GEOGRAFIA:
VESTIBULAR E ENEM


O Enem e os vestibulares estão chegando, e junto com eles, as temidas provas que englobam e requerem muito conhecimento sobre os mais diversos assuntos e disciplinas. A geografia é uma delas. Aliás, uma das mais importantes. Por isso, para ajudar você ainda mais em seus estudos, à partir de agora, o Conhecimento Cerebral irá disponibilizar gratuitamente, os assuntos mais importantes dessa disciplina com o conteúdo didático, baseado na atualidade, do Guia do Estudante (GE)O material será dividido em capítulos, de acordo com o livro GE - Geografia: Vestibular e Enem 2018, e ao final de cada um deles, serão disponibilizados exercícios para que você treine e memorize o que foi aprendido, preparando-se para os vestibulares e concursos públicos. O Conhecimento Cerebral agradece e deseja bom estudo!


CAPÍTULO 1: CARTOGRAFIA - TIPOS DE MAPA


COMO CAI NA PROVA


1. (Fuvest 2017) Anamorfose geográfica representa superfície dos países em áreas proporcionais a uma determinada quantidade. Observe as seguintes anamorfoses:


Nas alternativas apresentadas, os títulos que identificam de forma correta as anamorfoses I e II são, respectivamente:

a) Transporte aéreo e Transporte ferroviário.
b) População urbana e População rural.
c) População total e Produto Interno Bruto.
d) Ocorrência de HIV e Ocorrência de malária.
e) Exportação de armas e Importação de armas.


2. (Mackenzie 2016) 


Com base no mapa e em seus conhecimentos sobre Escalas Cartográficas e Fusos horários Mundiais, qual alternativa contempla, correta e respectivamente, as seguintes perguntas.

I. Qual a distância linear entre os dois pontos atingidos pelas explosões, em Bruxelas, sabendo que a distância entre os dois pontos no mapa é de 7 cm?

II. Sabendo que o ataque ao Aeroporto Internacional de Zaventem - Bruxelas - Bélgica ocorreu às 8h do dia 22/03/2016, país localizado a 15º Leste de Greenwich, que horas os relógios brasileiros marcavam em seu fuso principal horário de Brasília, localizado a 45º Oeste de Greenwich?

a) 150 metros; 4h do dia 21/03/2016.
b) 1.500 metros; 20h do dia 21/03/2016.
c) 1.050 metros; 4h do dia 22/03/2016.
d) 10.500 metros; 20h do dia 22/03/2016.
e) 105.000 metros; 4h do dia 23/03/2016.


3. (Unicamp 2017) A representação cartográfica dos fatos geográficos avançou consideravelmente, nas últimas décadas, sobretudo a partir do emprego de tecnologias modernas utilizadas pela Cartografia, por exemplo, as imagens SRTM, como a que será vista a seguir:


a) Explique por que a Groelândia e a Península Arábica, que possuem aproximadamente a mesma superfície no mapa-múndi acima, apresentam dimensões tão discrepantes, e indique qual é a projeção desse mapa-múndi.
b) Defina escala cartográfica e indique se o mapa acima apresenta uma escala grande ou pequena.



Págs. 22 e 23 (GE: GEOGRAFIA: VESTIBULAR E ENEM 2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog