SAÚDE


"SOBE PARA 19 O NÚMERO DE MORTOS POR FEBRE AMARELA EM MINAS GERAIS"
"Novos casos foram confirmados em quatro cidades mineiras"


Por: Maria Clara Prates
        ESPECIAL PARA O GLOBO

"Minas Gerais - O número de mortes por febre amarela subiu para 19 em Minas Gerais. A Secretaria de Saúde do estado divulgou o último balanço nesta sexta-feira, 19. Novos casos foram confirmados em Nova Lima, na Região Metropolitana da capital, em Porto  Firme e Viçosa, na Zona da Mata, e também em Belo Horizonte. De acordo com o balanço da pasta, Nova Lima passa a ser a cidade com maior número de casos no estado, com seis mortes, superando Brumadinho, com quatro.
Nesta sexta-feira, a prefeitura de Nova Lima, a 20 quilômetros da capital, confirmou a sexta morte. O paciente estava internado na cidade desde o início da semana. O município tem ainda um caso confirmado e outro sob suspeita. Este último, um morador do bairro Alvorada.
Para tentar conter o aumento do número de casos, Nova Lima fechou dez de seus parques: Rego dos Carrapatos, Serra da Calçada, Serra do Souza, Morro do Elefante, Morro do Pires, Rego Grande, Estação Ecológica Fechos, Mata do Jambreiro, CEA do AngloGold, CPEA da Vale e Vale dos Cristais. A orientação é que evite ainda as trilhas na região.
Na quinta-feira, a Prefeitura de Viçosa, a 223,5 quilômetros da capital, informou que outras duas mortes foram confirmadas e na vizinha Porto Firme. O que acendeu o alerta para a necessidade de reforço da vacinação, que acontece amanhã, em todo o estado."

"VACINAÇÃO"

"Neste sábado, a secretaria vai promover um reforço na vacinação em todo o estado, com aplicação da dose integral. O objetivo é fazer com que o índice de imunização chegue a 95%, que hoje é de 82% da população. O próximo balanço dos casos da doença em Minas será divulgado somente na terça-feira. A média de idade das vítimas é de 45 anos. A secretaria estima que a letalidade da doença no estado é de aproximadamente 68,2%."

"DESPEDIDA"

"Em Belo Horizonte, foi enterrado o músico e presidente da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), Flávio Henrique Alves, de 49 anos, que morreu nesta quinta, vítima de febre amarela. Ele estava internado desde o último dia 11, no Hospital Mater Dei, na Região Centro-Sul da capital, e ainda tentou fazer um transplante de fígado, mas não resistiu.
Com Flávio Henrique, que não era vacinado e frequentava cachoeiras e vivia no município de Brumadinho, subiu para duas o número de mortes da doença na capital mineira. No município, o Museu de Inhotim, o maior a céu aberto da América Latina, decidiu restringir as visitas apenas a pessoas com cartão de vacinação e mediante o uso de repelentes.
A despedida a Flávio Henrique foi marcada por muita emoção. Ao final, o músico Maurício Tizumba cantou a canção 'Casa Aberta', que dava nome a um dos programas da Rádio Inconfidência, administrada por ele junto com a TV Minas. Um coro de amigos e familiares, ainda chocados, acompanharam Tizumba na canção."

Notícia retirada do site O GLOBO, 19 de janeiro de 2018 (Acesso: 19/01/2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog