SAÚDE


"NEUROCIENTISTAS CRIAM PLAYLIST CAPAZ DE DIMINUIR A ANSIEDADE"
"Acredite se puder, uma pesquisa britânica indica que certas músicas podem diminuir a ansiedade em até 65%. E tem até Adele na lista!"


Por: Júlia Warken

"Se você é do tipo que está sempre com os fones no ouvido, certamente sabe o quanto certas músicas podem mudar o nosso humor. E a neurociência comprova isso! Um recente estudo realizado pela britânica Mindlab - organização focada em estudos recentes ao impacto que a comunicação exerce sobre o nosso cérebro - montou uma playlist sob medida para quem busca combater a ansiedade.
Para eleger as 10 músicas, cientistas analisaram um grupo de voluntários enquanto eles realizaram tarefas de lógica o mais rápido possível. Tais atividades foram elaboradas para induzir certos níveis de stress e as pessoas analisadas escutavam a uma série de músicas enquanto tentavam resolvê-las. Através de uma série de sensores, os cientistas puderam medir a atividade cerebral de cada voluntário, além de obter informações fisiológicas como batimentos cardíacos, pressão sanguínea e o ritmo de respiração.
A música que encabeça o ranking é Weightless, do grupo Marconi Union. Não por acaso, essa faixa foi composta em parceria com a British Academy of Sound Therapy, justamente para proporcionar relaxamento. Segundo o estudo realizado pela Mindlab, o som de Weightless é capaz de reduzir a ansiedade em até 65%. Propositalmente, 'weightless' em inglês significa 'sem peso, muito leve'.
O Marconi Union é focado em música ambiental e realiza estudos para compor suas músicas, mas a playlist da pesquisa também inclui canções bem menos engenhosas. Até Adele entrou no ranking, com o hit Someone Like You.

Confira aqui as 10 faixas que, segundo a ciência, podem diminuir sua ansiedade:

1. Weightless (Marconi Union):


2. Electra (Airstream):


3. Mellomaniac - Chill Out Mix (DJ Shah):


4. Watermark (Enya):


5. Strawberry Swing (Coldplay):


6. Please Don´t Go (Barcelona):


7. Pure Shores (All Saints):


8. Someone Like You (Adele): 


9. Canzonetta Sull'aria (Mozart):


10. We Can Fly (Café Del Mar):


Matéria retirada do site MDEMULHER, 07 de novembro de 2016 (Acesso: 07/11/2016)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog