TECNOLOGIA


"UBER SE ALIA À EMBRAER PARA OFERECER CORRIDA AÉREA"
"Empresa planeja colocar serviço em operação comercial até 2023"


Por: "Financial Times"

"A Uber está olhando para o céu, e planeja testar táxis voadores, depois dos tropeços causados por uma série de problemas de gestão.
O serviço de carros diz que até 2020 demonstra925rá veículos voadores em Dubai e na área de Dallas-Fort Worth (Texas) e que iniciará operações comerciais com eles até 2023. A empresa está formando parcerias com fabricantes de aviões, entre os quais a Embraer, para tornar a ideia realidade.
'A aviação urbana é o próximo passo natural para a Uber', disse Jeff Holden, vice-presidente de produtos da companhia. 'Estamos trabalhando para tornar realidade o conceito de apertar um botão e chamar um voo'.
A apresentação do programa pela Uber, nesta terça (25), em Dallas, representa uma distração oportuna para a companhia de transportes, avaliada em US$ 62,5 bilhões, cujos problemas de gestão resultaram na saída de diversos executivos importantes.
Travis Kalanick, presidente-executivo da Uber, prometeu mudar seu estilo de liderança e contratar um vice-presidente de operações, depois de reveses que incluem acusações de assédio sexual, violação de regras da Apple e uma discussão com um motorista do serviço.
Diferentemente do projeto de carros autônomos, no qual a Uber investiu centenas de milhões de dólares para desenvolver tecnologia dentro da companhia, no desenvolvimento de carros voadores a empresa pretende trabalhar em contato com parceiros.
As aeronaves, conhecidas como veículos de decolagem e pouso vertical, serão elétricas e não necessitarão de pistas. Os veículos contarão com múltiplos rotores pequenos e asas fixas, o que os tornará mais silenciosos e eficientes.
O serviço da Uber enfrenta concorrência de serviços existentes de helicópteros, como o Blade, que opera por meio de apps e cujas corridas são mais caras do que as planejadas pelo novo empreendimento, mas que desfruta do benefício de um histórico estabelecido."

"PILOTO AUTOMÁTICO"

"Ainda que pilotos humanos devam ser empregados inicialmente para controlar os veículos, no futuro eles devem operar automaticamente, o que ajudará a reduzir o custo e equipará-lo ao de uma corrida no serviço UberX.
Entre os parceiros da Uber estão a Embraer, do Brasil, terceira maior fabricante mundial de jatos de passageiros: a Aurora Flight Sciences, da Virgínia, fabricante de aeronaves de drones; e a Pipistrel, fabricante de aviões de pequeno porte na Eslovênia.
A Uber mencionou inicialmente suas ambições quanto a carros voadores em um estudo estratégico publicado em outubro que descrevia a Uber Elevate, um sistema de veículos elétricos com alcance de até 160 km e capazes de carregar vários passageiros.
Em fevereiro, a Uber contratou Mark Moore, veterano da Nasa, para comandar o programa. Ainda que a empresa tenha se envolvido em diversos conflitos com as autoridades regulatórias quanto aos seus programas terrestres, ela parece ter obtido licenças para testes iniciais de seu projeto aéreo em Dallas-Fort Worth e em Dubai.
A construção de quatro plataformas de pouso, ou 'vertiportos', será iniciada no ano que vem na área de Dallas-Fort Worth.
Desenvolver o sistema vai requerer cooperação estreita com empresas de imóveis e fabricantes de aviões. A empresa anunciou que seu papel para servir como 'cola' entre os parceiros e fornecer os passageiros para a rede de carros voadores.
Carros voadores são um sonho para o Vale do Silício há décadas, e os últimos 12 meses viram uma sucessão de investimentos. Os concorrentes incluem a Kitty Hawk, que tem apoio de Larry Page, cofundador do Google."

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Notícia retirada do jornal FOLHA DE S. PAULO - EDIÇÃO DIGITAL - ANO 97 - Nº 32.165, pág. A19. MERCADO. 26 de abril de 2017, quarta-feira. (Acesso: 26/04/2017)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog