MUNDO ESTRANHO:
PERGUNTAS & RESPOSTAS

A partir de agora, o Conhecimento Cerebral traz em parceria com a revista Mundo Estranho, a série de matérias que despertará ainda mais sua curiosidade, resultando em mais conhecimento para você, chamada de MUNDO ESTRANHO: PERGUNTAS & RESPOSTAS. Para quem não sabe, essa revista traz mensalmente em suas publicações impressas, perguntas, que podem ser sugestão de seus leitores ou escolha dos editores, e a resposta para tal, de um jeito de dinâmico e explicativo. Por isso, resolvemos transformá-la em mais uma série de matérias para o blog. Preparado? Então, embarque você também neste mundo do conhecimento.


O QUE É ESQUIZOFRENIA?



Texto: Bruno Lazaretti
Ilustra: André Toma
Design: Fabi Caruso
Edição: Tiago Jokura

Um distúrbio caracterizado pela perda do contato com a realidade. É uma das condições mais graves do espectro esquizofrênico, conjunto de distúrbios que afeta, em graus variáveis, cinco domínios: ilusão, alucinação, pensamento desordenado, anomalia motora e sintomas negativos (veja definições abaixo). A condição costuma ser retratada com frequência na cultura pop, geralmente com personagens que veem ou ouvem "coisas" (o personagem de Leonardo DiCaprio em Ilha do Medo, o de Robin Williams em Pescador de Ilusões etc.). Os critérios que definem a esquizofrenia, porém, são rigorosos e incluem ao menos seis meses de sintomas persistentes e um mês intenso de ilusões, alucinações ou pensamentos desordenados.


SINTOMAS TÍPICOS
O diagnóstico exige ao menos dois destes sintomas, sendo um deles alucinação, ilusão ou pensamento desordenado


ILUSÃO
Uma ideia fixa que a pessoa não consegue abandonar mesmo que a realidade indique o contrário. Alguns tipos comuns de ilusão são:


1. REFERENCIAL
A crença de que gestos, comentários e sinais do ambiente são direcionados a si quando claramente não são

2. PERSECUTÓRIA
A percepção de que alguém ou algo está perseguindo, espionando, enganando, envenenando etc.

3. EROTOMANÍACA
Achar que alguém está perdidamente apaixonado por você, do nada, e sem qualquer evidência que sustente isso

4. DE GRANDEZA
A pessoa vê, ouve, fareja, sente na pele ou experimenta um sabor sem que nada tenha desengatilhado essas sensações. Para ser considerada alucinação, a percepção precisa ser clara, indiferenciável de sensações normais e involuntária. E precisa ocorrer em momentos de consciência e lucidez: prestes a dormir ou acordando não conta

ALUCINAÇÃO
A pessoa vê, fareja, sente na pele ou experimenta um sabor sem que nada tenha desengatilhado essas sensações. Para ser considerada alucinação, a percepção precisa ser clara, indiferenciável de sensações normais e involuntária. E precisa ocorrer em momentos de consciência e lucidez: prestes a dormir ou acordando não conta



PENSAMENTO DESORDENADO
Geralmente descoberto pela forma como a pessoa fala, esse sintoma toma formas variadas, como pular de um assunto ao outro (livre associação ou descarrilhamento), responder perguntas com respostas de outra ordem ("que horas são?"; "meu pai e meu irmão") e incoerência ( quando a fala não tem pé nem cabeça)

ANOMALIA MOTORA
Desajuste de movimento e postura que atrapalha tarefas triviais. Pode ser uma manifestação simples, como agitação excessiva ou encarar demais, até algo mais debilitante, como catatonia, que pode combinar sintomas como rigidez, gestos repetitivos ou exagerados, agitação, sorriso fixo, repetir movimentos ou falas de alguém etc.

SINTOMAS NEGATIVOS
Os mais associados à esquizofrenia são expressão emocional diminuída e avolição, que é a falta de iniciativa para realizar funções com propósito. Há também alogia, que é pouca expressão verbal, anedonia, dificuldade em expressar prazer ou degradação de memórias prazerosas, e associalidade, que é um aparente desinteresse em relações sociais




DE ONDE VEM?
Listamos alguns fatores associados à esquizofrenia - embora haja psiquiatras que nem acreditam que ela seja uma doença

GENÉTICA
Ter parentes de primeiro grau com esquizofrenia aumenta as chances de desenvolver a condição. Porém, há muitos casos de gêmeos idênticos em que um desenvolve a doença e outro não. Logo, genética não é o único fator decisivo

NASCIMENTO
Falta de oxigenação antes, durante ou logo depois do parto, idade avançada dos pais, má nutrição, infecções virais e até nascer na primavera ou no inverno (no Hemisfério Norte)

AMBIENTE
Stress urbano, desenvolvimento em situações socioeconomicamente adversas, exposição a hostilidade e agressão, uso de drogas etc.



IMAGENS: Divulgação/Reprodução
FONTES: Livro Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM), edição 5, publicado pela Associação Psiquiátrica Americana; artigos Social Adversity in Childhood and the Risk of Developing Psychosis: a National Cohort Study, de Wicks, S., Hjern, A, Gunnell. D., Lewis, G. e Dalman, C., e The Role of Obstetric Events in Schizophrenia, de Clarke, M. C., Harley, M., e Cannon, M: site schizophrenia.com
CONSULTORIA: Leda Arruda Chaves, psicóloga graduada pela PUC-SP

MUNDO ESTRANHO: PERGUNTAS & RESPOSTAS foi retirada da revista MUNDO ESTRANHO - Edição 164, págs. 44 e 45. Março de 2015. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente à revista MUNDO ESTRANHO e à Editora Abril.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog