INTERNACIONAL


"MAIS DE MIL PESSOAS FORAM RESGATADAS DE INUNDAÇÕES EM HOUSTON"
"Tempestade tropical Harvey já teria matado cinco pessoas segundo relatos"


"HOUSTON - Mais de mil pessoas foram resgatadas em áreas inundadas em Houston, quando a tempestade tropical Harvey continua a abater o estado do Texas, nos Estados Unidos, com fortes chuvas. O número de chamadas por socorro nos serviços de atendimento já passa de 2 mil. Segundo o governador do estado, Greg Abbott, 3 mil agentes de segurança e 600 botes foram mobilizados para as operações de resgate. O centro de convenções da capital foi transformado em abrigo para atender à demanda. De acordo com o Serviço Meteorológico Nacional (NWS), as chuvas levarão a 'enchentes prolongadas, perigosas e potencialmente catastróficas, na próxima semana. O presidente Donald Trump, que declarou estado de catástrofe natural, deve chegar ao Texas na terça-feira.
Relatos na imprensa internacional chegaram a indicar mais cedo que cinco pessoas já morreram, embora apenas duas mortes tenham sido confirmadas na cidade até agora. Trata-se de uma mulher idosa que se afogou ao deixar seu carro em uma área inundada de Houston, de acordo com a mídia local. Um homem também morreu ao ficar preso no incêndio de sua casa durante a tempestade na cidade de Rockport, segundo uma fonte do condado de Aransas, no litoral texano, onde também houve registro de 12 feridos leves.
De acordo com Abbott, 250 estradas no Texas estão fechadas devido à água elevada. Os serviços de emergência em Houston, que enfrentam dificuldades para alcançar as pessoas em risco, pediram aos cidadãos que escalem os telhados de suas casas em vez de entrarem nos sótãos para escapar rapidamente das águas. As autoridades também alertaram aos mais de 2 milhões de habitantes da cidade para não deixarem as casas porque muitas estradas estão debaixo d'água. Cerca de 250 mil pessoas estão sem energia no estado.
'Se estão fugindo de uma inundação, não fiquem no sótão como último recurso. Se os andares mais altos de seu prédio se tornarem perigosos... suba para o telhado e chame o 911 para obter ajuda', disseram no Twitter."

"EVENTO SEM PRECEDENTES"

"O Serviço Meteorológico Nacional (NWS) divulgou que havia registrado mais de 612 milímetros de chuvas nas últimas 24 horas. Segundo o mais recente boletim do Centro Nacional de Furacões (NHC), entre 38 e 63 cm de chuva cairão na região até quinta-feira. O departamento também informou que as inundações na região devem piorar e podem se tornar 'históricas', com a possibilidade de registros semelhantes em outras áreas do Texas.
'Estão ocorrendo inundações súbitas, catastróficas, com ameaça para a vida', advertiu o NWS no Twitter. 'Esse evento é sem precedentes e todos os impactos são desconhecidos e além de tudo já experimentado. Sigam as ordens oficiais para garantir sua segurança'.
Harvey ameaça quebrar o recorde estabelecido no Texas pela tormenta Alvin, há quase 40 anos, quando o estado ficou inundado por 43 centímetros de chuva em 24 horas, de 24 a 25 de julho de 1979."

"VOOS CANCELADOS"

"Os aeroportos Bush Internacional e William P. Hobby, cancelaram todos os voos neste domingo, devido à água parada que ficou acumulada na pista. O segundo afirmou que essa área de chegada estava inundada, e o Serviço Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de enchente para a redondeza. 
'As inundações em Houston são dramáticas', disse o governador do Texas, Greg Abbott em entrevista à Fox News neste domingo."


"No sábado, o presidente Donald Trump convocou as equipes de emergência a 'se manterem totalmente mobilizadas', porque as consequências do Harvey serão sentidas durante vários dias, segundo a Casa Branca. Mas os trabalhos de resgate estão sendo dificultados pelos fortes ventos.
Após atingir o território americano como um furacão de categoria 4 - a segunda maior na escala Saffir-Simpson - na noite de sexta-feira (25), Harvey se enfraqueceu para tormenta tropical, com ventos de cerca de 110 km/h. Seu lento avanço pela região - a apenas 4 km/h - o torna muito perigoso, devido às 'chuvas torrenciais' que devem castigar a área por vários dias."

"SETOR PETROLEIRO EM RISCO"

"Harvey continuará afetando a região de grande produção de petróleo nos Estados Unidos. Na costa texana, concentra-se quase um terço da atividade de refino no país. O Golfo do México representa 20% da produção do país.
Segundo boletim de sábado, 112 plataformas foram esvaziadas - o correspondente a 24,5% da produção diária de cru, e a 26% da de gás.
O Harvey fez reviver nos Estados Unidos o trauma do furacão Katrina, que causou graves inundações e deixou 1.800 mortos, em 2005, em Nova Orleans (sul), no estado vizinho de Louisiana. Na época, o presidente George W. Bush foi duramente criticado por sua lentidão e atuação tardia para ajudar uma região muito carente e de maioria afro-americana."


Notícia retirada do site O GLOBO, 27 de agosto de 2017 (Acesso: 27/08/2017)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog