GEOGRAFIA:
VESTIBULAR E ENEM


O Enem e os vestibulares estão chegando, e junto com eles, as temidas provas que englobam e requerem muito conhecimento sobre os mais diversos assuntos e disciplinas. A geografia é uma delas. Aliás, uma das mais importantes. Por isso, para ajudar você ainda mais em seus estudos, à partir de agora, o Conhecimento Cerebral irá disponibilizar gratuitamente, os assuntos mais importantes dessa disciplina com o conteúdo didático, baseado na atualidade, do Guia do Estudante (GE)O material será dividido em capítulos, de acordo com o livro GE - Geografia: Vestibular e Enem 2018, e ao final de cada um deles, serão disponibilizados exercícios para que você treine e memorize o que foi aprendido, preparando-se para os vestibulares e concursos públicos. O Conhecimento Cerebral agradece e deseja bom estudo!


CAPÍTULO 1: CARTOGRAFIA - TIPOS DE MAPA


GABARITO COMO CAI NA PROVA


1. (Fuvest 2017) Anamorfose geográfica representa superfície dos países em áreas proporcionais a uma determinada quantidade. Observe as seguintes anamorfoses:


Nas alternativas apresentadas, os títulos que identificam de forma correta as anamorfoses I e II são, respectivamente:

RESOLUÇÃO:
A anamorfose possui uma força comunicativa poderosa e cartograficamente tem o papel de valorizar certos fenômenos geográficos, provocando a subversão da forma com o propósito de revelar o assunto retratado. Para responder este tipo de questão é preciso identificar o grau de distorção das áreas dos países no mapa. Além disso, o conhecimento geral de temas da geografia física e humana é fundamental para saber quais assuntos o mapa estará relacionado. No caso desta questão, as alternativas levam às seguintes reflexões:
A afirmativa A é incorreta porque países como Japão e China têm forte movimento aéreo e o transporte ferroviário é maior em países desenvolvidos;
A afirmativa B é incorreta porque não só os países desenvolvidos registram altos percentuais de população urbana;
A afirmativa C é incorreta porque Estados Unidos, Rússia, Brasil, China, Índia são os países mais populosos;
A afirmativa D é incorreta porque a ocorrência do HIV é maior no continente africano. Logo, a resposta que representa a melhor opção é aquela que envolve o comércio mundial de armas. EUA, países de Europa Ocidental e Rússia são grandes produtores e exportadores. Já Índia, Paquistão (em tensão por disputa territorial), Japão e Coreia do Sul (temerosos por ameaças da Coreia do Norte) e países do Oriente Médio e do norte da África (envolvidos com ações terroristas e fundamentalismo islâmico) são grandes importadores de armamentos.

Resposta: E


2. (Mackenzie 2016) 


Com base no mapa e em seus conhecimentos sobre Escalas Cartográficas e Fusos horários Mundiais, qual alternativa contempla, correta e respectivamente, as seguintes perguntas.

I. Qual a distância linear entre os dois pontos atingidos pelas explosões, em Bruxelas, sabendo que a distância entre os dois pontos no mapa é de 7 cm?

II. Sabendo que o ataque ao Aeroporto Internacional de Zaventem - Bruxelas - Bélgica ocorreu às 8h do dia 22/03/2016, país localizado a 15º Leste de Greenwich, que horas os relógios brasileiros marcavam em seu fuso principal horário de Brasília, localizado a 45º Oeste de Greenwich?

a) 150 metros; 4h do dia 21/03/2016.
b) 1.500 metros; 20h do dia 21/03/2016.
c) 1.050 metros; 4h do dia 22/03/2016.
d) 10.500 metros; 20h do dia 22/03/2016.
e) 105.000 metros; 4h do dia 23/03/2016.

RESOLUÇÃO:
I - A escala numérica indicada no mapa aponta 1: 15.000. Ou seja, para cada centímetro no mapa temos, na realidade, 15.000 centímetros, ou 150 metros. Em uma distância linear de 7 centímetros, temos a seguinte correspondência:
1 cm - 150 m
7 cm - x
x= 1050 m

II- Devemos considerar a localidade de Bruxelas a 15º Leste de Greenwich e de Brasília a 45º Oeste. Cada fuso equivale a 1 hora e corresponde a 15º. Logo, a diferença entre as duas localidades apontadas na questão é de 4 fusos, o equivalente a 4 horas. Como no sentido leste as horas aumentam e no sentido oeste as horas diminuem, podemos concluir que, no momento do atentado executado em Bruxelas às 8 horas, os relógios brasileiros marcavam a sua hora oficial quatro horas a menos, pois Brasília se localiza mais a oeste da Bélgica. Com isso a hora registrada foi de 4 horas.

Resposta: C


3. (Unicamp 2017) A representação cartográfica dos fatos geográficos avançou consideravelmente, nas últimas décadas, sobretudo a partir do emprego de tecnologias modernas utilizadas pela Cartografia, por exemplo, as imagens SRTM, como a que será vista a seguir:


a) Explique por que a Groelândia e a Península Arábica, que possuem aproximadamente a mesma superfície no mapa-múndi acima, apresentam dimensões tão discrepantes, e indique qual é a projeção desse mapa-múndi.
b) Defina escala cartográfica e indique se o mapa acima apresenta uma escala grande ou pequena.

RESOLUÇÃO:
a) O mapa apresentado na questão foi feito em uma projeção cilíndrica do tipo conforme idealizada por Mercartor. Este mapa prioriza a forma e o contorno dos continentes. No entanto, ele distorce o tamanho e a proporção das áreas continentais. As áreas de baixa latitude, mais próximas da linha do Equador, são reproduzidas de forma mais fiel, como acontece na Península Arábica. Já as regiões de alta latitude, como a Groenlândia, são apresentadas em um tamanho proporcionalmente maior do que de fato são.

b) A escala cartográfica permite que se estabeleça uma relação entre o espaço real e a área apresentada no mapa. O mapa-múndi reproduzido na questão tem uma escala pequena - ela mostra poucos detalhes, priorizando a apresentação de uma área de abrangência maior.

-> SAIBA MAIS
As escalas numéricas são expressas por uma fração cujo numerador é a medida no mapa e o denominador é a medida correspondente ao terreno. (Ex: 1:50.000 ou 1/50.000 - 1 cm no mapa corresponde a 50.000 cm no terreno). O tamanho da escala é tanto menor quanto maior for o denominador. Veja na tabela abaixo como o tamanho da escala se relaciona com a finalidade do mapa:





Págs. 22 e 23 (GE: GEOGRAFIA: VESTIBULAR E ENEM 2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog