VIOLÊNCIA


"EXPLOSÃO MARCA 4º ATAQUE NA ALEMANHA EM UMA SEMANA"
"Em duas ações separadas no domingo, sírios que pediram refúgio no país foram responsáveis por duas mortes"


"Em Ansbach, a morte foi do autor do ataque; em Reutlingen, homem matou uma mulher e feriu dois com facão.
Na noite de domingo (24), um homem detonou explosivos que levava em uma mochila em um bar próximo a um festival de música em Ansbach, na Alemanha. A única morte registrada foi a sua, mas ao menos 12 pessoas ficaram feridas - três com gravidade, segundo as autoridades locais.
Horas antes, em Reutlingen (sul), um homem matou uma mulher e feriu outras duas pessoas com um facão, numa ação que, segundo investigadores, não tem indícios de ligação com terrorismo.
Com os dois violentos episódios de domingo, a Alemanha registra quatro ataques contra civis no país em menos de uma semana.
Ao menos um deles foi colocado como possível ataque terrorista: o do dia 18, em que um afegão de 17 anos armado com um machado e uma faca feriu quatro pessoas em um trem na cidade de Wurzburg, na Bavária. O ataque foi reivindicado no dia seguinte pelo Estado Islâmico.
Segundo o ministro do Interior da Bavária, Joachim Herrmann, o autor do ataque em Ansbach era um sírio de 27 anos que teve seu pedido de refúgio negado no país há um ano. Ele, contudo, teria sido autorizado pelo governo a permanecer no país devido à situação na Síria.
O autor do outro ataque de domingo, que foi detido, também foi identificado como um sírio de 21 anos que havia solicitado refúgio no país. O adolescente afegão autor do primeiro ataque estava na mesma situação. Ele foi morto por policias.
No caso de Ansbach, o ministro disse não saber se o sírio queria se suicidar ou se tinha a intensão de matar outras pessoas. O homem, que não teve seu nome divulgado até a conclusão desta edição, teria um histórico de tentativas de suicídio.
Herrmann, no entanto, afirmou que os explosivos carregados pelo sírio poderiam ter matado um número alto de pessoas.
A autoridade disse que o homem chegou a tentar entrar no festival de música a céu aberto, com cerca de 2.500 pessoas, mas foi barrado e seguiu para o bar, onde ocorreu a explosão. O festival foi suspenso logo após o ataque.
Para o ministério público local, porém, ligações com terrorismo seriam 'simplesmente especulações' neste momento."


"FACÃO"

"No ataque da tarde deste domingo em Reutlingen, um sírio de 21 anos discutiu com uma mulher do lado de fora de uma kebaberia na rodoviária da cidade antes de matá-la com um facão.
A vítima seria funcionária do restaurante. Ao tentar fugir, ele ainda feriu um homem e uma mulher, e foi preso.
O sírio teria se envolvido em incidentes menores, 'causando ferimentos a outras pessoas', e aparentemente agiu sozinho neste domingo. Segundo os investigadores, não há indicações de que esta ação tenha ligação com terrorismo.
Os ataques de domingo ocorreram na sequência do de Munique na última sexta (22), onde o alemão-iraniano Ali David Sonboly, 18, matou nove pessoas num shopping e depois se suicidou.
Neste domingo, a polícia alemã informou que Sonboly preparou o ataque durante um ano. A polícia considera que o atirador tenha sido influenciado pelo massacre de Winnenden, em março de 2009, quando um jovem de 17 anos matou 15 pessoas. Ele havia visitado a cidade há um ano e tirado fotos.
Um afegão de 16 anos foi detido por suspeita de ligação com o caso de domingo."


Notícia retirada do jornal FOLHA DE S. PAULO - EDIÇÃO DIGITAL - Ano 95 - Edição 31.890, pág. A11. Mundo. Segunda-feira, 25 de julho de 2016 (Acesso: 25/07/2016)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog