SOCIEDADE


"MINISTRO DA JUSTIÇA MANDA POLÍCIA FEDERAL INVESTIGAR JOGO DA BALEIA AZUL"


"O ministro da Justiça, Omar Serraglio, determinou nesta quarta-feira (26) que Polícia Federal investigue o jogo Baleia Azul, que circula em redes sociais. O desafio consiste em uma série de tarefas, que culminam na tentativa de suicídio.
O pedido, que já havia sido realizado informalmente, foi formalizado à PF nesta semana. A decisão ocorreu após o tema ter sido tratado em reunião com parlamentares e o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PMN).
Nos últimos meses, o jogo tem sido relacionado ao registro de ocorrências de lesão corporal, automutilação e morte de adolescentes, segundo o Ministério da Justiça. Ao menos três mortes suspeitas de relação com o jogo são investigadas em Belo Horizonte, Pará de Minas (MG) e Arcoverde (PE).
A suspeita de ligação com o jogo também é investigada no Rio de Janeiro, Mato Grosso e Paraíba, conforme a FOLHA noticiou. Parlamentares, porém, alegaram na reunião terem informações e relatos de vítimas em outros Estados, como Maranhão e Amazonas.
Em alguns dos Estados onde o jogo é investigado, a polícia já tem indícios de pessoas que podem estar por trás dos desafios. A investigação, porém, é mantida em sigilo. Instigar ao suicídio é crime, com pena de um a três anos se a instigação resultar em lesão corporal grave.
Pessoas que precisam de apoio podem acessar o CVV (Centro de Valorização da Vida), por meio do telefone 144. O centro também disponibiliza contato por e-mail, chat ou Skype 24 horas por dia."


"TELEFONES E SITES DE AJUDA"

"Centro de Valorização da Vida (CVV): 141
Também é possível entrar em contato e receber apoio emocional do CVV via internet, a partir de email, chat e Skype 24 horas por dia."

Notícia retirada do site FOLHA DE S. PAULO, 26 de abril de 2017 (Acesso: 26/04/2017)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog