ENERGIA


"POSTE DA ELETROBRAS QUEBRA E 52 BOIS MORREM ELETROCUTADOS EM SÍTIO DE RO"
"Fios se romperam durante temporal e gerou uma descarga elétrica pelo pasto, em Ariquemes. Proprietário estima prejuízo em mais de R$ 100 mil"


Por: Jeferson Carlos
        G1 - ARIQUEMES VALE DO JAMARI

"Mais de 50 bovinos morreram após serem eletrocutados em uma propriedade rural de Ariquemes (RO), durante a noite da última segunda-feira (28). Segundo informações do sititante, o poste de energia da Eletrobras quebrou durante o temporal e a corrente elétrica se espalhou pelo local.
Os corpos dos bovinos foram achados nesta terça-feira (29), em uma propriedade da Linha C-60, da BR-421. O prejuízo pode chegar aos R$ 100 mil e um boletim de ocorrência foi registrado, pois o sititante quer ser ressarcido pela Eletrobras.
Ao G1, o dono da propriedade e dos animais, Carlos Schmitz, relatou que a chuva chegou na área rural durante a noite e pegou todos de surpresa, além de deixá-los sem energia elétrica.
'Foi tudo muito rápido. Estávamos dentro da residência na propriedade, quando começou a chuva com uma sequência de ventos fortes e o poste de energia que passa dentro do pasto quebrou. Com isso, os fios da rede elétrica arrebentaram e caíram em cima da cerca e foi matando todos os gados que estavam próximos da cerca', explica."


"Os animais estavam a aproximadamente 100 metros do poste de energia, mas a corrente elétrica se espalhou pelo arame da cerca e atingiu as 52 vacas e bezerros que estavam perto da cerca, às margens da linha vicinal.
A pecuária não é o cargo principal da propriedade de Carlos, tanto que com a fatalidade, praticamente todo o gado que ele possuía morreu com a descarga elétrica.
'Uma ocorrência policial foi registrada, aí eles pediram para levar as cópias da ocorrência e a documentação dos gados na Idaron [Agência Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia] para dar baixa nos animais perdidos e na Eletrobras para conseguir o ressarcimento do valor causada pela queda do poste', explica.
Desolado com a perda dos animais, o trabalhador rural diz que por ser uma ação da natureza não há como evitar que ocorra. Mas ele se diz descontente com a fragilidade dos postes de energia elétrica encontrados no local."


"Infelizmente não posso evitar os ventos, mas eles deveriam colocar uns postes mais resistentes ou reforçar a base deles. Porque em meio ao pasto, onde têm árvore e nenhuma vegetação e ainda assim quebrou o poste, o vento era pra passar sem causar o que causou', reclama."

"ELETROBRAS RONDÔNIA"

"O gerente local da Eletrobras Ariquenes, Thiago Ribeiro da Cunha, disse ao G1 que uma equipe da concessionária esteve na localidade durante essa terça-feira e instalou um novo poste e reparou a rede elétrica da propriedade rural.
Ele ainda informou que um laudo pericial foi emitido e descreveu o que o dono dos animais deverá fazer a partir de agora.
'O cliente deve se deslocar a loja de atendimento da empresa com a documentação necessária e entrar com um pedido de processo administrativo. Este processo será analisado em seguida pela direção geral da empresa, a qual decidirá sobre o ressarcimento referente aos valores dos animais que morreram após a descarga elétrica', detalha."

Notícia retirada do site G1, 29 de agosto de 2017 (Acesso: 29/08/2017)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog