MUNDO ESTRANHO: RETRATO FALADO

MUNDO ESTRANHO: RETRATO FALADO, são histórias que movidas a comportamentos estranhos, despertam curiosidade sobre o fim de seus protagonistas. Por isso, o Conhecimento Cerebral traz em parceria com a revista Mundo Estranho, para que elas também despertem a sua curiosidade. Produzido por Tiago Cordeiro (texto), Julio Brilha (ilustra), Yasmin Ayumi (design), e Felipe van Deursen (edição). Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores e ao site da revista.

O HOMEM DE GELO
Richard Kuklinski era famoso pelo tamanho (quase 2 m de altura) e pelo hábito de congelar as vítimas para dificultar as investigações


FICHA CRIMINAL

NOME: Richard Kuklinski (1935-2006)
LOCAL DE ATUAÇÃO: Nova Jersey e Nova York (EUA)
MORTES: Mais de 100

1: Nascido em Nova Jersey, Richard apanhava pra valer do pai, o imigrante polonês Stanley Kuklinski. Sua mãe, a filha de imigrantes irlandeses Anna, também batia nos filhos e dava apoio ao marido, mesmo quando ele matou Florian, primogênito do casal. Os pais de Richard disseram à polícia que o irmão dele morreu ao cair da escada.

2: Criado como católico, Richard até foi coroinha, mas, nas horas vagas, se divertia torturando gatos. Aos 13 anos, cometeu seu primeiro assassinato: estrangulou um garoto chamado Charley Lane, que fazia parte de uma gangue de rua da vizinhança. Richard arrancou a camiseta dele e a usou para estrangulá-lo.

3: Richard se tornou um homem de 1,96 m e 122 kg. O tamanho o ajudou a conseguir um emprego carregando peso em um armazém. Nessa época, com 15 anos, ele conheceu Bárbara Pedrici, com quem se casaria. Barbara se lembraria depois de um incidente assustador: na juventude, durante uma discussão, ele teria cortado o pescoço dela com uma faca e avisado: 'Entenda a lição: nunca me abandone'.

4: Com cerca de 17 anos, ele entrou em contato com a máfia e virou matador de aluguel da família DeCavalcante, de Nova Jersey, e das Cinco Famílias de Nova York, que comandavam o crime na cidade. Richard participou de ações de lavagem de dinheiro e sequestro. Ele chamava a atenção por não beber, não jogar nem sair com prostitutas.

5: Os vizinhos do subúrbio de Nova Jersey onde os Kuklinski moravam achavam que Richard era um comerciante bem sucedido. Barbara dizia que ele era um bom provedor e um homem carinhoso - apesar de ele ter quebrado seu nariz várias vezes e tentado atropelá-la em mais de uma ocasião. Mesmo assim, Richard era um pai carinhoso com os três filhos.

6: Richard, certa vez, teria sido testado pelo mafioso Roy DeMeo: ele o levou para uma rua aleatória e apontou para um senhor que caminhou até o homem e o executou com um tiro pelas costas, sem hesitação. DeMeo e os outros capos da máfia gostavam desse sangue-frio e do comportamento discreto do matador.

7: Richard esfaqueava e estrangulava as vítimas. Ele lançou vários corpos no Rio Hudson, mas muitas vezes largava os defuntos onde os matava. Também podia incendiá-los em pneus em chamas ou bater neles até matar (o que fazia para manter a forma, dizia). Richard tinha o hábito de arrancar dentes e ponta de dedos (muitas vezes antes de matar) para dificultar a identificação do corpo.

8: Outros métodos de eliminação: explodir carros ou jogá-los de ré contra postes, com a vítima no porta-malas. Certa vez, ele teria deixado a pessoa desacordada em um buraco com ratos por dias, com um câmera ligada. Ao voltar, encontrou só ossos e a fita com o registro. Richard também congelava vítimas em freezers industriais. Daí veio o apelido Homem de Gelo.

9: Nos anos 70 e 80, trabalhando para a família Gambino, Richard participou ativamente do comércio de fitas VHS ilegais de pornografia - produções reais em que mafiosos usavam garotas viciadas para fazer cenas hardcore que iam muito além dos pornôs tradicionais. Richard chegou a dirigir algumas cenas e a acompanhar de perto muitas gravações.

10: O assassino acabou preso em 1986 e condenado a duas prisões perpétuas pela morte de cinco pessoas (mas possivelmente matou muito mais que isso). De dentro da cela, Richard concedeu várias entrevistas. As declarações geraram lendas, como a de que Jimmy Hoffa, sindicalista desaparecido nos anos 1970, teria sido queimado num tonel e misturado a metal reciclado que seria usado para fazer carros no Japão.

QUE FIM LEVOU? Ele morreu na prisão, aos 70 anos, de causas naturais. Suas entrevistas renderam livros e filmes - um deles com Winona Ryder no papel de Barbara.


MUNDO ESTRANHO: RETRATO FALADO foi retirado da revista MUNDO ESTRANHO - Edição 192, págs. 6 e 7. Março de 2017. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente à revista MUNDO ESTRANHO e a Editora Abril.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog