GUERRA NUCLEAR


"COREIA DO NORTE TESTA BOMBA NUCLEAR POTENTE"
"Regime diz se tratar de bomba de hidrogênio, mais destrutiva que a comum; tremor de 6,3 foi sentido em vizinhos"


"Experimento é o sexto feito pelo país, que tem testado mísseis de longo alcance e diz ter miniaturizado ogiva.
A Coreia do Norte anunciou neste domingo (3) seu sexto teste com bomba nuclear, afirmando que o artefato que explodiu - o mais potente até hoje - seria uma bomba de hidrogênio.
A decisão é um claro desafio às ameaças feitas pelo governo Donald Trump e acirra a escalada de tensões envolvendo Pyongyang, Washington, Seul, Tóquio e Pequim."



"Embora a potência exata da bomba não possa ser confirmada, a força do abalo sísmico causado pelo teste indica que seu poder destrutivo superava o daquelas lançadas pelos EUA contra as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki em 1945, na Segunda Guerra Mundial
Em Seul, o Parlamento estimou que a detonação chegou até 100 quilotons, ou sete vezes Hiroshima, dez vezes mais potente que o maior teste nuclear do país.
É impossível, neste momento, uma verificação independente de que se trate da chamada bomba H, muito mais potente que uma bomba nuclear comum.
Apesar do ceticismo corrente de especialistas, porém, o Japão declarou, após analisar os dados de um forte tremor detectado às 12h36 (0h36 em Brasília), que o abalo sísmico, de magnitude 6,3 segundo o instituto geológico americano, era resultado de um novo teste atômico subterrâneo na província de Hangyong, nordeste do país.
'Chegamos à conclusão de que a Coreia do Norte realizou seu sexto teste nuclear', disse o ministro de Assuntos Exteriores do Japão, Taro Kono, para a imprensa do país.
O momento do teste coincide com a escalada de tensões entre EUA e a Coreia do Norte e sucede uma série de testes com mísseis balísticos de longo alcance, inclusive um intercontinental."


"Recente relatório de defesa dos EUA indica, também, que é provavelmente real a alegação do regime de Kim Jong-un, há um ano, de que conseguiu produzir uma ogiva nuclear pequena o bastante para caber em um míssil.
Os vizinhos Japão e Coreia do Sul externaram preocupação. A Coreia do Sul elevou seu nível de alerta ao máximo e realizou um teste de mísseis, e o Japão enviou aviões de reconhecimento, Os EUA prometeram uma 'resposta militar maçiva' às ameaças. 
A agência de notícias KCNA mostrou imagens de Kim inspecionando o que dizem ser o carregamento da bomba de hidrogênio em um míssil intercontinental e, em seu texto, afirma que todo o processo foi feito dentro do país."


A notícia acima foi retirada do jornal FOLHA DE S. PAULO - EDIÇÃO DIGITAL - Ano 97 - nº 32.260, pág. A13. Mundo. 04 de setembro de 2017, segunda-feira (Acesso: 04/09/2017)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog