SAÚDE


"O DRAMA DA ATLETA PARALÍMPICA QUE PLANEJA EUTANÁSIA"
"A medalhista belga Marieke Vervoot, uma das favoritas nas provas de atletismo dos Jogos Paralímpicos do Rio, sofre de uma doença degenerativa na coluna"


"A medalhista Marieke Vervoot é uma das atletas favoritas nas provas de atletismo nos Jogos Paralímpicos do Rio. Depois de competir, contudo, Marieke, de 37 anos, planeja voltar à Bélgica, seu país de origem, e entrar com um pedido de eutanásia. Lá, a prática é autorizada desde 2002 a doentes incuráveis que enfrentam sofrimento físico e psíquico e requer o consentimento por escrito de três médicos.
Marieke sofre de uma doença degenerativa incurável na coluna vertebral. Aos 14 anos, ela perdeu a capacidade de caminhar e passou a se locomover por cadeira de rodas."


"Todo mundo me vê sorrindo com minha medalha de ouro, mas ninguém vê o lado escuro. Sofro muito e, às vezes, durmo apenas 10 minutos por noite. O Rio é meu último desejo', disse, em entrevista ao jornal francês Le Parisien. Além das noites insones, ela relata sentir muitas dores e também desmaia com frequência.
Em 2007, iniciou a prática de basquete adaptado e depois se dedicou a triatlo, esporte composto por natação, ciclismo e corrida. Um ano depois, porém, a condição de Marieke piorou e ela decidiu investir no atletismo. Nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, ganhou ouro na disputa dos 100 metros e prata nos 200 metros. Na Paralímpica do Rio, ela irá competir nas provas de 100 e 400 metros rasos em cadeira de rodas.
As informações são do jornal britânico Daily Mail."

Notícia retirada do site VEJA.com, 07 de setembro de 2016 (Acesso: 07/09/2016)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog