GEOGRAFIA:
VESTIBULAR E ENEM


O Enem e os vestibulares estão chegando, e junto com eles, as temidas provas que englobam e requerem muito conhecimento sobre os mais diversos assuntos e disciplinas. A geografia é uma delas. Aliás, uma das mais importantes. Por isso, para ajudar você ainda mais em seus estudos, à partir de agora, o Conhecimento Cerebral irá disponibilizar gratuitamente, os assuntos mais importantes dessa disciplina com o conteúdo didático, baseado na atualidade, do Guia do Estudante (GE)O material será dividido em capítulos, de acordo com o livro GE - Geografia: Vestibular e Enem 2018, e ao final de cada um deles, serão disponibilizados exercícios para que você treine e memorize o que foi aprendido, preparando-se para os vestibulares e concursos públicos. O Conhecimento Cerebral agradece e deseja bom estudo!


CAPÍTULO 2: LITOSFERA - EXERCÍCIOS


A partir de agora, você poderá responder as 03 questões relacionadas ao Capítulo 2 - Litosfera, da série GEOGRAFIA: VESTIBULAR E ENEM. Para reler todas as postagens do capítulo basta clicar sob o nome em destaque. E para verificar as respostas de cada questão, basta clicar em CAPÍTULO 2: LITOSFERA - EXERCÍCIOS COMO CAI NA PROVA.

COMO CAI NA PROVA


1. (PUC-PR 2016) O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) relatou que, entre dezembro de 2015 e janeiro de 2016, ocorreram pequenos tremores de terra com magnitudes entre 1.1 e 1.9 em epicentros localizados na região da cidade de Londrina, o que explica as vibrações sentidas pelos moradores, principalmente nos bairros Califórnia e São Fernando.


Segundo o Centro de Sismologia, tremores de magnitude pequena (<4) não são incomuns no Brasil e podem ocorrer em qualquer região. [...] Portanto, não há motivos para descartar os tremores ocorridos em Londrina como tendo origem natural.

Sendo assim, os tremores registrados em Londrina podem ser causados
a) pela proximidade com a Cordilheira dos Andes, região geologicamente instável, onde a diversidade entre as placas do Pacífico e da América do Sul gera grandes tremores de terra.
b) por concentração de tensões geológicas de origem natural, presentes em toda a crosta terrestre.
c) pela exploração de gás de xisto através de fraturamento (fracking) hidráulico.
d) por barragens artificiais, como o lago gerado pela hidrelétrica de Itaipu, pois o peso do reservatório pressiona as falhas geológicas do substrato geológico.
e) pela atividade vulcânica no oeste paranaense, decorrente do encontro das placas da América do Sul e da África, originárias da fragmentação do supercontinente Pangea.

RESOLUÇÃO:
A afirmativa A é incorreta, pois os tremores que ocorrem na região da Cordilheira dos Andes, e que poderiam ser sentidos no Brasil, ocorrem pela convergência entre as placas do Pacífico e da América do Sul e não pela divergências entre elas.
A afirmativa C é incorreta. A exploração de gás de xisto por meio do fraturamento (fraking) hidráulico pode provocar tremores de terra. Mas essa técnica, muito comum nos EUA, ainda não é usada no Brasil.
A afirmativa D não é correta porque, apesar de a construção de barragens poder provocar tremores, o mapeamento das falhas no Brasil não apontam para a área de Itaipu.
A afirmativa E é incorreta, pois não existe atividade vulcânica no oeste paranaense, e o tipo de movimento verificado entre as placas da América do Sul e da África é divergente.
A alternativa correta é a B: os tremores no Brasil são de baixa e média intensidade na escala Richter. Em sua maioria, são decorrentes de falhas geológicas de pequena extensão existentes na estrutura geológica local.
Resposta: B

2. (USF 2016) Observe as imagens a seguir:


As imagens evidenciam a alteração ao meio ambiente causada pelo processo de urbanização.
a) Aponte duas consequências sociais ou ambientais decorrentes da transformação do espaço evidenciada nas imagens.
b) Cite uma ação que poderia minimizar os problemas decorrentes da ocupação do espaço evidenciadas nas imagens.

RESOLUÇÃO:
a) A ação intensiva do ser humano sobre o meio, em virtude da ocupação do solo, altera as condições ambientais originais. Entre as consequências ambientais e sociais da transformação da paisagem acima, destacam-se perda de biodiversidade decorrente do desmatamento, aumento da erosão do solo, elevação do assoreamento dos rios pela retirada da mata ciliar, prováveis enchentes pela impermeabilização do solo, possível poluição dos recursos hídricos e elevação da temperatura (ilha de calor) na área urbana.

b) Entre as ações é possível citar a recomposição das matas ciliares ao longo dos rios para minimizar a erosão e o assoreamento; a criação de áreas verdes para melhorar a infiltração de água no solo e combater enchentes; o tratamento adequado de água e esgoto; e a adequada deposição do lixo.
  • SAIBA MAIS
As enchentes ocorrem quando a precipitação é elevada e a vazão ultrapassa a capacidade de escoamento dos rios. É um fenômeno natural, provocando inundações, que permitem a deposição de partículas minerais de matéria orgânica na área que vai além de suas margens - várzea. No entanto, em grandes cidades como São Paulo, a impermeabilização do solo ocasiona grandes alagamentos. A água não consegue infiltrar no solo, escoando de forma rápida e em grande volume para as vias de circulação de trânsito. É o que acontece na Marginal Tietê:


3. (Espcex Aman 2016) O relevo é o resultado da atuação de forças de origem interna e externa, as quais determinam as reentrâncias e as saliências da crosta terrestre. Sobre esse assunto, podemos afirmar que

I. o surgimento das grandes cadeias montanhosas, como os Andes, os Alpes e o Himalaia, resulta dos movimentos orogenéticos, caracterizados pelos choques entre placas tectônicas.
II. extensas planícies, como as dos rios Ganges, na Índia, e Mekong, no Vietnã, são resultantes do trabalho de deposição de sedimentos feito pelos rios, formando as planícies aluviais.
IV. os planaltos brasileiros caracterizam-se como relevos residuais, pois permanecem mais altos que o relevo circundante, por apresentarem estrutura rochosa mais resistente ao trabalho erosivo.
V. por situar-se em área de estabilidade tectônica, o Brasil não possui formas de relevo resultantes da ação do vulcanismo.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas
a) I, II e III
b) I, III e IV
c) II, IV e V
d) I, II e V
e) III, IV e V

RESOLUÇÃO:
As afirmativas I, III e IV estão corretas. Sobre os outros itens, a afirmativa II diz, equivocadamente, que o intemperismo químico ocorre em regiões desérticas. Na verdade, nessas localidades com baixo índice pluviométrico verifica-se a atuação do intemperismo físico e da erosão eólica. Já a afirmativa V está incorreta porque o passado geológico do atual território do Brasil, durante a Era Mesozoica, registra atividade vulcânica. Ela foi responsável por aspectos importantes da estrutura geológica, do relevo e do solo no país, como a existência de cuestas basálticas e do solo de terra roxa.
Resposta: B


Págs. 46 e 47 (GE: GEOGRAFIA: VESTIBULAR+ENEM 2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog