NACIONAL


"JOVEM MORRE APÓS PARTO POR FALTA DE SANGUE EM MATERNIDADE NO RIO"
"Andressa Amorim, de 27 anos, teve hemorragia ao dar à luz gêmeos"


Por: Cíntia Cruz

"RIO - A costureira Andressa Alvarenga Mateus Amorim, de 27 anos, morreu dois dias depois de dar à luz gêmeos na Associação Caridade Hospital São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Segundo a família, a jovem precisava de bolsas de sangue, que estavam em falta na unidade de saúde, e faleceu de hemorragia.
- Ela começou a passar mal na quinta-feira, um dia depois do parto. Foi ficando com os lábios brancos, não conseguia se levantar nem comer. Ficou o tempo todo no soro. Por volta das 17h, o médico que fez a operação disse que já havia solicitado sangue ao Hemorio e que, quando a bolsa chegasse, ela iria melhorar e teria alta no dia seguinte. Mas ela morreu nos meus braços - lamentou o pai das crianças, Douglas Pinho Gonçalves, de 27 anos.
Ele contou que o sangue chegou somente por volta das 23h e que, cerca de duas horas antes, Andressa teve vômitos. Depois, começou a ter convulsões:
- Levaram ela para a mesa de cirurgia, mas não deu tempo. Quando o sangue chegou, ela já tinha morrido. Eu fui ver o corpo dela e ainda eram 23h. Mas o hospital declarou que ela morreu depois de meia-noite.
Pelo parto, a família pagou R$ 2,5 mil. Mesmo a unidade sendo filantrópica e conveniada com o SUS. Segundo Douglas, o pré-natal de Andressa foi feito numa clínica particular em frente ao hospital, com o mesmo médico que operou a mulher.
- Quando ela chegou de manhã passando mal, tentou passar o cartão de débito, mas o médico disse que só poderia operar mediante o pagamento em dinheiro. Como eu estava trabalhando, a tia dela foi pegar o dinheiro com minha sogra."


"O pai dos bebês também questionou a atitude do médico que, segundo ele, não soube informar a causa da morte:
- Ele disse que, em 25 anos de experiência, não sabia o que tinha acontecido, mas que iria encaminhar o corpo dela para o IML para saber a causa e estaria lá na manhã seguinte. Nunca mais apareceu.
Na declaração de óbito de Andressa, constam como causas hemorragia interna e hemoperitônio - presença de sangue na cavidade peritoneal, no abdômen. A família tentou registrar o caso na 64ª DP (Meriti), mas foi orientada a retornar na próxima quinta-feira.
Em nota, a Prefeitura de São João do /Meriti disse que a Associação de Caridade Hospital de São João do Meriti é uma instituição filantrópica, conveniada ao SUS. Informou que a responsabilidade pela paciente é do médico que a atendeu e do hospital referido, mas disse que a Secretaria Municipal de Saúde montou uma comissão técnica que está investigando o caso.
A Secretaria Estadual de Saúde está apurando a informação sobre a solicitação de sangue feita pelo hospital ao Hemorio. A Polícia Civil ainda não respondeu ao EXTRA.
O corpo de Andressa Amorim foi liberado do IML às 15h deste sábado. O enterro será às 17h, no cemitério Vila Rosali, em São João do Meriti, na Baixada Fluminense."

Notícia retirada do site O GLOBO, 19 de agosto de 2017 (Acesso: 19/08/2017)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog