SAÚDE


"BOCA ABERTA E SINUSITE PODE SER SINAIS DE ADENOIDE"
"Especialista fala sobre os sinais de alerta"


"A tonsila faríngea, conhecida também como adenoide, é um tecido linfoide cuja função está relacionada ao sistema de defesa do organismo e fica localizado bem no fundo do nariz, no ponto de encontro entre nariz e ouvidos.
Os principais sintomas que podem sinalizar a presença de adenoide são roncos, apneia, otites, faringites, sinusites, sono agitado, despertadores frequentes durante o sono, voz anasalada, obstrução nasal e diminuição da acuidade auditiva. A síndrome do respirador bucal (aquela que faz a criança ficar sempre de boca aberta) também é um sintoma. Assim, crianças com infecções de ouvido, nariz e garganta recorrentes devem sempre passar por uma consulta com o otorrinolaringologista, assim como aquelas que roncam ou sofrem pausas respiratórias durante o sono.
A hipertrofia ou hiperplasia de adenoide (aumento do volume e da massa tecidual) surge na primeira infância e, em geral, é decorrente de infecções de repetição de adenoide. 'O tecido reage às infecções crescendo e aumentando o número de células para incrementar a imunidade do pequeno. As repercussões clínicas só ocorrem quando há inflamações e infecções recorrentes e/ou aumento excessivo do tamanho do tecido', explica Jeanne Oiticica, otorrinolaringologista e Chefe do Grupo de Pesquisa em Zumbido do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
Uma das recomendações de tratamento é a cirurgia para a retirada do adenoide. 'Se indicada, deve ser feita entre os 3 e 6 anos, já que depois disso a adenoide tende a atrofiar e regredir, pois seu papel na imunidade começa a decair', detalha a especialista."

Matéria retirada do site PENSE LEVE, 19 de dezembro de 2017 (Acesso: 27/12/2017)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog