MUNDO


"IRAQUE AMEAÇA TOMAR POÇOS DE PETRÓLEO SOB CONTROLE CURDO"
"Vizinhos se articulam com Bagdá após separatistas vencerem referendo"


"IRBIL, Iraque - Quase 93% dos eleitores no Curdistão iraquiano votaram a favor da independência no referendo realizado na segunda-feira. No entanto, apesar das repetidas afirmações por parte do governo regional de que o resultado da consulta não era vinculante, a manobra não foi vista com bons olhos pelo Parlamento do Iraque, que ameaçou enviar tropas e tomar o controle de campos de petróleo. O primeiro-ministro do país, Haider al-Abadi, pediu que o referendo fosse cancelado e afirmou que não discutiria o resultado da consulta.
- Não quero conflitos entre os cidadãos do país - afirmou o premier, que descartou um conflito militar com os curdos."

"IRÃO E TURQUIA RESPONDEM"

"Abadi também confirmou que deu ao governo regional três dias para ceder o controle dos aeroportos da região, sob pena de um embargo aéreo seja implantado, algo que o governo iraniano já colocou em prática.
Em um comunicado divulgado pelas Forças Armadas do país, Abadi anunciou o envio de tropas iraquianas do Irã para 'coordenar esforços militares', numa aparente retaliação aos curdos. Além de fazerem fronteira com a região separatista, Irã e Turquia abrigam minorias curdas em seus territórios, e condenaram as aspirações secessionistas do Curdistão iraquiano.
'Qualquer nova crise colocaria em risco o desenvolvimento dos caminhos democráticos do país', afirma um manifesto assinado por 210 dos 290 membros do Parlamento iraniano."

"O MAIOR POVO SEM ESTADO DO ORIENTE MÉDIO"
"Entre 25 e 35 milhões de pessoas vivem em 4 países"


"Já Ancara teme que o referendo possa intensificar o apoio ao separatismo no Sudeste da Turquia, e ameaçou realizar ações militares, fechar fronteiras e suspender as exportações de petróleo da região autônoma curda iraquiana. O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmou que as tropas do país podem chegar ao Curdistão iraquiano 'a qualquer momento'. Para mostrar a seriedade de suas ameaças, forças turcas fizeram um ataque aéreo a guerrilheiros do PKK (o partido separatista curdo na Turquia) ontem na região no Norte do Iraque.
O tema deve ser discutido numa região entre Erdogan e o presidente russo, Vladimir Putin, hoje, na capital turca. Devlet Bahçeli, líder do Partido do Movimento Nacionalista, afirmou que milhares de voluntários estão dispostos a ir a Kirkuk - incluída no referendo por estar sob controle curdo, mas não pertence à região autônoma - para lutar em defesa da população local de ascendência turca.
França e Rússia também se manisfestaram contra o referendo nos Curdistão, destacando a necessidade de diálogo com o governo central do país.
'A Rússia acredita que seja da maior importância evitar riscos que possam desestabilizar o Oriente Médio', afirma o comunicado emitido pelo Kremlin. 'O impasse no Curdistão pode e deve ser resolvido com diálogos respeitosos e construtivos que busquem encontrar uma forma de coexistência mútua num Estado iraquiano unificado'.
Já o chanceler francês, Jean-Yves Le Drian, exortou o governo iraquiano a ampliar a autonomia da população curda.
- Uma declaração de independência provocaria uma nova crise no Oriente Médio, num momento em que o Estado Islâmico está sendo derrotado no Iraque - afirmou Le Drian. - O ideal é que os curdos iraquianos sejam integrados ao processo de reconstrução do país e da reconciliação de seu povo, tendo a máxima possível.
O premier da região, Nechirvan Barzan, afirmou que o referendo não altera as fronteiras da região e, portanto, não representa uma ameaça à Turquia.
- Queremos dialogar. O governo em Bagdá não nos persuadiu a não buscar a separação - afirmou. - Eles devem explicar por que chegamos a esse ponto."

Notícia retirada do site O GLOBO, 28 de setembro de 2017 (Acesso: 28/09/2017)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog