MUNDO ESTRANHO:
PERGUNTAS & RESPOSTAS

A partir de agora, o Conhecimento Cerebral traz em parceria com a revista Mundo Estranho, a série de matérias que despertará ainda mais sua curiosidade, resultando em mais conhecimento para você, chamada de MUNDO ESTRANHO: PERGUNTAS & RESPOSTAS. Para quem não sabe, essa revista traz mensalmente em suas publicações impressas, perguntas, que podem ser sugestão de seus leitores ou escolha dos editores, e a resposta para tal, de um jeito de dinâmico e explicativo. Por isso, resolvemos transformá-la em mais uma série de matérias para o blog. Preparado? Então, embarque você também neste mundo do conhecimento.


POR QUE A LINHA DO EQUADOR TEM ESSE NOME SE ELA PASSA POR VÁRIOS PAÍSES?


Pergunta: Kaique Rossoni, Colatina, ES 
Reportagem: Lucas Massao
Design: Daniela Tiemi
Edição: Felipe van Deursen

Porque ela é muito mais antiga que o país de mesmo nome. O conceito de uma linha que dividia a Terra em duas metades surgiu na Antiguidade, como uma linha que cortava o céu e o separava em dia e noite (Circulus aequador diei et noctis ou "círculo que iguala o dia e a noite", em latim). No século 3 a. C., o matemático grego Eratóstenes mediu a circunferência da Terra e dividiu o mundo em um sistema de retas paralelas. Mas a "Linha do Equador" da época passava pela ilha de Rodes, já que o mundo conhecido de então era bem pequeno. Por volta de 25 d. C., o geógrafo romano Pomponius Mela propôs dividir a Terra em uma região quente, central, e duas frias, nos polos. Nas Grandes Navegações, em 1526, os europeus chegaram ao país que hoje conhecemos como Equador, quando a região integrava o Império Inca. O atual conceito da linha surgiu em 1590, com a projeção de Mercator, que dividiu o mundo em dois hemisférios com uma linha que passava pela então colônia espanhola, que acabou se chamando Equador.



CONSULTORIA: Ramachrisna Teixeira, do Instituto de Astronomia, Geofísicas e Ciências Atmosféricas da USP 
FONTES: livros Geodetic Reference System 1980, de Helmut Moritz, Illustrating the Phaenomena, de Elly Dekker, e The History and Practice of Ancient Astronomy, de James Evans.
IMAGENS: Mapa por FreeVectorMaps.com, pin por Aya Sofya 1 Dan 2 João Máximo 3 Netaholic13 4 Jorge Andrade 5 Laika ac


MUNDO ESTRANHO: PERGUNTAS & RESPOSTAS foi retirado da revista MUNDO ESTRANHO - Edição 195, pág. 40. Junho de 2017. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente à revista MUNDO ESTRANHO e a Editora Abril.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog