CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA ALIMENTAÇÃO!


"6 USOS DO ÁCIDO FÓLICO"
"Indicada para quem quer engravidar ou já espera um bebê, esta vitamina tem papel importante na prevenção do câncer, da depressão e ainda preserva a saúde cerebral de todos"


Por: Bárbara Louise

"Você já deve ter ouvido falar nessa vitamina, principalmente se já engravidou ou esteve perto de alguma gestante. Mas o ácido fólico, ou folato, também conhecido como vitamina B9, não é indicado somente para quem espera um bebê, neste caso devido à sua propriedade de prevenir a malformação fetal. Na verdade, suas funções beneficiam a todos. E talvez a mais importante delas seja atuar no crescimento e na regeneração celulares. Isso porque o nutriente permite que o corpo execute funções essenciais como reparação e síntese do DNA, formação de células vermelhas do sangue e prevenção da anemia. E não para por aí. O ácido fólico é também conhecido por prevenir o Alzheimer e vários tipos de câncer, além de possuir 'importante ação cerebral, para o coração, o sistema imunológico, pele e unhas', fala a endocrinologista do Hospital Sírio-Libanês (SP), Ana Priscila Soggia."

"FONTES NATURAIS"

"E não é lá tão difícil de encontrá-lo por aí. Os vegetais de folhas escuras, como espinafre, couve-de-bruxelas, brócolis e alface romana, são os alimentos com maior concentração desse nutriente.
Apenas um prato grande de vegetais de folhas escuras pode fornecer quase toda a sua necessidade diária de ácido fólico: para adultos, 4 ug (microgramas). Cereais integrais, leguminosas (feijões, lentilha, ervilha, grão-de-bico), cogumelos, carnes e vísceras (fígado de galinha), beterraba, abacate, manga, laranja, tomate, melão, banana, ovo, sementes e nozes, levedo de cerveja e germe de trigo são alimentos ricos no nutriente."


"A nutróloga Tamara Mazaracki (RJ) explica que a lista das fontes naturais são variadas 'e devem fazer parte da dieta diária, assim não fica difícil conseguir um bom aporte da vitamina se o cardápio incluí-los'."


"EM EXCESSO FAZ MAL?"

"A nutróloga esclarece que 'o folato é uma vitamina solúvel em água e isso facilita a sua regulação pelo corpo: qualquer excesso será eliminado através da urina. Assim, uma overdose nunca ocorre com alimentação, mas pode ocorrer a partir de suplementos; ingerir uma doce excessiva de ácido fólico pode resultar em problemas digestivos, dor de estômago, náusea e reações cutâneas tipo urticária'.
E se houver uma ingestão exagerada do suplemento por um longo período, isso pode resultar em uma deficiência de vitamina B12, que seria 'mascarada' pelo folato, o que pode causar danos ao sistema nervoso e até anemia. O ideal é sempre associar o folato com uma fórmula completa contendo todos os elementos do complexo B. Veja a seguir as razões pelas quais você garantir o consumo dessa vitamina."


1: PROTEGE O CORAÇÃO
Conforme explica a nutróloga Tamara, o folato se combina com as vitaminas B6 e B12 formando uma coenzima que reduz os níveis de homocisteína, um aminoácido presente no organismo que, em excesso, afeta o aparelho cardiovascular (sistema circulatório e coração) de forma negativa, impedindo a reparação celular. Altos níveis de homocisteína levam ao endurecimento dos vasos, o que eleva a pressão arterial. Segundo dados do Instituto Nacional de Saúde dos EUA, a suplementação de vitamina B parece ter um efeito protetor contra o acidente vascular cerebral.


2: PREVINE A DEPRESSÃO
Pouco folato no organismo tem sido associado à depressão e pouca resposta aos antidepressivos. Embora o ácido fólico suplementar não venha sendo proposto como um substituto para a terapia antidepressiva tradicional, ele pode ser útil como tratamento coadjuvante. Segundo estudos realizados pelo Institute for Functional Medicine, na Flórida, mais de 40% dos casos de depressão são causados pela falta de folato no organismo. Ele age como cofator na produção de serotonina, um neurotransmissor que garante o bom humor. 'O folato é fundamental para a função cerebral adequada do adulto e desempenha um papel importante na capacidade cognitiva e na saúde mental e emocional', explica Tamara.

3: FORTALECE CABELOS, UNHAS E PELE
Todo o complexo B, incluindo o folato, tem papel importante na saúde de pele, unhas e cabelo. 'O folato ajuda no crescimento de unhas e cabelos, combate a acne e a dermatite, deixa pele com um brilho saudável e com a oleosidade controlada', enumera Tamara Mazaracki. Um estudo de 2013 publicado na revista Subcellular Biochemistry mostrou que o folato protege contra o câncer de pele causado pela radiação ultravioleta.


4: FAZ BEM AO CÉREBRO
Idosos costumam ter uma tendência à deficiência de folato e essa carência tem sido relacionada a demência e problemas cognitivos. A maioria dos estudos observacionais mostram associações positivas entre níveis elevados de homocisteína de mal de Alzheimer e demência. Alguns, mas não todos os estudos observacionais, também encontraram correlação entre baixa concentração de folato, função cognitiva prejudicada e maior risco de desenvolver demência e doença de Alzheimer. Um estudo de 2005 da Universidade da Califórnia (EUA) descobriu que quantidades adequadas de ácido fólico podem ajudar a prevenir o mal de Alzheimer. O estudo analisou 579 homens e mulheres (com mais de sessenta anos), e aqueles que consumiram regularmente a dose diária recomendada de 400 up (microgramas) de ácido fólico, através de alimentos e suplementos, tiveram redução superior a 50% no risco de desenvolver a doença.



5: AFASTA O CÂNCER
Segundo estudo publicado na revista científica Cancer, da Sociedade Americana de Câncer, suplementos de ácido fólico podem prevenir a progressão da doença. O estudo forneceu dados para apoiar a hipótese de que a insuficiência de ácido fólico seja um fator de risco para a ocorrência de tumores malignos. 'O folato é incorporado a coenzimas essenciais para uma variedade de reações no metabolismo de ácidos nucleicos e aminoácidos, tais como a síntese e reparação de DNA (o que evita a formação de células defeituosas que transformariam em uma célula maligna) e a conversão de homocisteína em metionina (seu excesso está ligado a problemas de saúde crônicos, tais como câncer e doenças cardiovasculares)', explica a nutróloga Tamara.


6: EVITA A MALFORMAÇÃO DOS FETOS
Há evidências de que 50% a 70% das malformações congênitas do tubo neural podem ser prevenidas por seu consumo na gestação. Este tubo é a estrutura que dará origem ao sistema nervoso central (SNC) do bebê, incluindo cérebro e coluna. Hoje, uma em mil crianças nasce com algum problema relacionado, e os mais comuns são espinha bífida (exposição dos nervos da medula espinhal) e anencefalia. A ingestão de 400 ug (microgramas) ao dia (suplementado), pode reduzir em até 75% o risco de má formação, o que previne, além de anencefalia, paralisia de membros inferiores, incontinência urinária e intestinal nos bebês e diferentes graus de retardo mental e dificuldades de aprendizagem escolar. 'Sem suplementação. a maior parte das gestantes irá apresentar carência da substância', explica a endocrinologista Ana."



A matéria acima foi retirada da revista VIVA SAÚDE - nº 151, págs. 32, 33, 34 e 35. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente à revista VIVA SAÚDE e a Editora Escala.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog