DOSSIÊ ANSIEDADE:
DE ONDE ELA VEM. PARA QUE SERVE. E COMO SE LIVRAR DESSE SUFOCO.
- "O MAL DO SÉCULO" -

Você já teve ou tem ansiedade? Certamente sua resposta foi sim. E não dá para não dizer que, a ansiedade virou o tema para muita coisa, desde notícias a matérias de jornais e revistas, está na televisão e no rádio, é assunto de livros e trabalhos nas faculdades, e até mesmo, Best-seller. Se você ainda não está convencido da veracidade desse mal, que pode ser tão benéfico, quando nos ajuda a se proteger de acidentes ou algo perigoso, mas também pode atormentar, com fobias das mais variadas e claro, pensamentos negativos que podem atrapalhar em qualquer momento. Para muitos, confundida com a depressão, por ter muito em comum. A ansiedade ainda é um dilema para muitos que convivem com ela diariamente. Mas já há inúmeros tratamentos para que possa ser amenizada, e seus sintomas, menos nocivos. Por isso, é importante procurar ajuda quando for preciso. Psicólogos, terapeutas e psiquiatras com certeza irão ajudar muito e da forma correta, a enfrentá-la e tratá-la. E é por isso que, à partir de agora, conheça o DOSSIÊ ANSIEDADE: DE ONDE ELA VEM. PARA QUE SERVE. E COMO SE LIVRAR DESSE SUFOCO. - "O MAL DO SÉCULO" -, que reúne preciosas informações e dicas, para levar mais conhecimento a sua vida e assim, te ajudar a enfrentar seus medos e claro, a ansiedade. 

1. ORIGENS: A HISTÓRIA DA ANSIEDADE É A NOSSA PRÓPRIA HISTÓRIA - FOI O MECANISMO QUE GARANTIU A SOBREVIVÊNCIA DO HOMEM. POR ISSO É TÃO DIFÍCIL IGNORAR ESSA SENSAÇÃO.


"DARWIN PARA ANSIOSOS"


"Operadores da bolsa de Wall Street sorriem. Um bebê que nasceu cego, idem. Aborígenes também. Para manifestar alegria, relaxamento ou afeição, o sorriso tem a mesma função para todos eles. Boa parte das expressões faciais que fazemos ao longo da vida são inatas, ou seja, não foram aprendidas. No livro A Expressão das Emoções no Homem e nos Animais, Charles Darwin compara as diferentes formas de exprimir sentimentos e sensações - e seu valor adaptativo. A ansiedade é um deles - uma resposta fisiológica à antecipação dos perigos. Uma zebra sofre de stress enquanto é perseguida por um leão. Mas, assim que consegue se safar, o stress também acaba. Já os humanos vivem permanentemente sob alerta. 'Nós temos a mesma resposta de stress para coisas puramente psicológicas; pensamos sobre a camada de ozônio, os impostos que teremos que pagar. A diferença aqui é que não temos esse stress por uma razão fisiológica real - e ficamos estressados sem parar', diz Robert Sapolsky, neurocientista professor em Stanford.
Mas, se a origem e a manutenção da ansiedade é adaptativa, como sugere Darwin, é possível que os transtornos possam ser resolvidos via terapias genéticas. Há dez anos, uma pesquisa de cientistas americanos e alemães publicada na revista Behavioral Neuroscience, da Associação de Psicologia Americana, identificou uma variação genética que pode estar ligada à ansiedade. As variações acontecem no gene COMT, que quebra a molécula de dopamina, e são chamados Val158 e Met158. Metade da população possui uma cópia de cada variação. O resto da população traz duas cópias da Val158 ou duas cópias da Met158. A pesquisa atestou que quem tinha as duas cópias da Met158 era mais propenso à ansiedade.
A variação Met158 pode estar associada a níveis maiores de dopamina na região pré-frontal do córtex cerebral - os portadores não conseguem se desligar de algo que produz uma determinada emoção, mesmo que se trate de uma emoção ruim. Uma outra pesquisa, de 2010, entre alunos da National Taiwan Normal University, em Talpei, identificou que quem possuía duas cópias da Met158 tinha melhor memória e maior QI verbal. Outros estudos indicam que são pessoas mais criativas e com maior compreensão de leitura. Porém, lidam mal com stress e dor, são mais impulsivas e com mais tendência à depressão. Para os pesquisadores, essa pode ser a chave para 'receitar a dose certa da droga certa, relativa a uma composição genética, para tratar transtornos de ansiedade'. (Clarissa Barreto)."


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog