da doença mas, assim como outras patologias, há diversos traços que indicam o quadro depressivo.
Isso não significa, entretanto, que todos os pacientes vão apresentar, necessariamente, todos esses pontos. 'É por isso que observamos tanta variedade de ocorrências clínicas de pacientes com depressão. Porém, uma das manifestações comuns à maioria das doenças depressivas é a existência de um transtorno psiquiátrico acompanhado de outros sintomas', observa o psiquiatra Rodrigo Pessanha.
Além de uma variedade de sintomas, Rodrigo lembra que a depressão pode desencadear outros problemas de saúde. 'Apesar de sabermos que trata-se de uma doença da mente, é possível também dizer que é uma doença do cérebro e que afeta o organismo como um todo', avalia. Entre os reflexos que um quadro depressivo pode causar no corpo, estão as alterações cardiovasculares, endócrino-metabólicas e no sistema imunológico - sendo que nenhuma dessas alterações é específica da depressão.


PERDA DE VITALIDADE: Um dos primeiros sintomas a surgir no paciente depressivo é a queda no vigor físico e mental. A sensação de fadiga e a falta de motivação e de prazer em realizar atividades cotidianas costumam preceder o fenômeno mais típico da doença, que é a...
...PROFUNDA TRISTEZA: A ligação entre a doença depressão e o sentimento de tristeza é tão forte que, frequentemente, uma chega a ser confundida com a outra. "A tristeza passageira faz parte da vida, e não se pode nem de deve evitá-la", lembra a psicanalista Júlia Bárány. Mas, se o abatimento for constante, é sinal que precisa ser melhor avaliado. "Ela mina a nossa capacidade de reagir à vida, afetando o funcionamento saudável do nosso corpo e da nossa psique", completa. Além disso, a sensação de melancolia pode levar a frequentes crises de choro e a...
...DISTÚRBIOS DO SONO E ALIMENTAR: Quem nunca passou uma noite em claro pensando nos problemas da vida? Ou devorou um pote de sorvete após uma decepção? O que talvez seja um alívio para quem está passando apenas por um momento delicado pode ser um tormento na vida da pessoa depressiva, já que tais atitudes tornam-se constantes. Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) mostrou que 80% dos pacientes apresentam mudanças de hábito noturno. E o mais incrível: destes, quase 25% se queixaram de sonolência excessiva, contrariando a ideia de "sono perdido". Isso desencadeia uma série de distúrbios, como a ansiedade e a dificuldade de concentração, atenção e fixação de memória. Além do sono, o apetite também pode ser alterado - havendo falta ou excesso desse - culminando em, respectivamente, perda e ganho de peso. Essa queda na qualidade de vida pode desencadear uma...
...BAIXA AUTOESTIMA: A autoestima é a imagem valorativa que cada indivíduo tem de si próprio. Na depressão, essa noção é atingida no aspecto que mais incomoda a pessoa. O resultado pode ser a perda de interesse na vida e a incapacidade de expressar sentimentos positivos e, até mesmo, de ter prazer. Além disso, o baixo-astral leva o paciente a um profundo desânimo e ao consequente...
...ISOLAMENTO SOCIAL: Frequentemente, o afastamento é usado como uma defesa por quem enfrenta a depressão. Mas essa proteção, quando não administrada, pode virar um pesadelo no combate à doença. "Ela gera efeitos que se retroalimentam: ao se isolar, a pessoa se sente só. Ao se sentir só, ela se sente rejeitada, menosprezada ou desvalorizada, o que faz com que se isole mais ainda, aumentando a sensação de menos-valia", adverte o psicólogo Bayard Galvão. Em alguns casos, essa solidão pode levar ao...
...PENSAMENTO SUICIDA: De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 100 pessoas com depressão, 15 tentam, de alguma forma, tirar a própria vida. Um número muito alto, visto a abrangência da doença na sociedade atual. Para a psicanalista Júlia Bárány, a saída é estar sempre ao lado do paciente, se colocando a serviço, e nunca julgar ou recriminar o estado dele. "As pessoas ao redor de um deprimido precisam se sensibilizar e procurar tirá-lo desse poço. Uma atitude afetuosa sempre tem um bom efeito num ser humano", lembra.
DORES DE CABEÇA: Algumas dores - como as de cabeça, lombar e muscular - podem ser derivadas do quadro depressivo, já que o paciente apresenta uma queda no nível de serotonina e noradrenalina, causando alteração mo sistema nervoso. Consequentemente, sua sensibilidade acaba sendo alterada, influenciando a sensação de incômodo. "Existem estudos que mostram que os circuitos e as áreas cerebrais envolvidos na depressão podem ter zonas de coincidência com os ligados à percepção da dor. Isso pode explicar porque existe essa sensação dolorosa aumentada", analisa o psiquiatra Rodrigo Pessanha. Incômodos estomacais e no peito também são comuns em pacientes deprimidos.
DESCONFORTOS INTESTINAIS: Pode parecer estranho, mas a relação entre depressão e intestino é mais próxima do que imagina. Isso porque cerca de 90% da serotonina do corpo é produzida na região gastrointestinal. Ou seja, uma queda na produção do neurotransmissor tem efeito direto no funcionamento  do órgão, podendo levar, inclusive, ao surgimento da síndrome do intestino irritável.
SISTEMA IMUNOLÓGICO FRAGILIZADO: Pacientes com depressão são mais suscetíveis a doenças e infecções. Isso acontece porque o transtorno enfraquece o sistema imunológico, deixando caminho livre para algumas ameaças ao organismo. "A pessoa pode sentir qualquer desconforto, desde dores no corpo até um adoecimento considerado mais grave", aponta a psicóloga Valéria Lopes da Silva.

CONSULTORIAS: Bayard Galvão, psicólogo; Júlio Bárány, psicanalista; Rodrigo Pessanha, psiquiatra; Valéria Lopes da Silva, psicóloga e professora do curso de psicologia da Faculdade Anhanguera de Anápolis (GO).

A matéria acima foi retirada da revista SEGREDOS DA MENTE - CÉREBRO E DEPRESSÃO - Ano 1 - nº 1, págs. 11, 12 e 13. Direitos autorais reservados à Editora Alto Astral.




ASSISTA TAMBÉM


Após a leitura de mais uma matéria da série Conhecimento Cerebral Na Mente da Depressão - O Mal do Milênio, selecionamos mais um vídeo para você complementar seu conhecimento sobre o assunto. Desta vez, o vídeo feito pelo canal Manual do Homem Moderno, do YouTube, traz um debate para explicar quais são os principais sintomas da depressão. Lembramos que o idioma é o português.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog