INTERNACIONAL


"CAPITAL CATALÃ CONCENTRA RADICAIS ISLÂMICOS NA ESPANHA"


"Os atentados em Barcelona e Cambrils, com 14 mortos, deram um rosto visível ao que as estatísticas já diziam há anos: a capital catalã e seus entornos concentram a maior parte dos extremistas islâmicos espanhóis.
Os suspeitos pelo atentado de quinta-feira (17) moravam todos na região, onde provavelmente se radicalizaram.
Um estudo publicado pelo Centro de Combate ao Terrorismo de West Point - a academia militar americana - mostra que, das 178 pessoas detidas na Espanha durante os últimos três anos por atividades terroristas, 23,2% foram radicalizadas na região de Barcelona.
O enclave de Ceuta, no norte da África, corresponde a 22,2%. Madri tem 19,2%. São bolsões específicos, que não correspondem à distribuição da população muçulmana na Espanha, notam os autores desse pesquisa.
A presença de radiciais em Barcelona está em parte relacionada à concentração de muçulmanos da vertente salafista, que segue uma interpretação rigorosa do islã embora não necessariamente violenta. A migração marroquina inflou essas comunidades nos últimos 20 anos.
'Há nesse litoral um grande 'hub salafista', conectado a diferentes episódios', afirma à Folha Daveed Gartenstein-Ross, especialista em contra-inteligência na Fundação para a Defesa das Democracias, em Washington.
Mohamed Atta, um dos pilotos dos atentados de 11 de setembro, nos EUA, se reuniu em Cambrils para planejar o ataque às Torres Gêmeas. A cidade é conhecida até hoje por esse episódio.
A região catalã foi, ainda, a rota de fuga em alguns dos responsáveis pelo atentado na Espanha em março de 2004, quando 192 pessoas morreram e mais de 2.000 ficaram feridas. Os terroristas passaram por Santa Coloma de Gramanet, onde havia um grupo radical marroquino.
Foi também nas imediações de Barcelona que o goiano Kaique Ribeiro decidiu se unir à organização terrorista Estado Islâmico. Ele foi detido em 2014 na Bulgária, aos 18 anos, rumo à Síria, e dali deportado a Madri. 
A reportagem Folha visitou à época a cidade de Terrassa, a 30 km de Barcelona, onde Ribeiro se radicalizou e adotou o nome de Hakim. A mesquita que ele frequentava ali já havia sido alvo de denúncias por causa do extremismo de suas crenças.
A célula terrorista da qual Ribeiro faz parte era uma das principais em atividade na Espanha desde 2004."


"PADRÕES"

"O estudo do Centro de Combate ao Terrorismo comparou as 178 detenções realizadas na Espanha de 2013 a 2016 em busca de padrões.
Quase 90% dos detidos eram homens, por exemplo, e 75% deles tinham entre 18 e 38 anos. Quanto à nacionalidade, eram 42% marroquinos e 41% espanhóis - 10% do total se converteu.
O processo de radicalização, segundo os pesquisadores, começou em 2011, data do início da guerra civil na Síria, ainda em andamento.
Os militantes foram convencidos tanto pela propaganda disponível na internet quanto pelos argumentos de conhecidos em seus círculos."


A notícia acima foi retirada do jornal FOLHA DE S. PAULO - EDIÇÃO DIGITAL - Ano 97 - nº 32.280, pág. A16. Mundo. 19 de agosto de 2017, Sábado (Acesso: 19/08/2017)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog