MUNDO ESTRANHO:
PERGUNTAS & RESPOSTAS

A partir de agora, o Conhecimento Cerebral traz em parceria com a revista Mundo Estranho, a série de matérias que despertará ainda mais sua curiosidade, resultando em mais conhecimento para você, chamada de MUNDO ESTRANHO: PERGUNTAS & RESPOSTAS. Para quem não sabe, essa revista traz mensalmente em suas publicações impressas, perguntas, que podem ser sugestão de seus leitores ou escolha dos editores, e a resposta para tal, de um jeito de dinâmico e explicativo. Por isso, resolvemos transformá-la em mais uma série de matérias para o blog. Preparado? Então, embarque você também neste mundo do conhecimento.


O QUE FOI O APARTHEID, NA ÁFRICA DO SUL?


Texto: Danilo César Cabral 
Ilustra: André Toma
Design: Daniela Tiemi
Edição: Marcel Nadale

1: Desde 1795, ingleses e holandeses se alternavam no controle da região que hoje é a África do Sul. A briga pela posse só terminou com as Guerras dos Bôeres (1880-1902), vencida pelo Reino Unido. O país reconheceu a independência da África do Sul em 31 de maio de 1910 e oficializou a soberania em 1931 - mas manteve leis que, informalmente, preservavam a segregação racial.

2: Em 1947, o Partido Nacional Sul-Africano venceu as eleições e, em 1948, consolidou a segregação com leis que limitavam os direitos da população negra e favoreciam a minoria branca (menos de 20% da população, na época). Nascia o Apartheid, a institucionalização do preconceito racial, garantindo só aos brancos um padrão de vida do nível das nações de Primeiro Mundo.

3: As leis afetavam todos os aspectos da vida dos negros. A partir de 1949, eles foram proibidos de casar ou fazer sexo com brancos. Em 1950, surgiu a obrigação de carregar uma identificação de seu grupo racial. Como as autoridades cometiam erros nas classificações, especialmente em relação aos mestiços, membros de uma mesma família chegaram a ser separados.

4: Até 1950, diversos assentamentos eram habitados por raças variadas. Mas, nesse ano, o Ato das Áreas de Grupo delimitou setores específicos para os negros - geralmente, nas zonas rurais, com pouca infraestrutura e saneamento. Essa lei também servia como desculpa quando o governo queria executar remoções forçadas - o que viria a se tornar frequente nos anos seguintes.

5: As vítimas do Apartheid estudavam em uma escola diferente da dos brancos, com conteúdo planejado para mantê-los na classe trabalhadora. Frequentar universidades era proibido. E, a partir de 1953, vários outros ambientes passaram a ser demarcados como "somente para brancos", como áreas municipais, bancos de praças, ônibus, restaurantes e hospitais.

6: Grupos de resistência ao Apartheid começaram a surgir desde 1949 e sempre foram enfrentados com violência pelas autoridades. Em 21 de março de 1960, em um protesto em Shapeville, 69 manifestantes foram mortos pela polícia. Nos dias seguintes, o governo declarou estado de emergência. Cerca de 18 mil pessoas foram detidas e os grupos de resistência, desmantelados.

7: Facções de resistência formados por diferentes grupos étnicos começaram a organizar greves em serviços básicos. Um dos organizadores era um líder dos povos thembu: Nelson Mandela. O governo reagiu com brutalidade. Mandela foi preso várias vezes e, em 1964, condenado à prisão perpétua. Passou por três penitenciárias, onde sofreu violências verbais e físicas.

8: O Apartheid derrubou a economia - faltava mão de obra especializada, por exemplo. O governo ainda gastava muito para conter as rebeliões (e, mesmo assim, a ameaça de uma guerra civil era permanente). Para piorar, em represália à política de segregação racial, a ONU impôs sérias sanções econômicas ao país em 1962 e em embargo de armas em 1980.

9: Em fevereiro de 1989, F. W. de Klerk assumiu a presidência. Sob pressão nacional e internacional, iniciou trabalhos políticos para reverter o Apartheid e liberar presos vítimas da segregação. Mandela foi perdoado em 11 de fevereiro de 1990 e, quando a nova constituição de 1993 assegurou direito de voto aos negros, não deu outra: ele foi eleito presidente no ano seguinte.



FONTES: Sites BBC News World Editions, History, The New York Times, Independent, Apartheid Museum e Reuters; livros Long Walk to Freedom: The Autobiography of Nelson Mandela, South Africa - The Rise and Fall os Apartheid e Apartheid: An Illustrated History, vários autores; documentário Roadmap to Apartheid.



MUNDO ESTRANHO: PERGUNTAS & RESPOSTAS foi retirado da revista MUNDO ESTRANHO - Edição 194, págs. 32 e 33. Maio de 2017. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente à revista MUNDO ESTRANHO e a Editora Abril.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog