CONHECIMENTO CEREBRAL
CONTEÚDO DESCOMPLICA

Chegamos em mais um ano de preparação para o Vestibular e Enem, e com ele, todas aquelas dúvidas de o que estudar e como estudar, não é mesmo? Pois fique tranquilo. Além de todo conteúdo voltado a esse assunto, como matérias, atualidades, dicas de redação e conteúdo de disciplinas como História, Geografia, Biologia, Português, entre outras, o Conhecimento Cerebral traz a partir de agora, mais uma série para te ajudar a treinar seus conhecimentos e adquirir novos também. Estamos falando do CONHECIMENTO CEREBRAL CONTEÚDO DESCOMPLICA, uma nova série do blog com conteúdos novos, atualizados e fáceis de você entender e aprender. Então agora, é só você ler e estudar,  e claro, sonhar com aquela vaga tão sonhada na faculdade de sua preferência com o curso que você deseja. Bom estudo!




ATUALIDADES: REFUGIADOS SÍRIOS


Nos últimos anos, a questão dos refugiados tornou-se um tema de discussão constante na TV, nos jornais e na internet, trazendo à tona tanto o desespero daqueles que deixam seu país em busca de segurança quanto a preocupação dos demais países em recebê-los (Ou não!) A Guerra na Síria deu uma proporção ainda maior para o tema - até Março de 2017, tinham sido registrados mais de 5 milhões de refugiados sírios.

Se a questão dos refugiados sírios tornou-se tão relevante e está presente em tantos meios de comunicação, quem garante que ela não aparecerá nos vestibulares?

Para te deixar afiado quando ao assunto é refugiados na Síria, preparamos um vídeo super completo da nossa série Dose de Atualidades e ainda um resumão esclarecendo vários aspectos e possíveis dúvidas sobre o tema! Confira:


RESUMO

REFUGIADOS x MIGRANTES: QUAL É A DIFERENÇA?

Antes de qualquer coisa é preciso entender o que significa ser um refugiado - e também entender que não, refugiado não é sinônimo de migrante. Diferenciar os dois termos é super importante e essencial para abordar a questão dos refugiados sírios da maneira correta - principalmente ao fazer uma redação sobre o assunto!

Refugiado: de acordo com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), refugiados são aqueles que saem de seus países de origem por meio evidente e comprovado de perseguição, conflito, violência ou outras circunstâncias que perturbam seriamente a ordem pública e por isso, precisam de "proteção internacional", sem saber quando ou se poderão retornar ao seu país. Ao se tornar refugiado, a pessoa passa a ser protegida e assegurada pelo direito internacional.

Migrantes: também de acordo com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), migrantes são aqueles que escolhem deslocar-se, sair de seu país de origem, por qualquer motivo que não seja ameaça direta de perseguição ou morte. Geralmente, são pessoas que buscam melhores condições de trabalho ou educação ou desejam reunir-se com a família em outro país, por exemplo. Diferente dos refugiados, que passam a ser protegidos pelo direito internacional, os migrantes continuam sendo protegidos pelo governo do seu país de origem.

É importante ressaltar que, no momento, estamos vivendo ao mesmo tempo a maior crise humanitária do século e o maior fluxo de migrantes desde a 2ª Guerra Mundial. Esse contexto intensifica ainda mais a discussão sobre os refugiados.

CONVENÇÃO DE GENEBRA (1951)

O termo "refugiado" foi criado na Convenção de Genebra, em 1951, que teve como objetivo regular o status legal dos refugiados, assim como definir os direitos e instrumentos legais internacionais que podem ser acionados por quem se encontra nessa situação: A Convenção estabelece também regras básicas para o tratamento dos refugiados.

A Convenção estipula que os países signatários se comprometam em dar asilo para todos os comprovadamente refugiados e também aceitam a proibição de expulsão deles, mesmo após o fim das guerras.

No entanto, a Convenção foi criada em uma época em que os refugiados eram principalmente europeus fugindo dos horrores da 2ª Guerra Mundial. Isso fez com que os países europeus fossem super defensores dos acordos de refugiados. Com os refugiados da Guerra da Síria, a reação dos países signatários tem sido a mesma - pelo contrário, parte deles tem se mostrado bastante resistente (e até contra) a receber refugiados. Até Março de 2017, países europeus aceitaram menos de 10% dos 160 mil refugiados que concordaram em abrigar e, em Junho deste ano. Polônia, República Tcheca e Hungria foram punidos por recusarem essas pessoas.

REFUGIADOS SÍRIOS NA EUROPA


Hoje em dia, a Síria é o país que mais manda refugiados para o mundo - Afeganistão e Sudão vem em segundo e terceiro lugar. Ou seja, diferente do que estava rolando na época da criação da Convenção de Genebra, no momento atual a Europa não é mais a área que está precisando de ajuda, e sim o destino de uma pequena parcela dos refugiados sírios.

A Europa recebe uma pequena parte dos refugiados sírios, é isso mesmo! A maior parte dos refugiados encontra asilo em países vizinhos e/ou próximos da Síria e deseja voltar para a casa.

Apesar de serem minoria, os refugiados sírios vem gerando um grande debate dentro da Europa e suas regras de fronteiras definidas pelo tratado de Schengen (1985) - uma convenção entre países europeus que define a abertura das fronteiras e a livre circulação de pessoas entre os signatários.

REFUGIADOS SÍRIOS, A ISLAMOFOBIA E O MEDO DO TERRORISMO


A questão dos refugiados sírios na Europa traz ainda mais à tona dois fatores que estão latentes na população europeia atualmente:
A islamofobia e o medo do terrorismo na Europa motivaram o crescimento de oposições consideradas extremistas e também o fechamento de fronteiras internas.

De forma geral, a grande questão dos refugiados sírios está na falta de solução para os países que estão em guerra - principalmente na Síria - e para pessoas que migram sem saber seu destino e muito menos se serão acolhidas lá.

Se você for escrever uma redação sobre esse tema, por exemplo, é super importante argumentar que existem diversos aspectos que colocam a vida dos refugiados em risco. O cenário é bem complicado e depende de muitas decisões para que os sírios parem de morrer - tanto na Guerra quanto em busca de um lugar seguro para viver.

E aí? Preparado para mostrar os conhecimentos que você acabou de ganhar no vestibular?

CONHECIMENTO CEREBRAL CONTEÚDO DESCOMPLICA foi retirado do site DESCOMPLICA, 14 de setembro de 2017 (Acesso: 09/02/2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog